Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Hacklab Volante, micro-ônibus que leva arte, cultura e educação por onde passa, estaciona no Recife

Entre 29 de setembro e 12 de outubro, micro-ônibus adaptado com tecnologia, educação e cultura circula por espaços públicos, escolas, unidades do Compaz e pelo Paço do Frevo com atividades gratuitas

Recife é a atual cidade por onde circula o micro-ônibus do projeto Hacklab Volante, iniciativa de arte, tecnologia e educação que saiu de Belo Horizonte (MG) para percorrer o Nordeste com sua proposta educacional e lúdica. Depois de ter passado por Natal (RN) e João Pessoa (PB), o Hacklab Volante circula por espaços públicos da cidade, até o dia 12 de outubro, levando a experiência gratuita que reúne ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências ambulante. 

Na capital pernambucana, o veículo estacionou, nesta segunda-feira (29), na Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Senhora do Pilar, no Bairro do Recife, e segue, nesta quarta-feira (1º/10), para o Compaz Atriz Leda Alves, na Comunidade do Bode, no bairro do Pina.

“A iniciativa traz uma exposição de arte e tecnologia itinerante exibida gratuitamente em espaços públicos. Também vamos realizar seis oficinas na cidade”, explica Fred Paulino, natural de Belo Horizonte e idealizador do Gambiologia, projeto com circulação internacional.

“Estar na capital pernambucana com uma iniciativa própria e de grande porte é também uma realização pessoal. Vamos circular por nove locais da cidade ao longo de duas semanas, levando essa troca, esse intercâmbio e a alegria de compartilhar cultura e tecnologia”, pontua o coordenador do Gambiologia.

ITINERÂNCIA NO RECIFE

Depois do Compaz Leda Alves, o projeto seguirá em outubro com uma série de apresentações em diferentes locais da cidade; Na sexta-feira (3), o bairro do Recife Antigo, no Observatório do Recife; e, no sábado (4), a ação chega ao Parque da Tamarineira.

Já no domingo (5), ocupa o Parque Santana; no dia 8 de outubro, o Compaz Eduardo Campos, no bairro da Linha do Tiro. Já no dia 10, a exposição acontece no Campo do Nacional, na UR-1, no Ibura; e, no dia 11, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O encerramento será no dia 12 de outubro, quando retorna ao Recife Antigo, desta vez na Avenida Rio Branco. 

Essa é a primeira turnê do projeto, realizado pelo Gambiologia, desde 2008, pelo Nordeste. No Rio Grande do Norte e na Paraíba foi recebido por milhares de visitantes de todas as idades, especialmente crianças. “Agora é a vez do Recife, cidade que sempre me inspirou, pois sou da geração dos anos 70 e cresci nos anos 90 acompanhando o surgimento do Manguebeat, que influenciou profundamente a Gambiologia. Tanto que até carrego uma tatuagem de caranguejo dessa época”, ressalta Fred Paulino.

ATIVIDADES E OFICINAS

As visitas ao ônibus são guiadas por monitores, em grupos de até dez pessoas, com duração aproximada de quinze minutos. O público terá acesso a quase 20 obras de arte eletrônica e interativa de artistas brasileiros e internacionais, entre eles Fred Paulino (curador e idealizador do projeto), Guto Lacaz, Sara Lana, Arthur Joly, Jorge Crowe, entre outros.

Além das exposições, o Hacklab Volante oferece os chamados Businhos: oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos, voltadas a estudantes da rede pública. Durante a aula, os jovens constroem e customizam um adereço em formato de ônibus numa introdução prática à eletrônica e ao design de produto. 

A ideia é que eles construam e customizem seus próprios ônibus em miniatura, equipados com LEDs e componentes eletrônicos, estimulando criatividade, pensamento crítico e inventividade. A metodologia, já aplicada em várias cidades do Brasil, permite atender turmas de até 35 crianças

TURNÊ NORDESTE

Criado em Minas Gerais, em 2022, o Hacklab já percorreu quase 30 cidades no Brasil. Em 2025, realiza sua primeira turnê pelo Nordeste, passando por Natal, João Pessoa e agora Recife. A circulação é viabilizada pelo Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça. O projeto conta com o apoio da Prefeitura do Recife na circulação pela capital pernambucana.

Fred Paulino, artista e coordenador do projeto, destaca o caráter acessível da iniciativa. “A gente busca apresentar às pessoas uma linguagem artística que seja democrática e inclusiva. Muitas vezes, a tecnologia é apresentada de forma sofisticada, que afasta, ao invés de aproximar. Nosso objetivo é justamente o contrário: criar experiências abertas, acessíveis, com recursos de acessibilidade como rampa, audioguia e intérprete de Libras”, afirma.

SOBRE O HACKLAB VOLANTE

Hacklab Volante é um projeto do coletivo Gambiologia, em parceria com o Instituto CabraCriado em 2022 em Minas Gerais, o Hacklab Volante já percorreu quase 30 cidades em diversos estados brasileiros. O veículo é uma escultura eletrônica ambulante de estética irreverente, equipada com obras interativas, esculturas mecânicas, jogos eletrônicos, energia solar, sintetizadores, arte sonora e o “menor cinema do mundo”: uma cabine de exibição para duas pessoas.

A proposta parte da Gambiologia — estudo da gambiarra como linguagem estética e social — para discutir a tecnologia como ferramenta de transformação cultural, ambiental e educativa.

SERVIÇO:
Hacklab Volante no Recife
29 de setembro a 12 de outubro de 2025
Exposição em espaços públicos e oficinas em escolas municipais e Paço do Frevo
Mais informações: @gambiologia.oficial

PROGRAMAÇÃO - EXPOSIÇÕES

29/09 – Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Senhora do Pilar (Bairro do Recife)
1º/10 – Compaz Atriz Leda Alves (Comunidade do Bode, Pina)
03/10 – Observatório do Recife (Recife Antigo)
4/10 – Parque da Tamarineira
5/10 – Parque Santana
8/10 – Compaz Eduardo Campos (Linha do Tiro)
10/10 – Campo do Nacional (UR-1, Ibura)
11/10 – Parque Dona Lindu (Boa Viagem)
12/10 – Avenida Rio Branco (Recife Antigo)




Anderson Correia propõe programa estadual de microchipagem de animais de grande porte após acidentes nas estradas de Pernambuco

O vereador e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UP) apresentou uma indicação à Secretaria de Meio Ambiente e à Secretaria Executiva da Causa Animal de Pernambuco solicitando a implantação de um programa estadual de microchipagem de animais de grande porte, em parceria com as prefeituras. O objetivo é identificar e controlar cavalos, bois e outros animais que circulam soltos em vias públicas e rodovias, situação que tem causado acidentes graves e fatais em diversas regiões do Estado.

A proposta defende que a microchipagem é uma medida moderna e eficaz, pois permite identificar o tutor responsável e coibir práticas de abandono ou negligência. Além disso, o programa possibilita a realização de ações educativas sobre guarda responsável e campanhas de conscientização voltadas à segurança da população e ao bem-estar animal. O vereador destacou ainda que a medida permite responsabilizar legalmente o tutor do animal em caso de acidentes nas vias públicas, tirando do poder público a responsabilidade sobre eventuais danos materiais ou mortes causados por animais soltos em estradas e rodovias.

“A microchipagem é uma forma segura de proteger vidas humanas e animais. Além de evitar tragédias, o microchip permitirá identificar e responsabilizar o tutor, coibindo o abandono e estimulando a posse responsável. Esperamos que a Secretaria da Causa Animal do Estado atenda à nossa solicitação e desenvolva políticas públicas eficazes na prevenção de acidentes envolvendo animais nas estradas, para que não precisemos mais presenciar casos como o da morte de um casal em Garanhuns, em um acidente possivelmente causado por uma colisão em um cavalo encontrado morto no local”, afirmou Correia, destacando que a iniciativa requer um esforço conjunto entre o Estado e os municípios para garantir mais segurança nas estradas e reforçar o compromisso de Pernambuco com a proteção animal e a segurança pública.






Superintendente da Sudene e governadora Raquel Lyra tratam sobre parcerias para o estado

Reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (30) no Palácio do Campo das Princesas

Em reunião com a governadora Raquel Lyra, o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, apresentou as prioridades de sua gestão para o Nordeste. Além disso, trataram sobre parcerias para a atração de investimentos para  Pernambuco.  Um dos assuntos abordados foi a construção do ramal pernambucano da Transnordestina, ligando Salgueiro ao Porto de Suape. 

“Foi uma conversa muito importante, um diálogo para desenvolver projetos de interesse dos governos federal e estadual a serem implantados em Pernambuco”, afirmou Francisco Alexandre. Na pauta, estiveram o resultado da Chamada Nordeste e o volume de recursos do FNE 2026 para o estado, uma das principais fontes de financiamento para empreendimentos na Região. 

Outro tema abordado na reunião foi o trabalho, em andamento na Sudene, de atualização da carteira de projetos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Em alinhamento com os estados, os projetos serão apresentados a investidores nacionais e internacionais ainda nesta semestre. 

Também participaram do encontro, na manhã desta terça-feira (30), no Palácio do Campo das Princesas,  os deputados Doriel Barros e João Paulo,  os secretários Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Fabrício Marques (Planejamento e Gestão) e João Sales (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais). Da Sudene, esteve presente José Farias, coordenador-geral de Estudos e Pesquisa.






Deputado Lula da Fonte destina R$ 335 mil para reforma de laboratório de caprinos e ovinos da UFRPE

O deputado federal e segundo-secretário Lula da Fonte (UP-PE) anunciou a destinação de R$ 335 mil no orçamento do próximo ano para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O recurso será utilizado na reforma e modernização do laboratório de caprinos e ovinos do curso de Medicina Veterinária. O anúncio foi realizado ao lado da reitora da Universidade, Dra. Maria José de Sena.

O investimento vai fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo melhores condições para a formação de estudantes e para o desenvolvimento de tecnologias que beneficiem a cadeia produtiva de caprinos e ovinos, setor de grande importância econômica para o Agreste e o Sertão de Pernambuco.

Além de impulsionar a produção e a inovação científica, a modernização do espaço trará impactos diretos no bem-estar animal, já que permitirá melhores práticas de manejo, diagnóstico e tratamento, contribuindo para a saúde dos rebanhos e para a redução de doenças que afetam pequenos produtores rurais.

“Investir em educação, ciência e inovação é pensar no futuro do nosso estado. Esse recurso vai permitir que a UFRPE continue sendo referência na formação de profissionais e na geração de conhecimento que melhora a vida de quem trabalha no campo”, destacou Lula da Fonte.

Com a iniciativa, o deputado reforça seu compromisso com a educação superior pública, com o fortalecimento das atividades de pesquisa e extensão e com políticas que promovem o desenvolvimento econômico aliado ao bem-estar animal em Pernambuco, especialmente nas regiões do Sertão e do Agreste.





Arpen-PE realiza aula inaugural gratuita sobre Registro Civil com foco na cidadania na Amazônia

Buscando aprofundar a discussão sobre o papel transformador do Registro Civil como instrumento de garantia de direitos e promoção da cidadania, especialmente em regiões com grandes desafios de acesso, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE) realiza, no próximo dia 2 de outubro, às 19h, a aula inaugural do Curso de Atualização em Registro Civil das Pessoas Naturais, com o tema “Registro Civil de Pessoas Naturais: a cidadania que floresce na Amazônia”. O evento será em formato online e oferecido de forma gratuita.

A programação contará com palestras de Geiza Elem Souza de Matos, Tabeliã e Registradora do Cartório Extrajudicial de Barcelos-AM, e Letícia Camargo Carvalho, Registradora Civil do Ofício Único da Comarca de São Gabriel da Cachoeira-AM. A mediação ficará por conta da registradora civil Renata Cortez, que também é conselheira da Arpen-PE. Os interessados devem se inscrever através do seguinte link: https://forms.gle/7R8MFv2xpUm9NdNY8.

Para o presidente da Arpen-PE, Marcos Torres, o tema da aula inaugural representa um olhar necessário para realidades que ainda enfrentam barreiras no pleno exercício da cidadania. “O Registro Civil é a porta de entrada para todos os demais direitos. Levar essa discussão para o contexto amazônico é também reconhecer a importância do trabalho dos registradores em locais de difícil acesso, onde cada certidão representa um avanço concreto na inclusão social”, afirma Torres.

O curso conta com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Pernambuco (Anoreg-PE) e a aula é destinada tanto a profissionais da área jurídica e registral quanto a estudantes e demais interessados na temática da cidadania e dos direitos fundamentais.





Sisar - Sistema Integrado de Saneamento Rural, chega à Jataúba e irá beneficiar seis comunidades.

Na tarde desta segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Jataúba promoveu a primeira reunião com o Sisar – Sistema Integrado de Abastecimento Rural da região do Agreste Central pernambucano. No encontro com a participação da gestora do município, prefeita Drª Cátia Ribeiro, vereadores(a) presidente da Câmara Municipal, vereador Chico de Irineu, Carla Paiva, Junior do Riacho do Meio, Zito Lopes e Diego, diversos secretários(as) e servidores do município.

A equipe do Sisar formada por, Thais Santos Presidente do Sisar Agreste Central, Ana Lucia Alencar - supervisora social SRHS, Wiliam Ferreira - Gerente Geral de mobilização social SRHS, David Gusmão - Gerente Técnico da SRHS (engenheiro), que esclareceram diversos pontos positivos e os desafios do abastecimento d`água nas comunidades rural do município, em alcançar a população rural com sistemas simplificados de abastecimento.  Foi destacado que em Pernambuco, já existem quatro unidades implantadas: Sisar Moxotó, Sisar Pajeú, Sisar Sertão Central/Araripe e Sisar Sertão do São Francisco. Juntos, eles atendem 56 municípios. O Sisar Agreste Central que inclui Jataúba será o quinto a ser instalado, ampliando a cobertura dos Sisars para 82 municípios do estado.


 Jataúba terá um investimento de R$ 6,5 milhões em infraestrutura hídrica, com implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), nas comunidades rurais: Sítios Impoeiras, Serrote Apertado, Apolinário, Riacho das Éguas, Jacarará e Mariana.

O empreendimento envolverá: 28 Km de Adutora, 1 ETA, 7 Reservatórios, 59 Km rede distribuidora, para o investimento de R$ 6,5 mi, o que beneficiará, priori estas 6 Comunidades, e aproximadamente 824 pessoas. 


  De maneira inicial o projeto foi apresentado, antecipou uma captação de água realizada por meio de um flutuante na barragem Poço Fundo. Após a captação, a água seguirá por uma adutora com extensão de 720 metros e diâmetro nominal (DN) de 150 mm até a Estação de Tratamento de Água (ETA), que será do tipo compacta aberta em fibra de vidro. Após o tratamento, a água será encaminhada pela estação elevatória até os 6 reservatórios elevados de 15 m³, composto por 31.470 metros de rede de distribuição e 246 ligações prediais.


Também foi apresentado o traçado inicial do projeto, "neste momento já está em elaboração, visto que as equipes: ambiental e de engenharia já estiveram nas localidades. No entanto, agora entramos com o trabalho social (etapa prévia). Momento em que precisaremos realizar reunião com a municipalidade, com órgãos de controle social, sindical, assim como, reuniões com as pessoas que serão beneficiadas, através de assembleias das associações comunitárias rurais que atuam nas localidades. Enfim, para estas tarefas nossa equipe ficará em Jataúba no período de 29/09 a 02/10/2025, para além das reuniões, realizar reconhecimento de território, entrevistas orais, identificação de artefatos sociais, reuniões com os presidentes das associações das seguintes comunidades rurais que serão contempladas pelo SAA. Tudo isso para subsidiar a elaboração do diagnóstico socio territorial, seguindo do Projeto do Trabalho Social, que será executado no período antes e durante a obra do SAA. E posteriormente, o plano e o sistema ser repassado para gerenciamento através do SISAR Agreste Central", ressaltou Wiliam Ferreira - Gerente Geral de mobilização social SRHS.













































Deputado Edson Vieira cobra recuperação urgente da PE-86

O deputado estadual Edson Vieira (UNIÃO) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quarta-feira (15) para cobrar ações im...