O Recife é a atual cidade por onde circula o micro-ônibus do projeto Hacklab Volante, iniciativa de arte, tecnologia e educação que saiu de Belo Horizonte (MG) para percorrer o Nordeste com sua proposta educacional e lúdica. Depois de ter passado por Natal (RN) e João Pessoa (PB), o Hacklab Volante circula por espaços públicos da cidade, até o dia 12 de outubro, levando a experiência gratuita que reúne ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências ambulante.
Na capital pernambucana, o veículo estacionou, nesta segunda-feira (29), na Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Senhora do Pilar, no Bairro do Recife, e segue, nesta quarta-feira (1º/10), para o Compaz Atriz Leda Alves, na Comunidade do Bode, no bairro do Pina.
“A iniciativa traz uma exposição de arte e tecnologia itinerante exibida gratuitamente em espaços públicos. Também vamos realizar seis oficinas na cidade”, explica Fred Paulino, natural de Belo Horizonte e idealizador do Gambiologia, projeto com circulação internacional.
“Estar na capital pernambucana com uma iniciativa própria e de grande porte é também uma realização pessoal. Vamos circular por nove locais da cidade ao longo de duas semanas, levando essa troca, esse intercâmbio e a alegria de compartilhar cultura e tecnologia”, pontua o coordenador do Gambiologia.
ITINERÂNCIA NO RECIFE
Depois do Compaz Leda Alves, o projeto seguirá em outubro com uma série de apresentações em diferentes locais da cidade; Na sexta-feira (3), o bairro do Recife Antigo, no Observatório do Recife; e, no sábado (4), a ação chega ao Parque da Tamarineira.
Já no domingo (5), ocupa o Parque Santana; no dia 8 de outubro, o Compaz Eduardo Campos, no bairro da Linha do Tiro. Já no dia 10, a exposição acontece no Campo do Nacional, na UR-1, no Ibura; e, no dia 11, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O encerramento será no dia 12 de outubro, quando retorna ao Recife Antigo, desta vez na Avenida Rio Branco.
Essa é a primeira turnê do projeto, realizado pelo Gambiologia, desde 2008, pelo Nordeste. No Rio Grande do Norte e na Paraíba foi recebido por milhares de visitantes de todas as idades, especialmente crianças. “Agora é a vez do Recife, cidade que sempre me inspirou, pois sou da geração dos anos 70 e cresci nos anos 90 acompanhando o surgimento do Manguebeat, que influenciou profundamente a Gambiologia. Tanto que até carrego uma tatuagem de caranguejo dessa época”, ressalta Fred Paulino.
ATIVIDADES E OFICINAS
As visitas ao ônibus são guiadas por monitores, em grupos de até dez pessoas, com duração aproximada de quinze minutos. O público terá acesso a quase 20 obras de arte eletrônica e interativa de artistas brasileiros e internacionais, entre eles Fred Paulino (curador e idealizador do projeto), Guto Lacaz, Sara Lana, Arthur Joly, Jorge Crowe, entre outros.
Além das exposições, o Hacklab Volante oferece os chamados Businhos: oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos, voltadas a estudantes da rede pública. Durante a aula, os jovens constroem e customizam um adereço em formato de ônibus numa introdução prática à eletrônica e ao design de produto.
A ideia é que eles construam e customizem seus próprios ônibus em miniatura, equipados com LEDs e componentes eletrônicos, estimulando criatividade, pensamento crítico e inventividade. A metodologia, já aplicada em várias cidades do Brasil, permite atender turmas de até 35 crianças
TURNÊ NORDESTE
Criado em Minas Gerais, em 2022, o Hacklab já percorreu quase 30 cidades no Brasil. Em 2025, realiza sua primeira turnê pelo Nordeste, passando por Natal, João Pessoa e agora Recife. A circulação é viabilizada pelo Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça. O projeto conta com o apoio da Prefeitura do Recife na circulação pela capital pernambucana.
Fred Paulino, artista e coordenador do projeto, destaca o caráter acessível da iniciativa. “A gente busca apresentar às pessoas uma linguagem artística que seja democrática e inclusiva. Muitas vezes, a tecnologia é apresentada de forma sofisticada, que afasta, ao invés de aproximar. Nosso objetivo é justamente o contrário: criar experiências abertas, acessíveis, com recursos de acessibilidade como rampa, audioguia e intérprete de Libras”, afirma.
SOBRE O HACKLAB VOLANTE
O Hacklab Volante é um projeto do coletivo Gambiologia, em parceria com o Instituto Cabra. Criado em 2022 em Minas Gerais, o Hacklab Volante já percorreu quase 30 cidades em diversos estados brasileiros. O veículo é uma escultura eletrônica ambulante de estética irreverente, equipada com obras interativas, esculturas mecânicas, jogos eletrônicos, energia solar, sintetizadores, arte sonora e o “menor cinema do mundo”: uma cabine de exibição para duas pessoas.
A proposta parte da Gambiologia — estudo da gambiarra como linguagem estética e social — para discutir a tecnologia como ferramenta de transformação cultural, ambiental e educativa.
SERVIÇO:
Hacklab Volante no Recife
29 de setembro a 12 de outubro de 2025
Exposição em espaços públicos e oficinas em escolas municipais e Paço do Frevo
Mais informações: @gambiologia.oficial
PROGRAMAÇÃO - EXPOSIÇÕES
29/09 – Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Senhora do Pilar (Bairro do Recife)
1º/10 – Compaz Atriz Leda Alves (Comunidade do Bode, Pina)
03/10 – Observatório do Recife (Recife Antigo)
4/10 – Parque da Tamarineira
5/10 – Parque Santana
8/10 – Compaz Eduardo Campos (Linha do Tiro)
10/10 – Campo do Nacional (UR-1, Ibura)
11/10 – Parque Dona Lindu (Boa Viagem)
12/10 – Avenida Rio Branco (Recife Antigo)