Minha lista de blogs

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

23 anos sem Plínio Pacheco, o visionário que construiu o maior teatro ao ar livre do mundo

Há 23 anos o Brasil se despedia de Plínio Pacheco, idealizador e construtor da Cidade-Teatro de Nova Jerusalém, localizada no Distrito Eco-Turistico de Fazenda Nova, município do Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. Sua obra monumental ultrapassou os limites da arquitetura e se transformou em um símbolo de fé, cultura e turismo, reconhecido como patrimônio do Brasil.

Com uma área de 100 mil metros quadrados, o equivalente a um terço da Jerusalém dos tempos de Cristo, a cidade de pedra é cercada por muralhas com 70 torres e 9 portas, características que a consagraram como o maior teatro ao ar livre do mundo.

Todos os anos, o espaço se torna palco da tradicional encenação da Paixão de Cristo, baseada no texto Jesus, de autoria do próprio Plínio Pacheco. O espetáculo reúne mais de 450 atores e figurantes, incluindo grandes nomes da dramaturgia, atraindo milhares de turistas vindos de diferentes regiões do Brasil e do exterior durante a Semana Santa.

Em 2026, além de mais uma temporada da Paixão de Cristo, será realizada uma homenagem especial ao centenário de nascimento de Plínio Pacheco, celebrando o legado do visionário que ousou sonhar e transformar o agreste pernambucano em um dos maiores palcos da cultura mundial.

Passadas mais de duas décadas de sua partida, a obra de Plínio Pacheco continua viva, reafirmando sua relevância histórica e cultural e consolidando-se como um patrimônio da fé, da arte e da identidade nordestina.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caetano Motos aprova lei que beneficia mães atípicas em Santa Cruz do Capibaribe

Foi aprovada por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Projeto de Lei 78/2024 de autori...