Minha lista de blogs

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Eduardo da Fonte solicita audiência pública para apurar possível perseguição de taxistas pela ANTT

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) apresentou requerimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados para a realização de uma audiência pública com o objetivo de apurar se taxistas estão sendo perseguidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), especialmente nas fiscalizações realizadas no trecho entre Pernambuco e Paraíba.

Segundo o parlamentar, as operações da ANTT nas áreas de divisa interestadual têm resultado em apreensões de veículos e multas consideradas abusivas, atingindo profissionais que exercem a atividade de forma regulamentada. Um caso recente relatado envolveu um taxista que transportava duas passageiras entre os dois estados. O veículo foi apreendido por “transporte irregular” e o trabalhador multado em R$ 7.500,00, enquanto as passageiras foram deixadas no meio do caminho sem qualquer assistência.

Para a audiência, foram convidados o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio; os chefes dos escritórios regionais da agência em Recife e João Pessoa; além de representantes dos sindicatos dos taxistas de Pernambuco e da Paraíba.

Eduardo da Fonte ressaltou que a Comissão é o espaço adequado para debater a legalidade e a proporcionalidade das multas e penalidades aplicadas. “O Parlamento tem o dever de dar respostas a esses trabalhadores, investigando se existe perseguição e coibindo possíveis abusos”, concluiu.




Semiárido Show 2025 impulsiona inclusão socioprodutiva e debate sobre políticas públicas

Com quatro dias de demonstrações de tecnologias, capacitações e interações entre agricultores, pesquisadores, técnicos e agentes de políticas públicas, a 11ª edição do Semiárido Show foi concluída nesta sexta-feira (29), reforçando o papel do evento como espaço de troca de conhecimentos e debates para políticas públicas. A edição de 2025 contou com público de cerca de 8.000 visitantes de caravanas originárias de 163 municípios brasileiros, que estiveram no espaço destinado ao evento na Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE).

A edição deste ano envolveu mais de 20 unidades da Embrapa e trouxe demonstrações de mais de 100 tecnologias na vitrine da área experimental e no stand da empresa, além de mais de 90 capacitações em formatos diversos. Segundo a pesquisadora Lúcia Helena Kill, chefe-geral da Embrapa Semiárido, esta edição do evento trouxe ao público diferenciais, como a apresentação de equipamentos para agricultura familiar. “Conseguimos trazer, da Embrapa e de parceiros, as pequenas máquinas, para mostrar que é factível mecanizar um pouco o trabalho da agricultura familiar e reduzir a penosidade do trabalho”, destacou ela.

Lúcia ressaltou que o evento, ao permitir debates sobre temas de relevância, como a inclusão socioprodutiva, e abrir espaços para diferentes instituições parceiras, se fortalece como campo para debate de políticas públicas e também mostrar que os resultados dessas políticas já se fazem presentes no campo, por meio de tecnologias e resultados de projetos.

“Um exemplo é o Sal da Terra, tecnologia que já trabalhamos desde a fundação da Embrapa Semiárido e que foi se expandindo até se transformar em projeto de agricultura biossalina, que poderá ser replicado em vários estados do Nordeste”, destacou ela, que também mencionou a contribuição da Embrapa com tecnologias para programas governamentais, como as alternativas de captação de água da chuva para o Programa Cisternas do Governo Federal.

“Apresentamos aqui na vitrine opções, tanto da cisterna circular como da cisterna calçadão, além dos quintais produtivos, que são fontes importantes, não só para segurança hídrica, mas também para segurança alimentar. Em um pomar pode ser produzida uma série de alimentos que o produtor pode comercializar e gerar uma renda extra”, exemplificou a pesquisadora.

Espaço para visitas e negócios

O Semiárido Show de 2025 abriu espaço para públicos diversos, que vieram tanto visitar a feira para ter mais informações sobre tecnologias e práticas agropecuárias, como também para fazer negócios. Gislei Kauane, aluna de Zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), afirmou que o evento serve como vitrine para que os estudantes possam conhecer, entre outros temas, alguns dos frutos da região. “A parte que mais achei interessante foi a do estudo do licuri, a gente não tem costume de destrinchar uma coisa que é nossa”, disse a estudante.

Maria Alves Rodrigues, produtora rural de Barra dos Mendes (BA), destaca que teve um rico conhecimento adquirido na área de horticultura e pecuária ao longo do evento “É fantástico, a gente aprende muito. A cada dia aprendemos coisas novas, gosto muito de estar participando”, disse ela. 

O evento trouxe oportunidades para empreendedores, em espaços como a Vila da Economia Solidária. Lá, o produtor rural Dilson Menezes, da Produtos Albatroz, de Itabuna (BA), trouxe derivados de cacau e leite de cabra para comercializar. Ele, que participa da Vila pela quinta vez, afirmou ficar impressionado pela organização do evento. “Nosso Nordeste é muito rico, temos coisas excelentes que deveriam ser conhecidas por todo Brasil. Esse evento deveria ser realizado todos os anos para ter mais visibilidade”, afirmou Dilson.

Mateus Silva, residente de Nordestina (BA), participa pelo segundo ano consecutivo da Vila, com o stand da Rede de Escolas Família Agrícola do Semiárido (Refaisa), e disse que encara o evento como uma oportunidade. “A expectativa é conhecer novas tecnologias para o campo e o agricultor. Quando venho aqui conheço novas possibilidades para o desenvolvimento rural”, afirmou ele.

Debates sobre inclusão socioprodutiva

A inclusão socioprodutiva, tema central da 11ª edição do Semiárido Show, foi também assunto de debate de diversos eventos da programação do Semiárido Show, como o I Seminário Nacional de Inovação Inclusiva, o Seminário do programa InovaSocial (Embrapa/BNDES) e o Seminário da Jornada pelo Clima. Estes espaços serviram como fórum para integração de públicos diversos e discussão sobre políticas governamentais.

Uma das participantes dos debates foi a produtora rural Antonia Alves Souza, a “Dita”, da Cooperativa Agrícola Mista de Pequenos Produtores de Parambu (CE). Beneficiária do InovaSocial, ela destacou a expectativa pela retomada de ações do programa, voltado para a inserção social de agricultores familiares. “A retomada vem fortalecer um projeto da cooperativa e da associação para as cadeias de caprinos e ovinos, com agregação de valor que vai além da porteira. Queremos chegar nos mercados”, disse ela, que integrará projeto coordenado pela Embrapa Caprinos e Ovinos no âmbito do programa.

Thiago Menezes, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), destacou a oportunidade de participar do Semiárido Show pela primeira vez. “Neste ano, nossa organização completa 80 anos e é de suma importância colaborar com essas tecnologias de desenvolvimento para a agricultura familiar”. A agência coopera com a Redeser, projeto coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que busca combater o processo de desertificação e promover a segurança alimentar e foi um dos casos de políticas públicas apresentados no I Seminário Nacional de Inovação Inclusiva.

Plataformas digitais para interação e conhecimento

Outra novidade do Semiárido Show foi a presença, no stand da Embrapa, de espaço para divulgação e troca de informações sobre plataformas digitais de acesso ao conhecimento: o portal e-Campo, que oferece cursos de capacitação on-line sobre temáticas diversas e a Ater+ Digital, que reúne conteúdos voltados para facilitar os serviços de assistência técnica e extensão rural.

A técnica extensionista Fernanda Freitas, do Instituto de Formação Cidadã São Francisco, (IRSFA), de Manoel Vitorino (BA), relatou que realizou curso sobre mandiocultura na plataforma e-Campo. Segundo ela, a experiência com a formação possibilitou o aperfeiçoamento de seu conhecimento para o serviço de assistência que presta aos agricultores, “O curso é muito didático e dinâmico, a metodologia é muito boa”, elogiou ela, ressaltando também  a simplicidade da plataforma a possibilidade de tirar dúvidas.

Para o pesquisador Evandro Holanda Júnior, gerente-geral de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, essas tecnologias da informação e do conhecimento representam uma alternativa para o desafio da democratização do conhecimento. “Queremos ampliar a presença dessas plataformas com os agentes de ATER, escolas de formação profissional e de família agrícola e com os próprios agricultores, para que essas informações se tornem de uso cada vez mais comum”, ressaltou ele.

Oficina de tinta de solos

O Semiárido Show também abriu espaços para momentos lúdicos. Um deles foi a oficina de tinta de solos que reuniu crianças, adolescentes e adultos ao redor da cisterna experimental na vitrine de tecnologias (foto abaixo). A oficina, conduzida pela pesquisadora Maria Sonia Lopes da Silva, da Embrapa Solos, mobilizou dezenas de pessoas a deixar a marca de suas mãos nas paredes brancas da cisterna, sentindo a textura dos solos.

A tinta é feita a partir de solo e água, que são parte da natureza e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, além da cola, que ajuda a dar liga à tintura e simboliza o elo que une esses dois recursos naturais essenciais à vida.

A oficina de tinta de solos contou com a participação de diversos membros da Aldeia Pankará Riacho Brígida, do município de Orocó (PE). “Nós indígenas somos protetores da natureza, das águas, das árvores. Na nossa aldeia desenvolvemos a agroecologia. O solo é vida, para nós é a Mãe Terra, a Mãe Natureza. Dependemos todos das florestas, e preservadas”, refletiu o cacique Francisco de Assis de Oliveira.

Semiárido Show 

O Semiárido Show é um dos maiores eventos de inovação tecnológica voltados para a agricultura familiar no Nordeste. Realizado a cada dois anos pela Embrapa, com o apoio de diversas instituições, tem como objetivo facilitar o acesso dos produtores rurais do Semiárido a conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros. Nesta edição, o Semiárido Show conta com a parceria do IRPAA.

Os patrocinadores do evento são: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Banco do Nordeste; Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Banco do Brasil; e Governo do Estado da Bahia.






Toritama realiza o 5º encontro de combate à violência contra a mulher

O auditório do Fórum de Toritama sediou na manhã desta sexta-feira (29) o 5º Encontro “Por uma Toritama Melhor, Sem Violência Contra a Mulher”. Presidido pela Promotora de Justiça, Dra. Wanessa Kelly, o evento reuniu um grande número de autoridades e representantes da sociedade civil para discutir o tema e apresentar avanços na área.

O encontro contou com a palestra da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), que abordou o enfrentamento à violência de gênero e o fortalecimento das políticas públicas. Em seguida, a Secretaria Municipal da Mulher de Toritama, representada pela secretária Fernanda Florêncio e pela secretária executiva Ana Laíse, apresentaram uma prestação de contas das ações e dos resultados obtidos pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

Na oportunidade o prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), realizou a assinatura de novas leis municipais destinadas a fortalecer as políticas de proteção às mulheres. O evento também incluiu a entrega de troféus a parceiros institucionais e apoiadores da Secretaria da Mulher e do CEAM, em reconhecimento à sua contribuição. Além disso, foi entregue um aparelho telefônico para a Patrulha Maria da Penha, visando aprimorar o trabalho de proteção.

O evento teve a participação de diversas autoridades, incluindo o ex-prefeito e Secretário de Gestão Estratégica por Resultados, Edilson Tavares, do Juiz de Direito da Comarca de Toritama, Dr. Marcos Oliveira; o Defensor Público, Dr. Djalma Carvalho; o vice-prefeito, Gil Custódio; os secretários municipais Elaine Tavares (Assistência Social), Áureo Falcão (Educação), Júnior Mariano (Saúde) e Alex Monteiro (Ordem Social); além de representantes da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar. Os vereadores Paulo Tavares, Mava, Zé Muela e Carlos da Saúde, bem como membros do Conselho Tutelar, também prestigiaram a cerimônia.


260 mil para a inclusão: Eduardo da Fonte reforça compromisso com Cachoeirinha após reunião com vereadores

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP) recebeu, nesta quarta-feira (27/08) em Brasília, uma comitiva de vereadores de Cachoeirinha para reafirmar seu compromisso com a inclusão no município. O parlamentar já havia destinado R$ 260 mil, recurso que garantiu a implantação do Centro Multidisciplinar de Atendimento a Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante o encontro, Eduardo da Fonte anunciou que vai reforçar o custeio da unidade, o que vai ampliar o número de atendimentos e garantir mais cuidado às crianças e às famílias atípicas de Cachoeirinha.

Esse trabalho faz parte do programa Casa Azul, iniciativa defendida por Eduardo da Fonte em nível nacional. O deputado realizou uma audiência pública na Câmara dos Deputados com o Ministério da Saúde, na qual solicitou que o modelo seja transformado em política pública com custeio federal, assegurando que municípios de menor porte também tenham acesso a esse serviço de qualidade.

Além de Cachoeirinha, o parlamentar já entregou outras unidades da Casa Azul em Pernambuco, fortalecendo a rede de apoio às famílias atípicas em diferentes regiões do estado.

Participaram da reunião os vereadores Cecília Moraes, Vitor Tavares, Júnior Almeida, Cícero Venâncio, Givanildo Jaime, Euclides Raimundo, Kaky Macedo, Nilvania Silva e Valmir Silva.




Sumida dos palanques do governo Lula, Raquel se reaproxima do PL

Governo Lula desconversa afastamento da governadora Raquel Lyra; no último sábado (23), ela jantou com Anderson Ferreira e Eduardo da Fonte, que costura a reaproximação.

Eduardo da Fonte, Raquel Lyra e Anderson Ferreira jantaram na casa do secretário estadual da Casa Civil em Gravatá, no último sábado (23) (Foto: Reprodução/Instagram/Anderson Ferreira)

Ausente nas últimas agendas do governo Lula em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSD) tem se reaproximado do PL de Anderson Ferreira. Junto ao deputado federal Eduardo da Fonte (PP), eles jantaram na casa do secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, em Gravatá, no último sábado (23). Ambos Ferreira e da Fonte são pré-candidatos ao Senado Federal em 2026.

Da Fonte seria o responsável por incitar a aproximação. Aliados desde 2022, o PL rompeu com o Palácio depois que eles perderam o comando do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para o próprio ‘Dudu’, como é conhecido o deputado federal.

Apesar do racha, Ferreira já havia declarado interesse em reatar com Raquel. Ele participou dos eventos partidários do PSD e até filiou quadros do PL na sigla, como a primeira-dama de Jaboatão dos Guararapes, Andrea Medeiros, que também é sua cunhada. O único impeditivo para uma aliança seria Raquel dividir o palanque com Lula em 2026.

Na Assembleia Legislativa (Alepe), as relações da base com o PL também se estreitaram. O palácio recebeu quatro dos cinco deputados estaduais do partido para negociar a indicação de um parlamentar simpatizante de Raquel para tentar garantir a maioria governista na CPI da Publicidade.

Esse diálogo de Raquel com a centro-direita se alinha com o projeto nacional do PSD. O presidente do partido, Gilberto Kassab, quer o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) como candidato à presidência em 2026, o que pode ser um caminho para a pernambucana conseguir o voto conservador e afastar associações ao bolsonarismo.

O grupo político de Anderson Ferreira também disputa o controle da legenda com a corrente mais ligada a Bolsonaro no Estado. No início de agosto, o diretório do PL no Recife fez uma mudança brusca na liderança ao tirar a presidência de Gilson Machado e dar para o vereador Paulo Muniz.

Da Fonte mais próximo

Raquel “chegou junto” da bancada do PP após João Campos começar a se aproximar de Eduardo da Fonte, seu principal aliado político e presidente estadual da federação União Progressista (UB/PP).

Hoje, Dudu controla uma fatia importante do orçamento do Estado, mas estaria insatisfeito com a falta de reciprocidade da governadora e por não participar de decisões importantes. No entanto, ambos se reuniram recentemente para aparar arestas.

‘Dois palanques’ de Lula esfriando

Raquel alegou conflitos de agenda nos dois últimos compromissos do governo Lula no Estado. Na passagem do petista por Goiana, na Mata Norte, e pelo Recife, no último dia 14, ela estava nos municípios de Petrolina e Ouricuri, no Sertão, inaugurando escutas populares do Ouvir Para Mudar. A gestão estadual foi representada na agenda presencial pela vice-governadora Priscila Krause (PSD).

Já na agenda do ministro da Educação, Camilo Santana, na capital pernambucana na última quarta-feira (27), a governadora viajou por várias cidades do interior para vistoriar estradas, inaugurar uma cozinha comunitária e iniciar novas etapas do programa de escutas. Desta vez, o primeiro escalão de Raquel não esteve representado ao lado do ministério.

Tanto a governadora quanto o governo Lula desconversaram a ideia de que a ausência dela nos eventos seria um sinal de distanciamento. “Não pode pernambucano querer desmanchar em Brasília o que fazemos aqui. Temos parceria com o Governo Lula, com a Presidência da República e com todos os ministros”, discursou Raquel, em Ouricuri.

Uma resposta similar foi dada por Camilo Santana na quarta, questionado se a governadora estaria se distanciando de Lula. “Ao contrário. A governadora é uma parceira importante, esteve recentemente na solenidade do prêmio nacional do MEC. Sei o que é a agenda de governador, às vezes acontecem contratempos, mas vamos remarcar. Já fiz várias agendas com Raquel e voltarei outras vezes aqui para construirmos agendas conjuntas”, afirmou.

Apesar de manter uma boa relação, as ausências indicam que dividir palanques com Lula deixou de ser uma prioridade para Raquel diante da aliança praticamente garantida entre o presidente e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), candidato natural para o governo de Pernambuco em 2026.

Alguns petistas ainda não descartam a possibilidade de dois palanques, mas o cenário não agrada João. Presidente nacional do PSB, o recifense articula apoio exclusivo do petista em Pernambuco e a permanência de Geraldo Alckmin (PSB) na vice-presidência em troca de fortalecer as chapas do PT em outros estados.



Informação Diario de Pernambuco




mação Diário de Pernambuco

Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco reage para sustentar os líderes das bancadas

 


Justiça manteve Diogo Moraes no PSDB, mas ainda cabe recurso. PRD se reúne hoje e MDB vai recorrer.

A oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) começou a sinalizar que não está de braços cruzados diante das vitórias conquistadas na Justiça pelos governistas, nos últimos dias. Esperou que todos os partidos tivessem retomado a liderança das bancadas para tentar derrubar uma por uma.

Depois disso, pretende fortalecer a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar supostas irregularidades em contratos de publicidade do governo do estado.

A reação na Justiça começou pelo PSDB. Ontem a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Valéria Bezerra Pereira Wanderley acolheu os argumentos do partido e manteve o deputado Diogo Moraes como líder da bancada na Alepe e, consequentemente, como presidente da CPI.

A oposição aposta que a decisão tenha jurisprudência e se estenda ao PRD, mantendo Junior Matuto na condição de líder, no lugar de Joãozinho Tenório; e ao MDB, sustentando Waldemar Borges em vez de Jarbas Filho.

Para não dar mais brechas judiciais, o presidente do PRD, Josafá Almeida, reúne a executiva estadual hoje, às 14h, na sede do partido, no Centro do Recife.

“Não temos o que rever. A gente vai só comunicar e reafirmar o que está definido. A liderança é de Junior Matuto.  O estatuto deixa bem claro que. em caso de empate na Assembleia, quem define o líder é a executiva. Foi o que aconteceu.”

O presidente do MDB em Pernambuco, Raul Henry, também vai recorrer da decisão para manter a liderança com Waldemar Borges.

No mesmo palanque
A prefeita Márcia Conrado (PT) e o marido Breno Araújo, que declararam apoio a João Campos, dividiram o mesmo palanque com adversários - o deputado Luciano Duque (SD) e o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira. Participaram do Ouvir para Mudar, em Serra Talhada, ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD), que ontem agradeceu a parceria do presidente Lula.

Título sertanejo
O secretário de Turismo e Lazer do estado, Kaio Maniçoba, disse, em Serra Talhada, que Raquel Lyra será reconhecida como “a governadora do Sertão”. Ontem ela assinou ordens de serviço para construir o Hospital Materno Infantil e restaurar a PE-350.

Condenados em Gravatá
Pela segunda vez em oito meses, a Justiça de Gravatá, no Agreste, determina que o prefeito Padre Joselito Gomes (Avante) exonere definitivamente sua esposa, Viviane Facundes, do cargo de secretária de Obras e Serviços Públicos. O gestor também foi condenado por improbidade administrativa. Tem multa, mas cabe recurso.

Afinados há tempos
O presidente do Cidadania em Pernambuco, Claudio Carraly, disse à Rádio Folha ter sido instado a fazer com que o partido voltasse para onde “nunca deveria ter saído”. Após dissolver a união com o PSDB, deve formalizar a federação com o PSB até janeiro de 2026.




quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Moda Center é confirmado como expositor na 1ª edição do Trama Moda Pernambuco

O Moda Center é um dos participantes confirmados na primeira edição do Trama Moda Pernambuco, feira que acontece de 6 a 10 de setembro, no Recife Expo Center. O evento é voltado para o consumidor final de moda, mas também representa uma importante oportunidade para o fechamento de parcerias pelos atacadistas que atuam no centro de compras.

Realizado pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE) e pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), o Trama Moda Pernambuco contará com 150 expositores de diversas cidades do estado, apresentando novidades em calçados, acessórios, artigos de moda e vestuário, com destaque para as marcas do Polo de Confecções.


No estande do Moda Center, será apresentado o Aplicativo Moda Center, o maior app de moda em atacado do país, que já reúne mais de 7 mil marcas cadastradas e oferece diversas funcionalidades para quem deseja comprar de forma rápida e segura diretamente dos confeccionistas do centro de compras.

O síndico Tales Nery ressalta a importância de o Moda Center participar de feiras e outros eventos ligados ao setor confeccionista.


Estar presente em feiras como o Trama Moda Pernambuco reforça a relevância do Moda Center no cenário estadual e nacional. É uma oportunidade não apenas de divulgar nosso aplicativo e as marcas que estão nele, mas também mostrar a força do nosso Polo de Confecções”, destacou.

O gerente comercial do Moda Center, Kaká Sabocinski, também pontuou a importância dessa confirmação do centro de compras como expositor no evento.


“É uma grande oportunidade comercial, pois abrimos espaço para novas conexões, parcerias e negócios que fortalecem ainda mais os nossos confeccionistas”, concluiu.



Dormentes anuncia conquista do Selo SISBI e lançamento do projeto do Ovino Berganês

 O município de Dormentes se prepara para viver um momento histórico nesta sexta-feira (29), com o anúncio oficial da conquista do Selo SISBI-POA e o lançamento do projeto de Implantação do Controle de Geração do Ovino Berganês. A solenidade será realizada às 9h, no Centro Cultural e Memorial Geomarco Coelho, reunindo criadores, autoridades e lideranças do setor agropecuário.

O evento contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Agrário. Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Moraes, do diretor-presidente da Adagro/PE, Moshe Dayan, da prefeita Corrinha de Geomarco, do deputado federal Fernando Monteiro, entre outras lideranças da economia e política da região.

A conquista do Selo SISBI-POA marca uma virada de página para a produção de caprinos e ovinos de Dormentes, permitindo que a carne local seja comercializada em todo o Brasil, com garantia de qualidade, rastreabilidade e identidade reconhecidas nacionalmente. O selo SISBI-POA - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - permite que estabelecimentos inspecionados por serviços estaduais ou municipais recebam o carimbo do SISBI e comercializem seus produtos em todo o território nacional, garantindo que esses produtos cumprem com os mesmos padrões de segurança alimentar que os fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Além da conquista do Selo, na ocasião será lançado oficialmente o projeto que consolida o Ovino Berganês – raça criada no município a partir do cruzamento da rusticidade da Santa Inês com a robustez da Bergamácia. O investimento inicial de R$ 195 mil inclui ações como identificação individual dos animais, registro genealógico e acompanhamento técnico, beneficiando diretamente 125 famílias de produtores.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Moraes,  “é um momento histórico para Dormentes e todo o Pernambuco, pois o SISBI abre as portas do Brasil para a nossa carne, e o Controle de Geração do Berganês garante que essa história continue sendo escrita com qualidade, identidade e orgulho”.

Ovino Berganês

O Ovino Berganês nasceu em Dormentes, nos anos 1980, a partir do cruzamento da rusticidade da raça Santa Inês com a robustez da Bergamácia.
Resultado da visão inovadora dos criadores locais, trata-se de um animal de dupla aptidão (carne e couro), rústico, sem chifres, de porte grande e totalmente adaptado ao Semiárido. Selecionado para ser deslanado (sem lã), o Berganês suporta altas temperaturas, longos períodos de estiagem e consegue se alimentar da vegetação nativa da Caatinga, como folhas, galhos secos e gramíneas.

Reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Dormentes, o Berganês movimenta cerca de R$ 2 milhões por mês na economia local e já está presente em outros estados do Nordeste, como Bahia, Piauí, Maranhão, Roraima e Paraíba. Versátil, pode ser cruzado com raças como Dorper, Texel e Ile de France para potencializar ganho de peso, rendimento de carcaça e qualidade da carne.

Rebanho caprino- Em 2023, o rebanho caprino brasileiro atingiu 12,9 milhões de animais, com Pernambuco respondendo por 26,1% desse total — uma demonstração da expressiva representatividade regional . Ainda no panorama nacional, a região Nordeste concentra 96% dos caprinos e 71,2% dos ovinos. Já no contexto global, o Brasil ocupa o 11° lugar em efetivo caprino com 1,26 milhão de cabeças, o que corresponde a 2% do rebanho mundial.




SAD e Condepe/Fidem lançam seleção pública simplificada para contratação temporária de arquitetos

Inscrições têm início a partir da próxima segunda-feira (1º) 


 

A Secretaria de Administração (SAD), em conjunto com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), lançou, nesta quinta-feira (28), seleção pública simplificada destinada à contratação temporária de cinco profissionais de arquitetura para prestação de serviço no âmbito da Condepe/Fidem. As inscrições têm início a partir da próxima segunda-feira (1º) e podem ser realizadas até o dia 15 de setembro, no endereço eletrônico seleciona.pe.gov.br

 

A secretária de Administração, Ana Maraíza, destacou a relevância do processo seletivo. “Este certame foi elaborado para selecionar profissionais experientes e qualificados, que contribuam para a Condepe/Fidem realizar mais atividades estratégicas em benefício do Estado”, enfatizou a titular da pasta. 

 

A remuneração é de R$ 5.200,00 para uma jornada de trabalho de 40h semanais, com lotação no Recife. Entre as atribuições do cargo estão realizar análise de processos administrativos de parcelamento do solo urbano de acordo com critérios legais e normativos, conhecer os procedimentos de controle urbano e ambiental do uso, ocupação e parcelamento do solo, entre outras atividades. 


A seleção pública será realizada em etapa única eliminatória e classificatória, de avaliação curricular. A contratação temporária terá prazo de até 12 meses, renováveis, observados os prazos da Lei 14.547/2011. Para mais informações sobre o processo seletivo, CLIQUE AQUI





Diogo Moraes cobra início das aulas do PREVUPE em discurso na Assembleia Legislativa


O pré-vestibular gratuito oferecido pela Universidade de Pernambuco ainda não começou em 2025

Em discurso realizado tarde de ontem (27) na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Diogo Moraes (PSDB) cobrou do Governo do Estado a imediata autorização para o início das aulas do PREVUPE, o pré-vestibular gratuito oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE).

O programa, voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e egressos da rede pública de ensino, oferece mais de 10 mil vagas em 48 municípios pernambucanos e é considerado fundamental na preparação de milhares de jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cuja edição de 2025 está marcada para o dia 9 de novembro.

No entanto, até o momento, o início das atividades do PREVUPE ainda não aconteceu. Apesar da seleção de professores e formadores já ter sido realizada, o programa segue aguardando a autorização formal do Governo do Estado, o que tem gerado grande preocupação nas escolas e entre os estudantes.

“É inadmissível que, a essa altura do ano, com o ENEM se aproximando, os alunos ainda não tenham começado a frequentar as aulas do PREVUPE. Muitos desses jovens estão em situação de vulnerabilidade e dependem desse suporte gratuito para competir em igualdade de condições nos processos seletivos”, destacou Diogo Moraes, em seu pronunciamento.

O parlamentar também ressaltou que, tradicionalmente, as aulas do programa se estendem até o fim de semana que antecede o exame. Em anos anteriores, o PREVUPE teve início ainda no mês de julho, o que evidencia um atraso substancial em 2025.

Diogo reforçou o apelo para que a governadora Raquel Lyra agilize os trâmites administrativos e autorize o início imediato das aulas. “Estamos falando de um programa essencial, com impacto direto na educação e no futuro de milhares de jovens pernambucanos. O PREVUPE precisa começar o quanto antes para cumprir seu papel social e educacional”, finalizou.




Comissão de Saúde aprova audiência pública a pedido de Eduardo da Fonte e irá discutir inclusão da cirurgia PIPAC no SUS

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (28/08), o requerimento do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP) para realização de audiência pública com o objetivo de discutir a incorporação da quimioterapia intraperitoneal pressurizada (PIPAC) ao Sistema Único de Saúde (SUS).

No início da semana, Eduardo da Fonte acompanhou a primeira cirurgia PIPAC realizada pelo SUS em Pernambuco, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). O procedimento, conduzido pelo cirurgião Dr. Tarcísio Reis, pioneiro em técnicas como a citorredução com HIPEC e agora também na PIPAC, foi realizado em uma paciente de 32 anos.

A PIPAC é indicada para pacientes com disseminação peritoneal de neoplasias malignas, como estômago, cólon, ovário e pâncreas. Trata-se de uma tecnologia minimamente invasiva e inovadora, já consolidada internacionalmente, que apresenta benefícios clínicos relevantes: melhora significativa da qualidade de vida, aumento do intervalo livre de progressão da doença, impacto positivo na sobrevida e redução de custos para o SUS.

“Esse é um passo importante para o nosso SUS. Vamos lutar pela inclusão da cirurgia que aumenta as chances de vida do paciente e o seu tempo com a família e com quem ama. É por isso que tenho lutado pela saúde pública de Pernambuco e do nosso Brasil”, destacou Eduardo da Fonte.

O debate contará com representantes do Ministério da Saúde, especialistas em oncologia e sociedades médicas, com o objetivo de definir protocolos clínicos, habilitação de centros de referência e criação de códigos específicos de custeio






O CAEE de Jataúba realizou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de Jataúba realizou diversas ações de conscientização durante a semana.

As ações ocorreram de 21 a 28 de agosto com o intuito de divulgar para população a as condições sociais das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

As pessoas com deficiência intelectual costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer às regras e realizar atividades cotidianas como, por exemplo, as ações de autocuidado. 

Durante a semana alunos, pais e a população participaram de diversas ações de conhecimento sobre as condições sociais das pessoas com deficiência como: momento motivacional sobre o tema: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, realização de oficinas recreativas, momento de Beleza e momento zumba.  

Ações nas ruas de conscientização sobre o tema, microfone aberto: “Inclua nossa voz”. Espaço Interativo: “Na Pele do Outro’’ - Vivências de sensibilização (Teatro feito pelos profissionais), leitura coletiva da frase-tema e movimento na feira livre (caminhada e distribuição de panfletos). 

Outras atividades como oficinas recreativas (Pintura em telas, jogos, brincadeiras e conscientização pelas ruas da cidade sobre a importância da semana, nas escolas através de roda de conversas e exposição de materiais confeccionados pelos profissionais no dia a dia no Centro de Atendimento foram realizadas.

Deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias, como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade administrativa.

A data foi incluída no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, diante disso cada ano é definido um tema para conscientização, buscando conscientizar a sociedade acerca de determinadas situações e fazer com que de fato ocorra a inclusão.






Ouvir para Mudar: em Santa Cruz do Capibaribe, governadora Raquel Lyra anuncia mais de R$ 150 milhões em investimentos para o Agreste

Pacote inclui ações nas áreas de habitação, recursos hídricos, saúde, educação, mobilidade e segurança

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quarta-feira (27), um total de R$ 153 milhões em investimentos durante a edição do Ouvir para Mudar de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional. Entre as ações, estão a restauração da PE-145, no trecho entre Brejo da Madre de Deus e Jataúba, a construção de um habitacional com 144 unidades, a criação de duas novas delegacias, além da reforma e ampliação do Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro.

"Voltamos aqui em Santa Cruz do Capibaribe para escutar a população, mas não chegamos de mãos vazias. Assinamos ordens de serviço para restauração de uma importante estrada, para a construção de novas escolas, para a ampliação do Hospital de Limoeiro, para pavimentação na cidade de Vertentes. São ações que somam R$ 150 milhões e obras que vão fazer diferença na vida do povo que vive aqui no Agreste Setentrional”, disse a governadora Raquel Lyra. 

Uma das ações de mobilidade assinadas hoje foi a autorização para restauração da PE-145, num investimento de R$ 24,3 milhões. O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, explicou que a intervenção será realizada no trecho que liga Brejo da Madre de Deus ao entroncamento com a PE-160 (Jataúba), totalizando 23,6 km de extensão.

“A PE-145 já teve o primeiro trecho entregue, da BR-104 até Brejo da Madre de Deus. Essa segunda restauração vai garantir ainda mais fluxo na rodovia, que é importante para o Polo de Confecções e para o desenvolvimento de toda a região do Agreste”, destacou o secretário.

No campo da educação, foi assinado convênio com a cidade de Casinhas, contemplando a construção de duas novas escolas, uma quadra poliesportiva e a aquisição de mobiliário escolar. Já na área da saúde, além da reforma do Hospital Regional de Limoeiro, foi assinada ordem de serviço para manutenção predial da unidade, em um total de R$ 20 milhões em investimentos. 

“Serão realizados serviços de manutenção, que incluem a renovação do telhado, do piso e da pintura, garantindo melhores condições de funcionamento da unidade. Todas essas ações têm como objetivo atender às demandas da população, consolidando o compromisso do governo com a melhoria do sistema de saúde”, disse a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Na segurança pública, foram autorizadas licitações para a construção das novas delegacias de Casinhas e Surubim, além da seção do Corpo de Bombeiros de Toritama, com investimentos que somam mais de R$ 9 milhões. “Isso é algo que era esperado há muito tempo. Essas cidades são muito importantes para o Estado e essas construções vão trazer um diferencial muito positivo, não só para a população, que será melhor atendida com estruturas novas, mas para também para os servidores públicos, que vão trabalhar em locais dignos”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. 

No evento, ainda foram anunciadas medidas voltadas para o desenvolvimento urbano, como a pavimentação de diversas ruas de Feira Nova, Limoeiro e Vertentes, e a construção de um canal de drenagem em Vertentes. Além disso, foi assinada a autorização para construção de um novo habitacional em Santa Cruz do Capibaribe, com 144 unidades. 

O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou a retomada de obras tão esperadas pelos moradores do Agreste. “Este é um governo que escuta mais, que tem mais capacidade de estar perto do povo e de acertar”, disse. “É um governo que faz o bem sem olhar a quem, que atende todos os municípios pernambucanos independente da coloração partidária. Isso é compromisso com o dinheiro público”, acrescentou o deputado estadual Joãozinho Tenório.

“O Ouvir para Mudar é um programa diferenciado, e faz com que os secretários possam ouvir a população. Porque quem sabe realmente dos problemas e dos sonhos existentes é o povo, e é assim que o Governo de Pernambuco tem feito”, disse o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão.

Marcaram presença no evento os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Érika Lacet (Controladoria Geral do Estado), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Ivete Lacerda (Esportes), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Yanne Telles (Criança e Juventude), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas). Também estiveram no evento o Coronel Francisco Cantarelli (comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco), Paulo Lira (diretor presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras), Francisco Amaral (diretor presidente da Pernambuco Participações), Rivaldo Melo (presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco), Coronel Ivanildo Torres (comandante da Polícia Militar de Pernambuco). 

Além disso, participaram o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Fábio Aragão, e os prefeitos Roberto Asfora (Brejo da Madre de Deus), Dra. Kátia (Jataúba), Cléber Chaparral (Surubim), Dr. Histênio Sales (Vertente do Lério), Israel Ferreira (Vertentes), Juliana de Chaparral (Casinhas), Dió Filho (Riacho das Almas), Juarez da Banana (Machados), Sérgio Colin (Toritama), Severino Silvestre (Passira), André Raimundo (Cachoeirinha), Biu Abreu (Orobó) e Joel Gonzaga (Feira Nova).

*Confira, abaixo, todos os anúncios feitos em Santa Cruz do Capibaribe:*

*Educação*

Assinatura de convênio para construção de 2 escolas com quadra, 1 quadra poliesportiva e aquisição de mobiliário para escolas da rede municipal de ensino do município de Casinhas. 

Construção de uma Nova Quadra Poliesportiva na Escola de Ensino Fundamental Gedeão Almeida – Catolé de Mitonho, Zona Rural de Casinhas.

Construção de uma nova Escola de Ensino Infantil e Fundamental anos iniciais e uma Quadra Poliesportiva no Sítio Catolé de Napoleão, Zona Rural de Casinhas.

Construção de uma Nova Escola Municipal e Quadra - Benedito Roseno Freire (Sítio Chatinha), em Altinho.

Aquisição de mobiliário para escolas da rede municipal de Casinhas. 

                       *Saúde*

Assinatura de Ordem de Serviço para prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material do Hospital Regional José Fernandes Salsa - Limoeiro. 

                     *Mobilidade*

Assinatura de ordem de serviço para Restauração da PE-145, no trecho de 23,6 km entre Brejo da Madre de Deus - Entr. PE-160 (Jataúba). 

*Desenvolvimento Urbano e Habitação*

Assinatura de ordem de serviço para Contratação de Empresa de Engenharia para Execução de Capeamento Asfáltico em diversas ruas do Município de Feira Nova. 

Assinatura de Ordem de serviço para Contratação de Obras de Conservação e Manutenção de Vias Urbanas, Incluindo Serviços de Recomposição de Pavimentação, Recuperação e Limpeza de Dispositivos de Drenagem e Controle de Vegetação no Município de Vertentes. 

Assinatura de convênio para execução de pavimentação em piso intertravado em diversas vias do município de Limoeiro. 

Assinatura de convênio para viabilizar a construção de um canal de drenagem no município de Vertentes. 

Assinatura de convênio para pavimentação asfáltica da via de acesso ao Distrito do Tambor em Vertente do Lério. 

Assinatura de ordem de serviço para início das obras do Residencial Santa Cruz do Capibaribe – Módulo I, que contará com 144 unidades habitacionais, no município de Santa Cruz do Capibaribe, no âmbito do Minha Casa Minha Vida na Modalidade Fundo de Arrendamento Residencial - FAR. 

                   *Recursos Hídricos* 

Assinatura de ordem de serviço para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de fornecimento, instalação e manutenção de 20 sistemas de dessalinização de água, durante 20 meses, nos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Casinhas, Orobó, Surubim, Toritama, Vertente do Lério. 

Assinatura de ordem de serviço para Aquisição e Instalação de 2 ETAs de Ultrafiltração, cada uma com capacidade de 100 L/S, para o Sistema Jucazinho. Beneficiários: cerca de 65 mil habitantes do município de Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes.

Assinatura de autorização de licitação para adequação e ampliação da ETA Toritama. Beneficiários: cerca de 40 mil habitantes do município de Toritama.

Assinatura de autorização de projeto para a realização da Adequação e Ampliação de Rede de Abastecimento de Água no município de Casinhas.

                 *Segurança*

Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Casinhas. 

Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Surubim. 

Assinatura de autorização de licitação para construção da Seção do Corpo de Bombeiros de Toritama. 


Fotos: Janaína Pepeu/Secom

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Eduardo da Fonte discursa no Plenário em defesa da Arena da Inclusão e pede a expansão do Programa Casa Azul

Nesta quarta-feira (27/08), o deputado federal e presidente estadual da Federação União Progressista, Eduardo da Fonte (PP/UP), participou da sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Orgulho Autista. Em seu discurso no Plenário, o deputado reforçou a sua luta em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Ele citou o trabalho que a Arena de Pernambuco tem realizado em prol desse público com o evento Arena da Inclusão, que aconteceu no último fim de semana e que ofereceu atendimentos, serviços sociais e espaços de entretenimento. Também defendeu que o espaço se torne permanente, com atendimento todos os dias, e que outras arenas sigam o mesmo exemplo.

Eduardo da Fonte destacou ainda o avanço do Programa Casa Azul, que já chegou a cidades como Buenos Aires, Taquaritinga do Norte, Santa Maria da Boa Vista e Águas Belas. O deputado solicitou ao Ministério da Saúde, em audiência pública na Comissão de Saúde, a regulamentação do projeto para todo o país e defendeu que a iniciativa seja transformada em política de Estado, com financiamento permanente.

“Nosso compromisso é garantir respeito, dignidade e inclusão para todas as pessoas com autismo e suas famílias. Esse é o nosso dever como representantes do povo.”





Deputado Edson Vieira cobra ações do Governo do Estado durante visita da governadora a Santa Cruz do Capibaribe

 

O deputado estadual Edson Vieira (UB) utilizou suas redes sociais, nesta quarta-feira (27), para cobrar obras e ações fundamentais ao desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe e do Polo das Confecções. Na tarde de hoje, a governadora estará no município participando do programa “Ouvir para Mudar”.

“Santa Cruz do Capibaribe é a cidade-mãe do Polo das Confecções. Aqui o povo faz acontecer com muita determinação e merece todo o apoio do poder público. Meu compromisso é ser a voz dessa população que tanto precisa, sigo com essas bandeiras desde meu retorno à Alepe”, destacou o parlamentar.

Entre as demandas apresentadas por Edson Vieira estão o asfaltamento da PE-156, no trecho que liga a PE-160 ao distrito do Pará, e o asfaltamento de cerca de 10 quilômetros da PE-159, entre o entroncamento com a PE-156 e a divisa com a Paraíba, no município de Barra de São Miguel, ambos em condições precárias. O deputado também destacou a importância do recapeamento total da PE-160, principal via de acesso entre Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba e o Estado da Paraíba. Além disso, reforçou a necessidade de garantir o abastecimento de água para ao distrito do Pará, comunidade que enfrenta sérias dificuldades no dia a dia devido à falta d’água.

Segundo Edson Vieira, essas são reivindicações históricas da população, que ele tem defendido com firmeza em seu mandato. “Espero que hoje a governadora traga essas notícias ao nosso povo. Santa Cruz e toda a região merecem investimentos à altura da sua importância para Pernambuco”, concluiu.




Deputados Eduardo e Lula da Fonte parabenizam prefeito Albino por instituir duas merendas por turno em sala de aula

O dia do aluno em Condado agora começa com café da manhã, medida que busca melhorar o rendimento escolar dos estudantes. O presidente estadual da Federação União Progressista, deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP), e o deputado federal Lula da Fonte (PP/UP) parabenizaram o prefeito Albino Silva (PP/UP) pela iniciativa inédita no município, que garante duas refeições diárias aos alunos da rede municipal de ensino.

A medida vai ao encontro do Projeto de Lei de autoria dos deputados que torna obrigatória a oferta de alimentação escolar em dois momentos: uma refeição na chegada à escola e outra no horário do recreio.

Albino Silva destacou nas redes sociais que, quando criança, esperava com fome o intervalo para poder se alimentar, lembrança que o motivou a implementar o café da manhã nas escolas municipais. 

Segundo Eduardo da Fonte, a alimentação adequada faz diferença direta no aprendizado e no desenvolvimento das crianças, e defendeu que a proposta seja ampliada para os municípios comandados pela Federação União Progressista.

“Garantir duas refeições nas escolas é um ato de cuidado com nossas crianças e uma forma de combater a fome e a evasão escolar. É uma prioridade que temos levado para todo o Brasil”, afirmou o deputado.



Justiça condena Luciano Hang a indenizar Lula em mais de R$ 33 mil por declarações ofensivas

Declarações do empresário Luciano Hang, dona da rede Havan, foram realizadas em 2019 e 2020. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC)...