A equipe do Sisar formada por, Thais Santos Presidente do Sisar Agreste Central, Ana Lucia Alencar - supervisora social SRHS, Wiliam Ferreira - Gerente Geral de mobilização social SRHS, David Gusmão - Gerente Técnico da SRHS (engenheiro), que esclareceram diversos pontos positivos e os desafios do abastecimento d`água nas comunidades rural do município, em alcançar a população rural com sistemas simplificados de abastecimento. Foi destacado que em Pernambuco, já existem quatro unidades implantadas: Sisar Moxotó, Sisar Pajeú, Sisar Sertão Central/Araripe e Sisar Sertão do São Francisco. Juntos, eles atendem 56 municípios. O Sisar Agreste Central que inclui Jataúba será o quinto a ser instalado, ampliando a cobertura dos Sisars para 82 municípios do estado.
Jataúba terá um investimento de R$ 6,5 milhões em infraestrutura hídrica, com implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), nas comunidades rurais: Sítios Impoeiras, Serrote Apertado, Apolinário, Riacho das Éguas, Jacarará e Mariana.
O empreendimento envolverá: 28 Km de Adutora, 1 ETA, 7 Reservatórios, 59 Km rede distribuidora, para o investimento de R$ 6,5 mi, o que beneficiará, priori estas 6 Comunidades, e aproximadamente 824 pessoas.
De maneira inicial o projeto foi apresentado, antecipou uma captação de água realizada por meio de um flutuante na barragem Poço Fundo. Após a captação, a água seguirá por uma adutora com extensão de 720 metros e diâmetro nominal (DN) de 150 mm até a Estação de Tratamento de Água (ETA), que será do tipo compacta aberta em fibra de vidro. Após o tratamento, a água será encaminhada pela estação elevatória até os 6 reservatórios elevados de 15 m³, composto por 31.470 metros de rede de distribuição e 246 ligações prediais.
Também foi apresentado o traçado inicial do projeto, "neste momento já está em elaboração, visto que as equipes: ambiental e de engenharia já estiveram nas localidades. No entanto, agora entramos com o trabalho social (etapa prévia). Momento em que precisaremos realizar reunião com a municipalidade, com órgãos de controle social, sindical, assim como, reuniões com as pessoas que serão beneficiadas, através de assembleias das associações comunitárias rurais que atuam nas localidades. Enfim, para estas tarefas nossa equipe ficará em Jataúba no período de 29/09 a 02/10/2025, para além das reuniões, realizar reconhecimento de território, entrevistas orais, identificação de artefatos sociais, reuniões com os presidentes das associações das seguintes comunidades rurais que serão contempladas pelo SAA. Tudo isso para subsidiar a elaboração do diagnóstico socio territorial, seguindo do Projeto do Trabalho Social, que será executado no período antes e durante a obra do SAA. E posteriormente, o plano e o sistema ser repassado para gerenciamento através do SISAR Agreste Central", ressaltou Wiliam Ferreira - Gerente Geral de mobilização social SRHS.













































Nenhum comentário:
Postar um comentário