Minha lista de blogs

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

O pernambucano Jorge Messias é indicado por Lula para o cargo de ministro do STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta quinta-feira (20), a indicação do advogado-geral da União, o pernambucano Jorge Messias, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Para tomar posse, o indicado ainda terá de ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário principal da Casa. São necessários, pelo menos, 41 votos para a aprovação, maioria absoluta entre os 81 senadores.

Se receber o aval do Senado, Messias ocupará a vaga aberta com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, que deixou a Corte no dia 18 de outubro.

O outro cotado para a vaga era o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, que é advogado.

Messias se torna a terceira indicação de Lula no atual mandato. Os outros dois foram Flávio Dino, para o lugar de Rosa Weber, e Cristiano Zanin, que substituiu Ricardo Lewandowski.

Lula se reuniu com Jorge Messias pela manhã no Palácio da Alvorada, antes de embarcar para uma agenda em São Paulo. De lá, nesta sexta, o presidente viajará para a África do Sul, para participar da Cúpula de Líderes do G20.

                       BIOGRAFIA

Jorge Messias nasceu no Recife e tem 45 anos de idade. Se aprovado pelo Senado, poderá ficar no STF até 2055. Ele é advogado-geral da União desde janeiro de 2023, quando o presidente Lula iniciou o novo mandato. Desde então, tem atuação considerada sólida na defesa dos interesses do governo junto à Justiça.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre e doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília, Messias é visto dentro do governo como hábil conhecedor das leis e do mundo jurídico.

Ingressou na Advocacia Geral da União, na carreira de procurador da Fazenda Nacional, em 2007.

Conta a favor do indicado também o fato de ser evangélico, o que ser considerado um aceno do governo à ala conservadora da política.

No governo Dilma Rousseff, Jorge Messias era subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Ele também atuou nas áreas jurídicas dos ministérios da Educação, Casa Civil e Ciência e Tecnologia.

Também exerceu os cargos de procurador do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), consultor jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, secretário de regulação e supervisão da Educação Superior no Ministério da Educação, subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil e assistente parlamentar do senador Jaques Wagner (PT-BA).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pernambucano Jorge Messias é indicado por Lula para o cargo de ministro do STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta quinta-feira (20), a indicação do advogado-geral da União, o pernambucano Jorge Me...