Na hora de escolher o nome que vai para a urna, os candidatos abusam da criatividade. Entre apelidos populares, referências a profissões, personagens, alimentos e celebridades, os registros apresentados à Justiça Eleitoral revelam uma coleção de nomes capazes de despertar curiosidade antes mesmo de o eleitor conhecer as propostas dos candidatos.
De Vovó Tsuname (Podemos-MG) a Batata Neles (PRD-RJ), a criatividade aparece em diferentes Estados e transforma a relação de concorrentes em uma atração à parte na campanha. Há ainda quem aposte em referências a políticos consolidados, como o Bolsonaro da Shopee (Novo-MT), sósia do ex-presidente que disputa vaga na Câmara.
Candidata pela primeira vez, Scheile Aparecida Soares Brandão é natural de Contagem (MG) e busca vaga na Assembleia Legislativa do Estado com o nome Vovó Tsuname. Já Sidney Morgado Nascimento Filho foi candidato a vereador em Quissamã (RJ) duas vezes sob o apelido de "Batata". Agora, ele tenta emplacar cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) como "Batata Neles".
Famosos
Vilmar Rigo viralizou nas redes sociais pela semelhança com o ex-presidente Jair Bolsonaro. O produtor rural adotou o nome "Bolsonaro da Shopee" nas urnas e busca se eleger com pautas ligadas ao setor produtivo, ao municipalismo e ao conservadorismo.
Em Minas Gerais, Plínio Vincentin Junior também apostou na aparência similar à de um político famoso para emplacar candidatura. Registrado como Plínio Trump (Novo), em referência ao presidente dos Estados Unidos, ele concorre a deputado federal em Minas Gerais.
Gastronomia
Na categoria gastronômica, Batata Neles está bem acompanhado. Farofa (PL) disputa uma vaga de deputado federal em São Paulo e também aparece entre os nomes que chamam atenção pela simplicidade.
Ocupação
Outro grupo numeroso reúne candidatos que levam para a urna a profissão, o local de trabalho ou alguma atividade pela qual são conhecidos. É o caso de Richardson da Padaria (União), candidato a deputado federal em São Paulo, além de Japonês das Caçambas (PRD) e Dercinho - O Negão do Caminhão (União), ambos candidatos a deputado federal no Estado.
Os nomes combinam apelidos com referências diretas ao cotidiano dos candidatos. Outros exemplos de candidatos a uma vaga na Câmara dos Deputados são Neguinho Celular (PL-BA), Carmen do Taxi (Podemos-RS), Nadijane do Uber (Solidariedade-CE) e Chiquinho dos Carneiros (PRD-CE).
Bordões e apelidos
Os apelidos que parecem nomes de personagens formam outro capítulo à parte. Gordinho do Momento (PDT-BA) disputa uma vaga de deputado federal pela Bahia e está entre os exemplos mais marcantes. O nome já era utilizado publicamente pelo candidato antes da disputa eleitoral e acabou migrando para a urna.
Os animais também acabaram representados na eleição, pelo menos nos apelidos. Lia Nogueira - O Bichão do MS (PSDB) disputa uma vaga de deputada estadual em Mato Grosso do Sul. Ao lado dela aparecem nomes como Dr. Vira Lata (PSB-SP), Raposão do Povão (Podemos-RR) e Cicero Animal das Pistas (Mobiliza-CE), que chamam atenção pela combinação incomum de palavras.
Alguns candidatos preferiram nomes que transmitem impacto imediato. Bomba (Novo-RJ) disputa uma vaga de deputado estadual. Já Flávio Ferrari - Faca na Bota (União-PR) é candidato a deputado federal pelo Paraná.
Entre os nomes difíceis de esquecer está Lambe-Lambe (PSB-PR), candidato a deputado federal pelo Paraná. Em Pernambuco, Trezoitão (PL-PE) disputa uma vaga de deputado federal. No Rio de Janeiro, Zé Ninguém (Mobiliza-RJ) concorre ao mesmo cargo.





Nenhum comentário:
Postar um comentário