O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), tornou público, nesta quarta-feira (26), o edital do 17º Pernambuco de Todas as Paixões, voltado à seleção e premiação de espetáculos cênicos que integram o ciclo das tradições cristãs no estado. Esta edição inaugura a aplicação do marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC) pela Fundarpe, modernizando procedimentos, ampliando o acesso e simplificando etapas de inscrição.
As inscrições estarão abertas de 2 a 19 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/
AVANÇOS DO EDITAL - Com a adoção das diretrizes apontadas pelo marco regulatório (Lei Federal 14.835 de 2024), o edital traz algumas novidades em relação à edição anterior. Um dos destaques é a inversão da ordem antiga, priorizando a análise artística das propostas antes da habilitação documental, O objetivo, além de desburocratizar o processo, é valorizar o mérito criativo das inscrições.
Vale ressaltar que a avaliação será conduzida por pareceristas selecionados por sorteio entre os profissionais credenciados no banco de avaliadores da Fundarpe, assegurando isonomia e transparência no processo.
Para esclarecer os detalhes dos avanços da 17ª edição do Ciclo das Paixões, a Fundarpe realizará uma capacitação gratuita voltada para a classe artística, apresentando detalhes do novo processo de inscrição - mais simplificado e democrático a partir do marco regulatório do SNC.
“A cada edição do Pernambuco de Todas as Paixões reafirmamos a força da cadeia produtiva das artes cênicas em nosso Estado. Ao apoiar espetáculos que celebram o Ciclo das Paixões, o Governo de Pernambuco promove trabalho, renda, circulação artística e desenvolvimento local. É uma política cultural que valoriza quem faz arte e, ao mesmo tempo, amplia o acesso da população ao que temos de mais simbólico e significativo”, ressalta a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.
“A atuação da Fundarpe no fortalecimento do Ciclo das Paixões reafirma o compromisso da governadora Raquel Lyra em ampliar o acesso à cultura e apoiar manifestações que fazem parte da identidade do povo pernambucano. O Pernambuco de Todas as Paixões é um dos momentos mais simbólicos do nosso calendário, reunindo tradição, memória e grande participação popular em todas as regiões do Estado”, destaca a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
O edital contempla espetáculos que dialoguem com o imaginário da Paixão de Cristo e as manifestações culturais do período, abrangendo propostas tradicionais e contemporâneas — teatro, teatro de rua, performance, ópera popular, bonecos, entre outras linguagens. Podem participar pessoas jurídicas da área cultural com sede e atuação em Pernambuco, além de pessoas físicas que representam grupos culturais com atuação comprovada em Pernambuco.
Adotando políticas afirmativas que atribuem pontuação adicional à análise artística conforme identidade racial/cor, gênero, idade ou participação de pessoas com deficiência na equipe, o edital também engloba critérios que asseguram a distribuição regional dos projetos, garantindo representatividade das macrorregiões do Estado.
A avaliação artística das propostas será feita entre os dias 20 e 29 de dezembro, com divulgação do resultado final em 26 de janeiro de 2026. Já a fase de habilitação documental será realizada de 27 a 29 de janeiro, seguida do pagamento dos prêmios até 23 de fevereiro. A apresentação dos espetáculos selecionados será de 24 de março a 23 de abril de 2026.
ATENDIMENTO - Em caso de esclarecimentos sobre o edital, o e-mail para contato é o ciclodaspaixoesfundarpe@gmail.

Nenhum comentário:
Postar um comentário