O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), terá a tradição e ancestralidade homenageada pelo Afro PE – Vozes Ancestrais, evento realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), no Observatório Cultural Torre Malakoff, no Recife. Com entrada gratuita, a partir das 15h, serão promovidos debates, degustação de comida terreiro e apresentações culturais de grupos como Maracatu Nação Maracambuco e do Bongar, com Caetana, Uana e Gabriel Sá juntos no palco.
O Afro PE – Vozes Ancestrais reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco em tornar os equipamentos culturais do Estado mais democráticos e inclusivos como parte das políticas públicas da atual gestão. A iniciativa tem o propósito de valorizar a arte afro-brasileira e destacar seu protagonismo na identidade da nação cultural pernambucana.
“A Torre Malakoff abre as portas para receber o Afro PE – Vozes Ancestrais, programação 100% gratuita do Governo de Pernambuco em homenagem ao Dia da Consciência Negra. É um encontro com vozes potentes e representativas da nossa cultura. Vamos debater temas importantes, ouvir música de qualidade e celebrar a cultura popular. Convido todo mundo para fazer uma festa bonita e à altura das nossas vozes ancestrais”, ressalta Carla Pereira, diretora de Ações Culturais da Fundarpe.
PROGRAMAÇÃO - Às 15h, o público será recepcionado pelo Maracatu Nação Maracambuco (Maracatu de Baque Virado), representante deste bem cultural reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No mesmo horário, outra atração será o Polo de Cultura Alimentar, dando destaque à gastronomia dedicada à preparação de comidas de terreiro.
Em seguida, a partir das 16h, a Mesa de Debates reúne os artistas Jadion Helena, Gabriel Sá e Uana para promover uma conversa que apresente perspectivas sobre arte, memória e representatividade da cultura negra na nova cena cultural pernambucana.
A programação encerra, às 18h, com um show especial do grupo Bongar, nascido na Nação Xambá, Patrimônio Vivo de Pernambuco. A apresentação terá a participação especial de nomes da nova cena da música pernambucana: Caetana, Uana e Gabriel Sá.
Programação do Afro PE – Vozes Ancestrais

Nenhum comentário:
Postar um comentário