Minha lista de blogs

domingo, 28 de junho de 2026

Carlinhos da Cohab se despede do programa A Voz do Povão, agradece aos ouvintes e reafirma projeto de representar o Polo de Confecções em Brasília em

O último sábado (27) marcou um momento de despedida no programa A Voz do Povão, transmitido pela Rádio Vale FM e pelo portal Santa Cruz Online. O vereador Carlinhos da Cohab (PP/UP), participou pela última vez da atração, em cumprimento às normas da legislação eleitoral que disciplinam a participação de pré-candidatos em programas de rádio e televisão.

A partir da próxima terça-feira (30), emissoras de rádio e televisão ficam impedidas de manter pré-candidatos na apresentação ou nos comentários de programas. A determinação faz parte do calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está prevista no artigo 45, § 1º, da Lei nº 9.504/1997, bem como no artigo 43, § 2º, da Resolução TSE nº 23.610/2019.

Durante sua despedida, Carlinhos fez questão de agradecer à equipe do programa, à direção da emissora e, principalmente, aos ouvintes que o acompanharam ao longo desse período.

Em sua fala, o parlamentar destacou que cada edição do programa representou uma oportunidade de prestar contas do mandato, apresentar ações desenvolvidas em favor da população e manter um diálogo permanente com os cidadãos de Santa Cruz do Capibaribe e de todo o Polo de Confecções.

Em tom emocionado, o vereador reafirmou seu compromisso com a população e voltou a defender a necessidade de a região ampliar sua representatividade em Brasília.

"Saio do programa por respeito à legislação eleitoral, mas continuo nas ruas, ouvindo as pessoas e trabalhando por Santa Cruz do Capibaribe. Tenho o sonho e a disposição de representar o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco na Câmara Federal, levando a voz da nossa gente para Brasília."

Carlinhos também agradeceu pelas inúmeras manifestações de carinho recebidas dos ouvintes e afirmou que seguirá exercendo seu mandato com a mesma dedicação de sempre, mantendo o foco nas demandas da população e na busca por melhorias para o município e toda a região.

A despedida foi marcada por mensagens de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo vereador no programa, que, ao longo de sua participação, teve como principal objetivo prestar contas das atividades parlamentares e discutir temas de interesse da comunidade.

Embora deixe os microfones por força da legislação eleitoral, Carlinhos da Cohab afirmou que continuará fortalecendo sua atuação política e seu projeto de representar o Agreste pernambucano na Câmara dos Deputados.


Informação Blog do Jairo Gomes 




sábado, 27 de junho de 2026

Com investimento de R$ 1,5 milhão, Eduardo e Lula da Fonte visitam as obras da Casa Azul de Pesqueira

O presidente da Federação União Progressista em Pernambuco (UP/PP), deputado federal Eduardo da Fonte, ao lado do deputado federal Lula da Fonte, visitou a unidade da Casa Azul em Pesqueira, no Agreste pernambucano, reafirmando seu compromisso com a saúde pública e a defesa da interiorização dos serviços especializados para garantir atendimento de qualidade às famílias em todas as regiões do estado. 

Para a construção desta unidade, os deputados destinaram em emendas parlamentares no valor de R$ 1,5 milhão. A nova unidade começa a funcionar na próxima segunda-feira (29). 

Idealizada por Eduardo da Fonte, a Casa Azul é referência no atendimento humanizado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo acolhimento e acompanhamento multiprofissional às crianças e seus familiares. A visita a nova unidade de Pesqueira contou com a presença dos vereadores Pastinha Xukuru e Rochevânia Rocha e a secretaria de Saúde de Pesqueira, Jaqueline Lopes. Durante o encontro, Eduardo da Fonte reforçou o compromisso de pleitear a  implementação de uma nova unidade da Casa Azul na comunidade indígena Xukuru, sendo a primeira a ser instalada em território originário. 

Ao longo de seus 20 anos de atuação na Câmara dos Deputados, Eduardo da Fonte destinou cerca de R$ 700 milhões em emendas parlamentares para a saúde de Pernambuco, fortalecendo hospitais, maternidades e unidades de saúde em todas as regiões do estado. Para o parlamentar, iniciativas como a Casa Azul demonstram que é possível levar atendimento especializado para o interior, reduzindo a necessidade de deslocamentos e garantindo mais dignidade às famílias.

"Nosso compromisso é ampliar cada vez mais esse modelo, fortalecendo a interiorização da saúde e garantindo que o atendimento especializado chegue a quem mais precisa, independentemente de onde mora", destacou Eduardo da Fonte.


Foto: Igor Toscano

Chuva intensa pode atingir interior de PE; confira cidades


Com alerta larranja o Instituto Nacional de Meteorologia avisa que tem validade até às 23h59 do domingo (28).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (27) um alerta laranja de chuvas intensas para 20 municípios do interior de Pernambuco. O aviso classifica a situação meteorológica como de "perigo".

O comunicado entrou em vigor às 0h com validade até as 23h59 do domingo (28) e possibilidade de renovação. As áreas afetadas englobam cidades das regiões do Agreste e Zona da Mata Sul do estado.

De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros ao longo do dia. Os ventos também podem ser intensos, atingindo até 100 km/h.

O instituto informou que existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja os municípios notificados

Confira orientações: Defesa Civil orienta população em caso de chuvas intensas

  • Evite enfrentar o mau tempo;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Não se abrigar embaido de árvores, placas ou torres de propaganda pelo risco de queda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).




Deputados Lula e Eduardo da Fonte destacam protagonismo de prefeitos do União Progressistas em ranking da Atenção Primária à Saúde em Pernambuco

Os municípios administrados por prefeitos do União Progressistas (UP) conquistaram posições de destaque no ranking estadual de qualidade da Atenção Primária à Saúde, reforçando o compromisso das gestões municipais com uma saúde pública cada vez mais eficiente e humanizada.

Para os deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, o resultado é reflexo de administrações comprometidas com a população e que fazem da saúde uma prioridade.

Lula Da Fonte ressaltou: "Esse reconhecimento mostra que quando há planejamento, responsabilidade e compromisso com as pessoas, os resultados aparecem. Parabenizo os prefeitos Saulo Maruim, Zé Elias Filho e Gena Lins por esse importante desempenho. São gestões que trabalham diariamente para fortalecer a atenção básica e garantir mais qualidade de vida para a população. Tenho orgulho de caminhar ao lado de prefeitos que fazem a diferença em Pernambuco."

Os deputados também destacaram que continuarão atuando em Brasília para garantir recursos e fortalecer a saúde dos municípios pernambucanos. 

O desempenho dos três municípios evidencia a força das gestões municipais do PP e reafirma o compromisso do partido com políticas públicas que geram resultados concretos para a população, especialmente em uma área tão essencial quanto a Atenção Primária à Saúde.





sexta-feira, 26 de junho de 2026

Flávio Bolsonaro colocará seu governo à disposição dos EUA se for eleito, revela carta

Frase estarrecedora foi enviada ao secretário de Estado Marco Rubio; nenhum governo brasileiro foi capaz disto, nem os militares.

Osenador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) enviou, no início de junho, uma carta ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. Aparentemente, o objetivo principal era pedir que o governo Donald Trump desistisse de impor novas tarifas sobre produtos brasileiros. Por trás disto, no entanto, há no texto uma sabujice sem precedentes, um projeto de submissão política e econômica nunca antes vistos em nenhum governo do Brasil.

No último parágrafo do texto, o filho de Jair Bolsonaro simplesmente se compromete a colocar “à disposição dos EUA” sua equipe de transição. Veja abaixo:

“Como já afirmei, estou confiante de que serei eleito presidente do Brasil em outubro. Caso essa seja a vontade do meu povo, estou preparado para colocar imediatamente minha equipe de transição à disposição de seu governo, para que possamos concluir, o mais rapidamente possível, um amplo acordo de comércio e investimentos benéfico para ambas as nações –baseado em livre mercado, respeito mútuo e na aliança estratégica que nossos povos merecem”, escreveu Flávio.

Submissão

A iniciativa foi recebida com forte reação de integrantes do governo Lula, parlamentares da esquerda e setores da diplomacia brasileira. A oferta foi classificada como incompatível com a tradição de autonomia da política externa brasileira.

Críticos argumentam que a disposição de compartilhar estruturas de transição governamental com uma potência estrangeira antes mesmo da realização das eleições representa uma quebra de protocolo institucional e uma demonstração de subordinação política aos interesses de Washington.

A resposta de Rubio

A resposta de Rubio acabou ampliando o constrangimento político para Flávio Bolsonaro. Embora tenha agradecido o apoio brasileiro à classificação das facções criminosas como organizações terroristas, o secretário reafirmou integralmente a posição da administração Trump favorável às tarifas contra o Brasil.

“O embaixador Jamieson Greer deixou claro que nós permanecemos com diferenças substanciais em relação à solução das irregularidades apontadas nesta investigação”, escreveu Rubio, ao citar divergências relacionadas ao comércio digital, aos sistemas de pagamento eletrônico — incluindo o Pix —, à propriedade intelectual, ao acesso ao mercado de etanol e ao combate ao desmatamento ilegal.

Estratégia política fracassada

A carta foi enviada após uma série de reuniões realizadas por Flávio Bolsonaro nos Estados Unidos, no fim de maio, quando o senador buscava projetar sua imagem internacional e fortalecer sua pré-candidatura presidencial.

A estratégia, no entanto, acabou produzindo o efeito oposto ao esperado. Dias depois da visita, o governo americano anunciou a conclusão das investigações comerciais que propõem novas sanções contra o Brasil. No mesmo dia, Donald Trump publicou uma fotografia ao lado de Flávio Bolsonaro no Salão Oval da Casa Branca, ampliando as acusações de interferência eleitoral e associando diretamente o senador à política de pressão econômica contra o país.

Para críticos do parlamentar, o episódio revelou uma contradição política: ao mesmo tempo em que buscava demonstrar proximidade com a Casa Branca, Flávio passou a ser cobrado por não conseguir impedir medidas que podem prejudicar exportadores e setores produtivos brasileiros.

Nem o apoio político garantiu recuo dos EUA

Apesar de elogiar o “otimismo eleitoral” do senador e agradecer sua disposição para construir uma ponte política entre Brasília e Washington, Rubio deixou claro que os Estados Unidos trabalharão com “os líderes escolhidos pelo povo brasileiro”, independentemente do resultado eleitoral.

Na resposta fica claro que, apesar da afinidade ideológica entre o bolsonarismo e o trumpismo, Washington não pretende flexibilizar sua agenda comercial em troca de alinhamentos políticos ou promessas de cooperação futura.

Na prática, a carta que pretendia afastar Flávio Bolsonaro da responsabilidade política pelo tarifaço acabou reforçando o fato. A família tentou, de fato, utilizar sua proximidade com Donald Trump para influenciar disputas internas brasileiras sem obter qualquer resultado concreto para impedir as sanções econômicas contra o país.


Imformação Revista Forum


Governadora Raquel Lyra anuncia R$ 75,5 milhões para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento rural em Pernambuco

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, ampliar a segurança hídrica e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (26), um conjunto de investimentos no valor de R$ 75,5 milhões. As ações beneficiarão diretamente e indiretamente mais de 22 mil famílias em todas as regiões do Estado por meio da implantação e entrega de cisternas, da distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas e da renovação da frota da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

“Temos fortalecido a agricultura familiar com entrega de equipamentos, assistência técnica e programas que garantem renda e oportunidade para quem vive no campo. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam permanecer em suas comunidades com dignidade, produzindo e sustentando suas famílias. Esse trabalho mostra que Pernambuco tem um governo que enxerga e chega à vida de quem mais precisa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as principais ações anunciadas está o investimento de mais de R$ 45 milhões em segurança hídrica, que contempla a implantação de mais de cinco mil cisternas para famílias do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Na área da mecanização rural, foram entregues 144 conjuntos motorizados de microtratores, conhecidos como tratoritos, equipados com enxada rotativa e carreta reboque.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, destacou que a iniciativa representa um dos maiores conjuntos de investimentos já realizados pelo Governo de Pernambuco para impulsionar o desenvolvimento rural. “Estamos levando mais água, mecanização e tecnologia para fortalecer a agricultura familiar e criar melhores condições para que os produtores rurais aumentem a produtividade e gerem mais renda”, enfatizou.

Também foram entregues 503 equipamentos agrícolas, entre tratores de pneu, grades aradoras, ordenhadeiras mecânicas, microtratores, ensiladeiras e sulcadores, além de plantadeiras e reboques. A iniciativa inclui ainda a entrega de 32 novos veículos para a Adagro, reforçando a estrutura operacional da defesa agropecuária em Pernambuco.

“Quem abastece o mercado hoje é a agricultura familiar. Nas feiras do interior, a carne que está lá vem do agricultor que cria sua vaquinha, cria seu bode. O alimento que chega à mesa vem da agricultura familiar. Então esse povo precisa ser apoiado”, pontuou o deputado estadual Doriel Barros 

Presente na solenidade, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, ressaltou a importância dos investimentos. “São políticas públicas beneficiando quem mais precisa. O Governo do Estado pode contar com a gente nessa luta por um Pernambuco cada vez melhor”, afirmou. 

Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais João Paulo, Antonio Moraes, Joaquim Lira e Henrique Queiroz Filho;  os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Dra. Cátia Ribeiro com vereadores Carla Paiva e Junior do Riacho do Meio (Jataúba), Maria Izalta (Ibirajuba) e Fátima Borba (Cortês); os presidentes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Epaminondas Martins; da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Moshe Dayan; do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Cleodon Ricardo; do ProRural, Maurício Leite; e o superintendente regional do Incra em Petrolina, José Cláudio.



No Papo que Transforma Mata Sul, Eduardo da Fonte lança Projeto Primeiro Minuto para prevenir mortes por engasgo infantil em Pernambuco

O presidente da Federação União Progressista em Pernambuco (UP/PP) e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte, lançou nesta sexta-feira (26), durante o Papo Que Transforma, o Projeto Primeiro Minuto. A iniciativa, criada pelo médico cardiologista Dr. João Morais, pretende transformar Pernambuco em referência na prevenção de mortes evitáveis por engasgo infantil. No Brasil, estimativas recentes apontam para cerca de 100 mortes anuais de menores por sufocação acidental.

A proposta, de autoria parlamentar, busca fortalecer a primeira infância por meio da capacitação de gestantes, pais, familiares, cuidadores e profissionais de saúde para agir nos primeiros minutos de uma emergência.

O projeto prevê a criação do Programa Estadual de Capacitação em Desengasgo Infantil, utilizando simuladores de treinamento e estruturando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam pré-natal como centros permanentes de formação. 

"Todos os anos, centenas de crianças perdem a vida por uma situação que, muitas vezes, pode ser evitada com informação e um preparo. O Projeto Primeiro Minuto nasce para salvar vidas, capacitando famílias e profissionais de saúde para agir com segurança e rapidez. Nossa missão é fazer com que nenhuma criança perca a vida por falta de orientação", afirmou o progressista.

O evento contou com a presença do deputado federal Lula da Fonte; dos deputados estaduais France Hacker, Dannilo Godoy e Cleiton Collins; dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Berg Hacker (Rio Formoso), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Miruca (Água Preta), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Wilson Lima (São João), Araújo (Amaraji), Thiago de Miel (Xexéu), Gena Lins (Taquaritinga do Norte) e Sérgio Colin (Toritama); dos vice-prefeitos Neto Melo (Palmares), Pimpão (Amaraji), Xavier (Água Preta), Marlus Henrique (Maraial); do ex-prefeito de Palmares Beto Melo e da ex-prefeita de Rio Formoso Isabel Hacker; do presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar; das pré-candidatas a deputada federal Missionária Michele Collins e Letícia Borba; dos pré-candidatos a deputado estadual Thierry Cupertino e Dr. Tarcísio Reis; do médico cardiologista Dr. João Moraes e de vereadores de toda Mata Sul.


Carlinhos da Cohab se despede do programa A Voz do Povão, agradece aos ouvintes e reafirma projeto de representar o Polo de Confecções em Brasília em

O último sábado (27) marcou um momento de despedida no programa A Voz do Povão , transmitido pela Rádio Vale FM e pelo portal Santa Cruz On...