O selo, que avalia anualmente os órgãos públicos do Brasil, posiciona a Câmara Municipal de Jataúba como uma das entidades mais confiáveis do estado de Pernambuco.
A análise, desenvolvida pela Associação Nacional dos Tribunais de Contas, faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e utiliza dados dos Tribunais de Contas. No caso de Jataúba, a base de referência é o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCEPE).
Um dos critérios adotados para a análise é que a Câmara Municipal de Jataúba fornece informações de forma espontânea, mesmo quando não solicitado, por meio de seu site oficial.
Para efeito comparativo, a média de todos os estados da Unidade Federativa é de 63,8%. A Câmara de Jataúba apresentou um índice ainda maior: 90,35%.
O presidente da Câmara Municipal, Chico de Irineu (PSDB), expressou satisfação com a certificação e agradeceu aos servidores e vereadores pela conquista. “Fico feliz e satisfeito com tal reconhecimento. Este selo mostra o compromisso de nossa gestão com a transparência e com o dinheiro público. Agradeço aos vereadores, à mesa diretora da Câmara e aos servidores pelo empenho e o trabalho realizado”, afirmou Chico de Irineu.
Os dados e a metodologia da análise estão disponíveis no site Radar da Transparência Pública. O portal divulga essas informações em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Rui Barbosa, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), entre outros órgãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário