Minha lista de blogs

terça-feira, 23 de junho de 2026

Mendonça defende Priscila Krause e critica PSB por querer suspender atendimento de saúde e instrumentalizar a Polícia Federal contra adversários

“Priscila Krause é uma mulher pública íntegra, séria, ética e que, ao contrário do PSB, nunca se envolveu em escândalos. Por questão eleitoreira, está sendo vítima de ataques sórdidos por parte da oposição, sob o comando do PSB”, defendeu o deputado federal, Mendonça. O parlamentar destacou  que a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, é uma unidade de saúde complementar, conveniada ao SUS há mais de 50 anos, com contratos com o Estado de Pernambuco ao longo de 15 governos diferentes, inclusive recebendo recursos em todas as gestões do PSB. 

Esse hospital é a única unidade de alta complexidade em oncologia (UNACON) habilitada pelo Ministério da Saúde para atender os 21 municípios da V GERES e é responsável por serviços essenciais como hemodiálise, terapia intensiva e tratamento de pacientes com câncer. “Usar eleitoralmente uma unidade de saúde fundamental para o atendimento da população do interior, em especial do Agreste, é desumano e mostra bem como o PSB encara a saúde pública e até onde podem chegar para atingir um adversário político”, criticou. 

 Mendonça lembrou que, para prejudicar Priscila, a oposição pediu ao TCE a suspensão imediata do contrato com o hospital, colocando em risco tratamentos de pacientes oncológicos, renais e de alta complexidade atendidos pelo SUS. O pedido acabou rejeitado pelo Tribunal de Contas. Segundo Mendonça, o PSB está tentando vender como privilégio aquilo que existe há décadas e atravessou governos de todos os partidos. “Enquanto o PSB tenta forjar escândalo, os números expõem a farsa. Basta olhar o Portal da Transparência e verificar que, em 2022, último ano da gestão do PSB, o hospital recebeu R$ 29,4 milhões por serviços prestados ao SUS, valor superior ao registrado em qualquer ano na gestão Raquel Lyra. 

O parlamentar relembra que os contratos entre o Governo do Estado e a Santa Casa e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para repasses do SUS, não nasceram agora. Assim como, os serviços não começaram agora e os pacientes não passaram a ser atendidos agora. “É clara e repugnante a tentativa da oposição de transformar uma relação contratual existente há décadas, sem qualquer indício de irregularidade, em escândalo político com um único objetivo:  desgastar eleitoralmente o adversário. Não vão conseguir. Priscila tem uma vida pública limpa e tem a seu favor a verdade”, completou.  

O Tribunal de Contas do Estado já analisou o caso e concluiu, em parecer técnico, que não há elementos suficientes para caracterizar ilegalidade ou nepotismo na contratação da unidade. E registrou que o modelo de credenciamento adotado não é novidade e já foi utilizado em gestões anteriores, inclusive com valores semelhantes”, afirmou Mendonça.




Evento internacional realizado no Nordeste debate o aprimoramento das ouvidorias como instrumento de defesa da população

Imagine um canal direto onde o cidadão pode não apenas registrar uma reclamação, mas exigir a garantia de seus direitos, denunciar irregularidades e forçar a melhoria de serviços públicos e privados. Essa é a verdadeira missão de uma Ouvidoria.

No entanto, para que essa estrutura deixe de ser apenas um setor de atendimento e atue como o principal escudo de defesa dos interesses da população, ela exige independência e aprimoramento constante.

É com o objetivo de fortalecer e modernizar essa rede de proteção à sociedade que o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania realizará nos dias 26, 27 e 28 de agosto deste ano, o 18º Seminário Nacional "Ouvidores & Ouvidorias" e o 8º Seminário Internacional “Ouvidores, Defensorías del Pueblo & Ombudsman”.

Com o tema “Um encontro de todas as vozes”, evento acontecerá em Maceió (AL), no Hotel Ritz Lagoa da Anta reunindo especialistas, defensores públicos, gestores e ouvidores de diversas partes do Brasil e da América Latina. A pauta central focará em como tornar esses canais mais acessíveis à população leiga, transparentes e eficientes na resolução de conflitos.

Para o público em geral, entender o papel da ouvidoria é um passo fundamental para o exercício da cidadania. Diferente de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que segue roteiros para resolver problemas rotineiros, a ouvidoria é a representante do povo dentro da organização. É a instância capaz de enfrentar a burocracia, investigar falhas estruturais em prefeituras, hospitais, bancos ou concessionárias, e transformar uma insatisfação individual em uma mudança definitiva para todos.

Petrônio Tavares, presidente do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, reforça que a evolução desses canais é uma necessidade urgente para o país.

"As ouvidorias são o verdadeiro termômetro da nossa sociedade e a principal ferramenta de proteção para quem busca respeito e eficiência. Quando escolhemos o tema 'Um encontro de todas as vozes', nosso objetivo é mostrar que não existe governança, serviço público de qualidade ou um mercado justo se a população não for escutada de forma ativa. Este seminário é um fórum no qual buscamos apontar alternativas para aperfeiçoarmos esses canais, garantindo que eles tenham autonomia e poder real para defender o cidadão", afirma Tavares.

Entre os palestrantes estarão Cristovam Buarque, ex-Ministro da Educação do Brasil, ex-Governador do Distrito Federal; Amelia Lópes, Presidente do ILO - Instituto Latinoamericano del Ombudsman/Defensorías del Pueblo; David Bondia, Presidente da AGOL - Alianza Global del Ombudsperson Local; Diego de Oliveira, Diretor-Geral da Escola Nacional da Defensoria Pública da União.

Os interessados em participar dos debates, capacitações e trocas de experiências já podem garantir suas vagas. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site oficial da instituição: *[www.procidadania.org.br](https://www.procidadania.org.br)*.

Sobre o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania

Sediado no Recife (PE), o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania atua há mais de três décadas com o compromisso de promover a inclusão, o desenvolvimento e o engajamento cívico. Por meio de projetos de qualificação, campanhas de solidariedade e grandes seminários, a ONG estimula a harmonia das relações sociais e a defesa dos direitos fundamentais da sociedade.


 



segunda-feira, 22 de junho de 2026

Jataúba terá investimento de mais de R$ 25 milhões para abastecimento de água na zona rural

O desenvolvimento do campo e a garantia do acesso à água tratada são pilares essenciais para a qualidade de vida. Em uma ação estratégica para o município de Jataúba, em Pernambuco, a Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento do Estado (SRHS-PE) deu um passo decisivo ao licitar as obras para a construção de sete novos Sistemas Rurais de Abastecimento de Água.

Este projeto de grande porte, que conta com um investimento total de R$ 25.907.341,61, é um marco para a infraestrutura regional e levará dignidade e saúde para centenas de famílias.

O impacto para a população. 

A iniciativa terá um alcance significativo, beneficiando diretamente 2.091 habitantes. As comunidades contempladas, que receberão os novos sistemas, incluem:

Impoeiras

Serrote Apertado

Apolinário

Riacho das Éguas

Jacarara

Mariana

Para os moradores, a chegada desses sistemas significa a superação de desafios históricos, garantindo o acesso contínuo à água, um direito básico que impulsiona não apenas a saúde, mas também o desenvolvimento econômico local.

Parceria e viabilização

A viabilidade desse projeto é resultado de uma sólida parceria entre as esferas governamentais. O aporte financeiro está dividido da seguinte forma:

Repasse do Governo Federal: R$ 4.900.000,00

Contrapartida do Governo Estadual: R$ 21.007.341,61

Cronograma de execução

Com o processo de licitação concluído pela SRHS-PE, a expectativa é de que o prazo para a conclusão das obras seja de 18 meses (1 ano e meio). Ao fim desse período, as sete comunidades celebraram a conclusão de uma estrutura fundamental, consolidando um legado de progresso e compromisso com o homem e a mulher do campo em Jataúba.

Fique ligado em nossas próximas atualizações sobre o andamento das obras em cada uma dessas localidades!






Código de Trânsito pode mudar; veja pontos do novo relatório

Projeto deve ser votado na Câmara em julho. Veja os principais pontos que podem afetar motoristas, autoescolas, pedágio e usuários de patinete.

O relatório do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) sobre a reformulação do Código de Trânsito Brasileiro muda pontos centrais da vida de motoristas, candidatos à CNH, autoescolas e usuários de novas formas de mobilidade. O texto deve ser votado na comissão especial em 7 de julho e, segundo o relator, pode ir ao Plenário da Câmara no dia seguinte.

A proposta vai além do projeto original, que tratava da obrigatoriedade de aulas práticas em vias públicas. O substitutivo reúne parte de 270 projetos apensados e 16 emendas e mexe em temas como formação de condutores, provas práticas, idade mínima para dirigir, radares, patinetes elétricos, free flow e educação para o trânsito.

Principais pontos propostos pelo relator Aureo Ribeiro em seu substitutivo na comissão especial da Câmara que analisa mudanças no Código de Trânsito.

Escolas de trânsito

As autoescolas passam a ser chamadas de Escolas de Trânsito e poderão conduzir todo o processo de habilitação. Na prática, o candidato poderia começar e terminar a CNH na escola credenciada, sem precisar ir ao Detran para todas as etapas. O Detran continuaria podendo fazer o serviço.

O relatório também fixa carga prática mínima no Código: cinco aulas de 50 minutos para as categorias A e B e dez aulas para C, D e E. Aureo critica a regra que reduziu a exigência prática para duas horas.

Provas e fiscalização

As Escolas de Trânsito poderão aplicar provas teóricas e práticas. Para evitar fraudes, o relatório prevê auditoria e controle pelos Detrans. Quando a prova prática for aplicada por escola credenciada, o resultado terá de ser validado por servidor efetivo do Detran em até 72 horas. Se não houver manifestação nesse prazo, o resultado será validado automaticamente.

Em entrevista ao Congresso em Foco, Aureo disse que as provas práticas serão filmadas e auditadas, com câmeras nos carros de exame. No relatório, a redação fala em sistema de monitoramento a ser regulamentado pelo Contran.

CNH aos 16

O texto permite que jovens maiores de 16 e menores de 18 anos recebam permissão para dirigir. Para carros, só poderiam circular em área urbana, das 5h às 23h59, acompanhados por pessoa maior de 18 anos e habilitada há pelo menos dois anos.

Para motocicletas e motonetas, o relatório prevê autorização para veículos de até 150 cilindradas, sem acompanhante. A CNH definitiva só sairia aos 18 anos se o jovem não cometer infração grave, gravíssima ou reincidir em infração média. Caso contrário, perderia a permissão e teria de reiniciar o processo depois da maioridade.

Patinetes e bicicletas elétricas

O relatório cria regras para bicicletas elétricas, patinetes e outros equipamentos autopropelidos. Bicicletas elétricas ficam equiparadas às bicicletas comuns, salvo exceções previstas no Código.

Patinetes elétricos entram na categoria de equipamentos autopropelidos. O texto prevê autorização simplificada para condução, com idade mínima de 16 anos e exame escrito. Também menciona regras de registro, identificação e emplacamento para esses equipamentos, mas Aureo afirmou na entrevista que patinetes precisariam de capacete, não de placa. Esse ponto ainda precisa ser esclarecido na redação final ou na regulamentação.

Radares e velocidade

O substitutivo proíbe radares escondidos, exige estudos técnicos para definir ou alterar limites de velocidade e veda reduções pontuais injustificadas. Também proíbe que empresas de radares recebam com base no valor arrecadado em multas.

O texto reduz limites padrão onde não houver placa: vias de trânsito rápido passam a 70 km/h, e vias arteriais, a 50 km/h. Os órgãos de trânsito poderão fixar velocidades diferentes, desde que haja sinalização e justificativa técnica.

Free flow

No caso do pedágio free flow, em que o motorista passa sem cancela e precisa pagar depois, o relatório propõe tornar a cobrança mais clara e acessível. O texto prevê aviso ostensivo antes do ponto de cobrança, ampliação dos canais de pagamento — com opções digitais e presenciais, como Pix, cartão e posto físico — e criação de uma plataforma nacional para consulta de tarifas pendentes. A proposta também busca proteger o motorista de autuações por falha de informação: se não houver aviso adequado ou meios de pagamento disponíveis, o usuário não poderá ser multado, e os processos por falta de pagamento ficariam suspensos até a adaptação às novas regras.

Se aprovado na comissão, o texto ainda precisará passar pelo Plenário da Câmara e depois pelo Senado.






Diogo Moraes reforça parceria com João Campos durante agendas em Sertânia e Arcoverde

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) cumpriu uma intensa agenda política neste domingo (21), ao lado do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, fortalecendo o diálogo com lideranças e a população do Sertão pernambucano.

A primeira agenda aconteceu em Sertânia, onde Diogo esteve ao lado de João Campos, do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa, da ex-deputada federal Marília Arraes e do senador Humberto Costa, que despontam entre os nomes na disputa pelo Senado Federal em 2026. O encontro também contou com a participação do ex-prefeito Ângelo Ferreira, importante liderança política da região, e o deputado federal Pedro Campos.

Durante a agenda, o grupo reforçou a união das forças políticas comprometidas com o desenvolvimento de Pernambuco, ouvindo a população e debatendo ações e projetos voltados para o futuro do Estado e dos municípios sertanejos.

Na sequência, Diogo Moraes seguiu para Arcoverde, onde participou da tradicional Caminhada do Forró, um dos eventos mais marcantes do calendário junino da cidade. Ao lado de João Campos, da ex-prefeita Madalena Britto e do deputado Felipe Carreras, o parlamentar acompanhou de perto a manifestação cultural, reencontrando lideranças e conversando com moradores e visitantes.

Para Diogo Moraes, os encontros reforçam a importância da proximidade com a população e da construção de um projeto coletivo para Pernambuco. “Foi um domingo de muito diálogo, reencontros e fortalecimento de parcerias. Ao lado de João Campos, Carlos Costa, Marília Arraes, Humberto Costa, Ângelo Ferreira e Madalena Britto, reafirmamos nosso compromisso de trabalhar por um Pernambuco cada vez mais forte, ouvindo as pessoas e construindo caminhos para o futuro”, destacou o deputado.





Representantes da Prefeitura de Jataúba participaram do Fórum Pernambucano de Esporte

O evento sediado pelo município de Belo Jardim aconteceu na última sexta (19) e recebeu gestores de todo o agreste. O secretário executivo de esportes de Pernambuco, Fabiano Tadeu Costa, esteve no evento apresentando os avanços na pasta através do esforço conjunto entre estado e municípios.

Representando Jataúba, a secretária de cultura, esportes, turismo e lazer, Edjaci Araújo, participou ativamente do encontro ao lado de parte de sua equipe. A secretária pontuou as dificuldades encontradas por pequenos municípios nessa área, as ações e avanços, apesar da escassez de recursos próprios.

O evento tem o objetivo de escutar os municípios em suas necessidades, e à partir disso, projetar e implementarem soluções que possam democratizar o acesso ao esporte e incentivar sua prática, principalmente entre os mais vulneráveis.



Mutirão “Brejo Tem Saúde” oferecerá consultas e exames especializados para reduzir filas de espera

Nos dias 13, 14 e 15 de julho, a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o mutirão “Brejo Tem Saúde”, com o objetivo de reduzir as filas de espera da regulação, atendendo demandas oriundas da Atenção Primária à Saúde.

Durante os dias de mutirão, serão ofertadas consultas com as seguintes especialidades: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, reumatologia e urologia.

Também serão realizados procedimentos como ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, biometria ultrassônica monocular, mapeamento de retina, microscopia especular de córnea e tonometria.

Os pacientes devem procurar a Central de Regulação, localizada na Policlínica Jerônimo César Tavares, na Praça Abel de Freitas, para obter mais informações sobre os atendimentos e procedimentos disponíveis.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, garantindo mais agilidade nos atendimentos e promovendo mais qualidade de vida para os brejenses.






Mendonça defende Priscila Krause e critica PSB por querer suspender atendimento de saúde e instrumentalizar a Polícia Federal contra adversários

“Priscila Krause é uma mulher pública íntegra, séria, ética e que, ao contrário do PSB, nunca se envolveu em escândalos. Por questão eleitor...