Minha lista de blogs

sábado, 27 de junho de 2026

Deputados Lula e Eduardo da Fonte destacam protagonismo de prefeitos do União Progressistas em ranking da Atenção Primária à Saúde em Pernambuco

Os municípios administrados por prefeitos do União Progressistas (UP) conquistaram posições de destaque no ranking estadual de qualidade da Atenção Primária à Saúde, reforçando o compromisso das gestões municipais com uma saúde pública cada vez mais eficiente e humanizada.

Para os deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, o resultado é reflexo de administrações comprometidas com a população e que fazem da saúde uma prioridade.

Lula Da Fonte ressaltou: "Esse reconhecimento mostra que quando há planejamento, responsabilidade e compromisso com as pessoas, os resultados aparecem. Parabenizo os prefeitos Saulo Maruim, Zé Elias Filho e Gena Lins por esse importante desempenho. São gestões que trabalham diariamente para fortalecer a atenção básica e garantir mais qualidade de vida para a população. Tenho orgulho de caminhar ao lado de prefeitos que fazem a diferença em Pernambuco."

Os deputados também destacaram que continuarão atuando em Brasília para garantir recursos e fortalecer a saúde dos municípios pernambucanos. 

O desempenho dos três municípios evidencia a força das gestões municipais do PP e reafirma o compromisso do partido com políticas públicas que geram resultados concretos para a população, especialmente em uma área tão essencial quanto a Atenção Primária à Saúde.





sexta-feira, 26 de junho de 2026

Flávio Bolsonaro colocará seu governo à disposição dos EUA se for eleito, revela carta

Frase estarrecedora foi enviada ao secretário de Estado Marco Rubio; nenhum governo brasileiro foi capaz disto, nem os militares.

Osenador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) enviou, no início de junho, uma carta ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. Aparentemente, o objetivo principal era pedir que o governo Donald Trump desistisse de impor novas tarifas sobre produtos brasileiros. Por trás disto, no entanto, há no texto uma sabujice sem precedentes, um projeto de submissão política e econômica nunca antes vistos em nenhum governo do Brasil.

No último parágrafo do texto, o filho de Jair Bolsonaro simplesmente se compromete a colocar “à disposição dos EUA” sua equipe de transição. Veja abaixo:

“Como já afirmei, estou confiante de que serei eleito presidente do Brasil em outubro. Caso essa seja a vontade do meu povo, estou preparado para colocar imediatamente minha equipe de transição à disposição de seu governo, para que possamos concluir, o mais rapidamente possível, um amplo acordo de comércio e investimentos benéfico para ambas as nações –baseado em livre mercado, respeito mútuo e na aliança estratégica que nossos povos merecem”, escreveu Flávio.

Submissão

A iniciativa foi recebida com forte reação de integrantes do governo Lula, parlamentares da esquerda e setores da diplomacia brasileira. A oferta foi classificada como incompatível com a tradição de autonomia da política externa brasileira.

Críticos argumentam que a disposição de compartilhar estruturas de transição governamental com uma potência estrangeira antes mesmo da realização das eleições representa uma quebra de protocolo institucional e uma demonstração de subordinação política aos interesses de Washington.

A resposta de Rubio

A resposta de Rubio acabou ampliando o constrangimento político para Flávio Bolsonaro. Embora tenha agradecido o apoio brasileiro à classificação das facções criminosas como organizações terroristas, o secretário reafirmou integralmente a posição da administração Trump favorável às tarifas contra o Brasil.

“O embaixador Jamieson Greer deixou claro que nós permanecemos com diferenças substanciais em relação à solução das irregularidades apontadas nesta investigação”, escreveu Rubio, ao citar divergências relacionadas ao comércio digital, aos sistemas de pagamento eletrônico — incluindo o Pix —, à propriedade intelectual, ao acesso ao mercado de etanol e ao combate ao desmatamento ilegal.

Estratégia política fracassada

A carta foi enviada após uma série de reuniões realizadas por Flávio Bolsonaro nos Estados Unidos, no fim de maio, quando o senador buscava projetar sua imagem internacional e fortalecer sua pré-candidatura presidencial.

A estratégia, no entanto, acabou produzindo o efeito oposto ao esperado. Dias depois da visita, o governo americano anunciou a conclusão das investigações comerciais que propõem novas sanções contra o Brasil. No mesmo dia, Donald Trump publicou uma fotografia ao lado de Flávio Bolsonaro no Salão Oval da Casa Branca, ampliando as acusações de interferência eleitoral e associando diretamente o senador à política de pressão econômica contra o país.

Para críticos do parlamentar, o episódio revelou uma contradição política: ao mesmo tempo em que buscava demonstrar proximidade com a Casa Branca, Flávio passou a ser cobrado por não conseguir impedir medidas que podem prejudicar exportadores e setores produtivos brasileiros.

Nem o apoio político garantiu recuo dos EUA

Apesar de elogiar o “otimismo eleitoral” do senador e agradecer sua disposição para construir uma ponte política entre Brasília e Washington, Rubio deixou claro que os Estados Unidos trabalharão com “os líderes escolhidos pelo povo brasileiro”, independentemente do resultado eleitoral.

Na resposta fica claro que, apesar da afinidade ideológica entre o bolsonarismo e o trumpismo, Washington não pretende flexibilizar sua agenda comercial em troca de alinhamentos políticos ou promessas de cooperação futura.

Na prática, a carta que pretendia afastar Flávio Bolsonaro da responsabilidade política pelo tarifaço acabou reforçando o fato. A família tentou, de fato, utilizar sua proximidade com Donald Trump para influenciar disputas internas brasileiras sem obter qualquer resultado concreto para impedir as sanções econômicas contra o país.


Imformação Revista Forum


Governadora Raquel Lyra anuncia R$ 75,5 milhões para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento rural em Pernambuco

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, ampliar a segurança hídrica e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (26), um conjunto de investimentos no valor de R$ 75,5 milhões. As ações beneficiarão diretamente e indiretamente mais de 22 mil famílias em todas as regiões do Estado por meio da implantação e entrega de cisternas, da distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas e da renovação da frota da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

“Temos fortalecido a agricultura familiar com entrega de equipamentos, assistência técnica e programas que garantem renda e oportunidade para quem vive no campo. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam permanecer em suas comunidades com dignidade, produzindo e sustentando suas famílias. Esse trabalho mostra que Pernambuco tem um governo que enxerga e chega à vida de quem mais precisa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as principais ações anunciadas está o investimento de mais de R$ 45 milhões em segurança hídrica, que contempla a implantação de mais de cinco mil cisternas para famílias do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Na área da mecanização rural, foram entregues 144 conjuntos motorizados de microtratores, conhecidos como tratoritos, equipados com enxada rotativa e carreta reboque.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, destacou que a iniciativa representa um dos maiores conjuntos de investimentos já realizados pelo Governo de Pernambuco para impulsionar o desenvolvimento rural. “Estamos levando mais água, mecanização e tecnologia para fortalecer a agricultura familiar e criar melhores condições para que os produtores rurais aumentem a produtividade e gerem mais renda”, enfatizou.

Também foram entregues 503 equipamentos agrícolas, entre tratores de pneu, grades aradoras, ordenhadeiras mecânicas, microtratores, ensiladeiras e sulcadores, além de plantadeiras e reboques. A iniciativa inclui ainda a entrega de 32 novos veículos para a Adagro, reforçando a estrutura operacional da defesa agropecuária em Pernambuco.

“Quem abastece o mercado hoje é a agricultura familiar. Nas feiras do interior, a carne que está lá vem do agricultor que cria sua vaquinha, cria seu bode. O alimento que chega à mesa vem da agricultura familiar. Então esse povo precisa ser apoiado”, pontuou o deputado estadual Doriel Barros 

Presente na solenidade, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, ressaltou a importância dos investimentos. “São políticas públicas beneficiando quem mais precisa. O Governo do Estado pode contar com a gente nessa luta por um Pernambuco cada vez melhor”, afirmou. 

Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais João Paulo, Antonio Moraes, Joaquim Lira e Henrique Queiroz Filho;  os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Dra. Cátia Ribeiro com vereadores Carla Paiva e Junior do Riacho do Meio (Jataúba), Maria Izalta (Ibirajuba) e Fátima Borba (Cortês); os presidentes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Epaminondas Martins; da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Moshe Dayan; do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Cleodon Ricardo; do ProRural, Maurício Leite; e o superintendente regional do Incra em Petrolina, José Cláudio.



No Papo que Transforma Mata Sul, Eduardo da Fonte lança Projeto Primeiro Minuto para prevenir mortes por engasgo infantil em Pernambuco

O presidente da Federação União Progressista em Pernambuco (UP/PP) e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte, lançou nesta sexta-feira (26), durante o Papo Que Transforma, o Projeto Primeiro Minuto. A iniciativa, criada pelo médico cardiologista Dr. João Morais, pretende transformar Pernambuco em referência na prevenção de mortes evitáveis por engasgo infantil. No Brasil, estimativas recentes apontam para cerca de 100 mortes anuais de menores por sufocação acidental.

A proposta, de autoria parlamentar, busca fortalecer a primeira infância por meio da capacitação de gestantes, pais, familiares, cuidadores e profissionais de saúde para agir nos primeiros minutos de uma emergência.

O projeto prevê a criação do Programa Estadual de Capacitação em Desengasgo Infantil, utilizando simuladores de treinamento e estruturando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam pré-natal como centros permanentes de formação. 

"Todos os anos, centenas de crianças perdem a vida por uma situação que, muitas vezes, pode ser evitada com informação e um preparo. O Projeto Primeiro Minuto nasce para salvar vidas, capacitando famílias e profissionais de saúde para agir com segurança e rapidez. Nossa missão é fazer com que nenhuma criança perca a vida por falta de orientação", afirmou o progressista.

O evento contou com a presença do deputado federal Lula da Fonte; dos deputados estaduais France Hacker, Dannilo Godoy e Cleiton Collins; dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Berg Hacker (Rio Formoso), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Miruca (Água Preta), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Wilson Lima (São João), Araújo (Amaraji), Thiago de Miel (Xexéu), Gena Lins (Taquaritinga do Norte) e Sérgio Colin (Toritama); dos vice-prefeitos Neto Melo (Palmares), Pimpão (Amaraji), Xavier (Água Preta), Marlus Henrique (Maraial); do ex-prefeito de Palmares Beto Melo e da ex-prefeita de Rio Formoso Isabel Hacker; do presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar; das pré-candidatas a deputada federal Missionária Michele Collins e Letícia Borba; dos pré-candidatos a deputado estadual Thierry Cupertino e Dr. Tarcísio Reis; do médico cardiologista Dr. João Moraes e de vereadores de toda Mata Sul.


Paratleta Heleno Melo conquista 1º lugar no Meeting Paralímpico em Recife

O paratleta Heleno Melo, conhecido como “Touro”, conquistou o 1º lugar na modalidade halterofilismo durante o Meeting Paralímpico, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, no Recife. A competição aconteceu nos dias 19 e 20 de junho e reuniu atletas de diferentes localidades.

Heleno disputou a prova ao lado de outros sete competidores e, levantando 140 kg no supino com barra, garantiu o lugar mais alto do pódio, reforçando sua trajetória de dedicação, superação e compromisso com o esporte paralímpico.

Após a conquista em Recife, o paratleta já direciona sua preparação para o próximo desafio: a Segunda Etapa Nacional Loterias Caixa, que será realizada em São Paulo-SP, entre os dias 17 e 20 de julho.

“Agradeço primeiramente a Deus e ao meu patrocinador oficial, o Moda Center Santa Cruz, que está comigo há nove anos e continua contando. Vamos com tudo, que esse ano é só vitória, em nome de Jesus”, destacou Touro.

O resultado marca mais uma importante conquista para o atleta, que conta com o apoio do Moda Center na disputa de competições. A parceria reforça o compromisso do centro de compras com o incentivo ao esporte, valorizando atletas que levam o nome de Santa Cruz do Capibaribe e da região para competições estaduais e nacionais.





Pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte defende interiorização da saúde durante visita ao Hospital Regional de Palmares

O pré-candidato ao Senado e presidente da Federação União Progressista (UP/PP), Eduardo da Fonte, visitou, nesta sexta-feira (26), o Hospital Regional de Palmares (HRP), na Mata Sul de Pernambuco. Durante a agenda, defendeu a interiorização da saúde como prioridade para reduzir a dependência da população em relação aos serviços da Região Metropolitana do Recife.

Principal unidade de saúde da Mata Sul, o HRP atende cerca de 22 municípios e funciona 24 horas por dia com serviços de urgência, emergência e ambulatório. O hospital conta com 173 leitos de média e alta complexidade, distribuídos entre Clínica Médica, Cirurgia, Traumato-Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e UTIs Adulto e Neonatal. A estrutura inclui ainda centro cirúrgico, centro obstétrico, agência transfusional, CME e 46 leitos de observação.

Apesar da estrutura, a Mata Sul possui apenas 0,6 leito hospitalar por mil habitantes, índice inferior à média estadual de 1,3 leito por mil habitantes. O déficit estimado é de aproximadamente 350 leitos, o que mantém a região dependente da capital para atendimentos de maior complexidade.

Ao lado de profissionais da unidade e de lideranças da região, Eduardo destacou que a saúde da Mata Sul precisa de novos investimentos para ampliar a capacidade de atendimento. O parlamentar anunciou que solicitará à governadora Raquel Lyra e ao ministro da Saúde a implantação de um Hemocentro e de uma Central de Regulação de Leitos, além da ampliação dos equipamentos hospitalares e da criação de um Centro de Diagnóstico para a região.

“Defender a interiorização da saúde é garantir que o cidadão tenha atendimento de qualidade perto de onde vive. A Mata Sul ainda depende muito do Recife, e precisamos mudar essa realidade com investimentos que fortaleçam a rede pública e ampliem a oferta de serviços especializados”, afirmou.

A visita contou com a presença dos deputados estaduais France Hacker e Dannilo Godoy; dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Berg Hacker (Rio Formoso), Miruca (Água Preta), Zé Baiano (São Benedito do Sul) e Wilson Lima (São João); do presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar; do vice-prefeito de Palmares, Neto Melo; da pré-candidata a deputada federal Missionária Michele Collins; do médico oncologista e pré-candidato a deputado estadual Dr. Tarcísio Reis; e do médico cardiologista Dr. João Moraes.




Estado autoriza retirada de vegetação em área protegida para abrigar escola militar no Grande Recife

Área de 1,4 hectare às margens de afluente do Rio Capibaribe poderá ser desmatada para instalação da Escola de Formação Militar; governo do estado prevê compensação ambiental da vegetação na mesma bacia hidrográfica.

O governo de Pernambuco autorizou a retirada de 1,4 hectare de vegetação nativa de Mata Atlântica em uma Área de Preservação Permanente (APP) de São Lourenço da Mata para viabilizar a construção da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), futura Escola de Formação Militar do Estado. A lei foi sancionada pela governadora Raquel Lyra e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26).

A área fica no Ramal da Arena, no bairro do Penedo, às margens de um afluente do Rio Capibaribe. Pela legislação, a retirada da vegetação só poderá ocorrer após o licenciamento ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que também será responsável por acompanhar a execução da obra.

Como compensação ambiental, o Estado deverá preservar e recuperar uma área de, no mínimo, a mesma dimensão da vegetação suprimida. A medida prevê o plantio de espécies nativas de Mata Atlântica em uma área de aproximadamente 1,1 hectare no entorno de uma lagoa localizada na mesma bacia hidrográfica.

A autorização permite intervenção em uma área protegida pela legislação ambiental sob o argumento de utilidade pública. O local integra uma região que concentra importantes remanescentes de Mata Atlântica e recursos hídricos da Região Metropolitana do Recife.

O projeto da nova sede da Academia Integrada de Defesa Social (Acides) foi anunciado pelo governo de Pernambuco em maio de 2025. A unidade será construída com R$ 62 milhões e terá capacidade para atender até 3 mil usuários.

A estrutura contará com blocos administrativo e pedagógico, salas de aula, refeitório, estande de tiro, quadras poliesportivas coberta e descoberta, pista de cooper e edificações de apoio, como guarita e subestação.

O projeto também prevê mais de 500 vagas de estacionamento, incluindo espaços destinados a ônibus e motocicletas, além de áreas verdes com espécies nativas no paisagismo.

Segundo o governo estadual, a obra terá prazo de execução de 18 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço.

Responsável pela formação e capacitação dos profissionais das polícias Civil, Militar e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, a Acides promove cursos de formação inicial, aperfeiçoamento e qualificação para cerca de 10 mil integrantes das forças de segurança.

A expectativa do Estado é que a nova sede amplie a capacidade de treinamento e modernize a estrutura destinada à formação desses profissionais.

Escola de Sargentos do Exército

Além da Acides, a cidade de São Lourenço da Mata está na área de influência da futura Escola de Sargentos do Exército (ESE), cujo complexo será construído no entorno de Aldeia. O projeto federal, estimado em cerca de R$ 2 bilhões, tem início das obras previsto para 2027 e já recebeu anúncio de R$ 150 milhões para serviços preparatórios.





Deputados Lula e Eduardo da Fonte destacam protagonismo de prefeitos do União Progressistas em ranking da Atenção Primária à Saúde em Pernambuco

Os municípios administrados por prefeitos do União Progressistas (UP) conquistaram posições de destaque no ranking estadual de qualidade da ...