Minha lista de blogs

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

TRE-PE cassa chapa de vereadores do PT em Barreiros por fraude à cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, nesta quinta-feira (21), pela cassação da chapa proporcional do Partido dos Trabalhadores (PT) em Barreiros, referente às eleições municipais de 2024. Com a decisão, o vereador Walter Buarque de Lima, eleito pelo partido, perderá o mandato.

O caso teve como relatora a desembargadora eleitoral Karina Aragão, que destacou em seu voto que houve fraude à cota de gênero. Segundo ela, duas candidatas foram registradas sem condições reais de disputa: uma teve o registro indeferido por falta de quitação eleitoral e não foi substituída; a outra renunciou dias antes do pleito, não apresentou movimentação financeira e não comprovou atos de campanha.

A Corte entendeu que essas situações configuram candidaturas fictícias, lançadas apenas para cumprir formalmente a exigência legal de 30% de candidaturas femininas.

A decisão do TRE-PE determinou:

  • a anulação dos votos dados ao PT em Barreiros;

  • a cassação dos diplomas dos candidatos eleitos;

  • o recálculo do quociente eleitoral e partidário;

  • e a inelegibilidade de Rayza Rikelly da Silva por oito anos, por anuência com a fraude.

Embora caiba recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a decisão tem aplicação imediata. Ela foi proferida no Recurso Eleitoral 0600800-30.2024.6.17.0042..





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caetano Motos aprova lei que beneficia mães atípicas em Santa Cruz do Capibaribe

Foi aprovada por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Projeto de Lei 78/2024 de autori...