Minha lista de blogs

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Dormentes anuncia conquista do Selo SISBI e lançamento do projeto do Ovino Berganês

 O município de Dormentes se prepara para viver um momento histórico nesta sexta-feira (29), com o anúncio oficial da conquista do Selo SISBI-POA e o lançamento do projeto de Implantação do Controle de Geração do Ovino Berganês. A solenidade será realizada às 9h, no Centro Cultural e Memorial Geomarco Coelho, reunindo criadores, autoridades e lideranças do setor agropecuário.

O evento contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Agrário. Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Moraes, do diretor-presidente da Adagro/PE, Moshe Dayan, da prefeita Corrinha de Geomarco, do deputado federal Fernando Monteiro, entre outras lideranças da economia e política da região.

A conquista do Selo SISBI-POA marca uma virada de página para a produção de caprinos e ovinos de Dormentes, permitindo que a carne local seja comercializada em todo o Brasil, com garantia de qualidade, rastreabilidade e identidade reconhecidas nacionalmente. O selo SISBI-POA - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - permite que estabelecimentos inspecionados por serviços estaduais ou municipais recebam o carimbo do SISBI e comercializem seus produtos em todo o território nacional, garantindo que esses produtos cumprem com os mesmos padrões de segurança alimentar que os fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Além da conquista do Selo, na ocasião será lançado oficialmente o projeto que consolida o Ovino Berganês – raça criada no município a partir do cruzamento da rusticidade da Santa Inês com a robustez da Bergamácia. O investimento inicial de R$ 195 mil inclui ações como identificação individual dos animais, registro genealógico e acompanhamento técnico, beneficiando diretamente 125 famílias de produtores.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Moraes,  “é um momento histórico para Dormentes e todo o Pernambuco, pois o SISBI abre as portas do Brasil para a nossa carne, e o Controle de Geração do Berganês garante que essa história continue sendo escrita com qualidade, identidade e orgulho”.

Ovino Berganês

O Ovino Berganês nasceu em Dormentes, nos anos 1980, a partir do cruzamento da rusticidade da raça Santa Inês com a robustez da Bergamácia.
Resultado da visão inovadora dos criadores locais, trata-se de um animal de dupla aptidão (carne e couro), rústico, sem chifres, de porte grande e totalmente adaptado ao Semiárido. Selecionado para ser deslanado (sem lã), o Berganês suporta altas temperaturas, longos períodos de estiagem e consegue se alimentar da vegetação nativa da Caatinga, como folhas, galhos secos e gramíneas.

Reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Dormentes, o Berganês movimenta cerca de R$ 2 milhões por mês na economia local e já está presente em outros estados do Nordeste, como Bahia, Piauí, Maranhão, Roraima e Paraíba. Versátil, pode ser cruzado com raças como Dorper, Texel e Ile de France para potencializar ganho de peso, rendimento de carcaça e qualidade da carne.

Rebanho caprino- Em 2023, o rebanho caprino brasileiro atingiu 12,9 milhões de animais, com Pernambuco respondendo por 26,1% desse total — uma demonstração da expressiva representatividade regional . Ainda no panorama nacional, a região Nordeste concentra 96% dos caprinos e 71,2% dos ovinos. Já no contexto global, o Brasil ocupa o 11° lugar em efetivo caprino com 1,26 milhão de cabeças, o que corresponde a 2% do rebanho mundial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moda Center é confirmado como expositor na 1ª edição do Trama Moda Pernambuco

O Moda Center é um dos participantes confirmados na primeira edição do Trama Moda Pernambuco, feira que acontece de 6 a 10 de setembro, no R...