Minha lista de blogs

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Conheça reis da Biblia que lembram Bolsonaro

Ex-presidente que já foi comparado ao rei Davi agora se assemelha mais a monarcas biblicos conhecidos por paranoia e crueldade.

Bolsonaro, no começo de seu mandato, foi comparado ao rei Davi pelo bispo Edir Macedo. Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, afirmou que Bolsonaro, ao lutar contra a "doutrinação progressista", era um Davi lutando contra o gigante Golias. Bolsonaro, em sua cela de 12 metros quadrados na Superintendência da Polícia Federal, se parece com qual rei da Bíblia?

A trajetória de Jair Messias Bolsonaro está entrelaçada a versículos e imagens bíblicas, da campanha eleitoral de 2018 até o dia da decretação de sua prisão, em 22 de novembro de 2025. Não há uma foto de Bolsonaro segurando uma Bíblia, como fez Donald Trump, em 2020, em frente à Igreja Episcopal de Washington D.C., mas sua imagem política está associada ao livro sagrado como a de nenhum outro político brasileiro.

Se a campanha vitoriosa de Jair Bolsonaro, em 2018, ficou marcada pela repetição do versículo: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32), seu recolhimento ao cárcere ficará marcado pelo versículo extraído do livro do Eclesiastes: "Quem abre uma cova nela cairá" (10:8).

O epitáfio bíblico para a carreira de Bolsonaro foi lido pelo pastor Ismael Lopes na vigília promovida por Flávio Bolsonaro. Ismael, bem ao estilo dos profetas do Antigo Testamento, voltou-se para o filho 01 e disse: "seu pai abriu 700 mil covas na pandemia".

Bolsonaro não se parece com o mítico rei Davi. Tampouco lhe cabe o figurino do sábio Salomão. Mas isso não significa que os ocupantes da monarquia israelita não tenham produzido personagens patéticos aos quais Bolsonaro possa ser comparado.

Saul, o primeiro rei de Israel, lembra Bolsonaro. Saul tentou manipular a religião em seu favor, assim como Bolsonaro fez na sua passagem pela Presidência da República. Saul é retratado como rei que tinha paranoia e era acometido por acessos de fúria, algo parecido com o que se vê em Bolsonaro.

Outro personagem bíblico com o qual Bolsonaro pode ser comparado é o rei Roboão, filho de Salomão. O marco de seu reinado foi a divisão do reino de Israel. Ao ascender ao trono, Roboão declarou a seus súditos: "... meu pai vos castigou com açoites; eu, porém, vos castigarei com escorpiões (1 Reis 12:14)". Essa crueldade e sadismo de Roboão lembram Bolsonaro durante a pandemia da Covid, quando ele imitou pessoas com falta de ar e mostrou-se insensível diante das mortes, afirmando: "Eu não sou coveiro".

Acabe é outro rei bíblico ao qual Bolsonaro pode ser comparado. A nação de Israel já estava dividida entre os reinos do Sul e do Norte. Acabe reinou sobre as tribos do Norte. Esse rei ficou conhecido pelo papel que sua mulher, a rainha Jezabel, desempenhou na sua vida. Acabe é descrito como um rei fraco que é ofuscado por uma mulher forte. Jezabel, assim como Michelle Bolsonaro, colocou a religião dentro do palácio. No caso, era a religião dos profetas de Baal, pois só falavam o que ela e o rei queriam ouvir.

Conta o livro bíblico dos Reis que Acabe queria fazer uma guerra, mas estava inseguro se sairia vitorioso. Os Malafaias e Macedos da época garantiam que o rei venceria a batalha. Somente o obscuro profeta Micaías dizia que ele seria derrotado. Micaías foi esbofeteado e Acabe acabou derrotado.

Na prisão, Bolsonaro terá tempo de ler e estudar a Bíblia. Caso o faça, perceberá que tanto o Antigo quanto o Novo Testamento não omitem os erros de seus heróis, nem negam a possibilidade de arrependimento aos vilões mais abomináveis. Um exemplo é o rei Manassés, tido como o pior da história de Israel. Já velho, Manassés foi preso, arrependeu-se de seus pecados e foi perdoado por Deus.



Escrito por: Valdinei Ferreira é um sociólogo e teólogo, doutor em sociologia pela USP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeita Drª Cátia reuni com mães atípicas de Jataúba

Em clima harmônico, na tarde desse sábado (31/01), a prefeita Drª Cátia Ribeiro , reuniu com as mães atípicas  na Prefeitura Municipal, soli...