Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Arpen-PE realiza aula inaugural gratuita sobre Registro Civil com foco na cidadania na Amazônia

Buscando aprofundar a discussão sobre o papel transformador do Registro Civil como instrumento de garantia de direitos e promoção da cidadania, especialmente em regiões com grandes desafios de acesso, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE) realiza, no próximo dia 2 de outubro, às 19h, a aula inaugural do Curso de Atualização em Registro Civil das Pessoas Naturais, com o tema “Registro Civil de Pessoas Naturais: a cidadania que floresce na Amazônia”. O evento será em formato online e oferecido de forma gratuita.

A programação contará com palestras de Geiza Elem Souza de Matos, Tabeliã e Registradora do Cartório Extrajudicial de Barcelos-AM, e Letícia Camargo Carvalho, Registradora Civil do Ofício Único da Comarca de São Gabriel da Cachoeira-AM. A mediação ficará por conta da registradora civil Renata Cortez, que também é conselheira da Arpen-PE. Os interessados devem se inscrever através do seguinte link: https://forms.gle/7R8MFv2xpUm9NdNY8.

Para o presidente da Arpen-PE, Marcos Torres, o tema da aula inaugural representa um olhar necessário para realidades que ainda enfrentam barreiras no pleno exercício da cidadania. “O Registro Civil é a porta de entrada para todos os demais direitos. Levar essa discussão para o contexto amazônico é também reconhecer a importância do trabalho dos registradores em locais de difícil acesso, onde cada certidão representa um avanço concreto na inclusão social”, afirma Torres.

O curso conta com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Pernambuco (Anoreg-PE) e a aula é destinada tanto a profissionais da área jurídica e registral quanto a estudantes e demais interessados na temática da cidadania e dos direitos fundamentais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo entrega 10 novas ambulâncias com suporte de UTI móvel para renovar frota de hospitais da Rede Estadual.

Os veículos fazem parte de uma remessa total de 40 ambulâncias que serão destinadas às unidades hospitalares Garantindo a melhoria na assist...