"Não se pode simplesmente permitir que após toda esta trama dele, do filho, dos bolsonaristas junto com Trump para agredir o Brasil possa se dar ainda uma fuga como se fosse um deboche ao povo brasileiro", diz o vice-líder do PT na Câmara, Rogério Correia.
Vice-líder do PT na Câmara, o deputado Rogério Correia (PT-MG), vai entrar com nova ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) na manhã desta quinta-feira (10) pedindo a prisão preventiva ou medidas de monitoramento de Jair Bolsonaro (PL), como uso de tornozeleira eletrônica, para evitar a fuga do ex-presidente, que está sendo julgado pela tentativa de golpe de Estado.
À Fórum, Correia afirmou que o risco de Bolsonaro fugir ou tentar se abrigar na Embaixada dos Estados Unidos aumentou consideravelmente após a deflagração de uma guerra comercial contra o Brasil por Donald Trump, instigado justamente pela narrativa levada por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a Washington no levante conspiratório.
"Os ataques de Trump ao Brasil merecem resposta contundente. É claro que nossas relações internacionais e também os responsáveis pela economia no Brasil já estão medindo os passos das respostas. Agora uma delas tem que ser imediata pelo Supremo Tribunal Federal. Tudo isso nos leva a crer que Bolsonaro já está programando a sua fuga para os Estados Unidos", disse o vice-líder do PT, sobre a taxação de 50% dos produtos brasileiros anunciados por Trump em "retaliação" à possível prisão de Bolsonaro.
Bolsonaro já se abrigou na embaixada da Hungria em fevereiro de 2024, após perder seu passaporte. Agora, com o fato de Trump considerar o julgamento "político", a embaixada dos EUA pode oferecer abrigo ao ex-presidente, que se vitimiza de ser "perseguido" pela Justiça após tentar, à semelhança do que fez o mandatário estadunidense, um golpe de Estado.
"Isso amplia a evidência de que possa acontecer. Como eu já solicitei por duas vezes ao Supremo Tribunal Federal que colocasse em Bolsonaro tornozeleira, que impedisse que ele se aproxime de embaixadas e que saia de Brasília sem autorização judicial, isto agora se torna muito necessário. Não se pode simplesmente permitir que após toda esta trama dele, do filho, dos bolsonaristas junto com Trump, para agredir o Brasil, possa se dar ainda uma fuga como se fosse um deboche ao povo brasileiro", afirmou o deputado mineiro.
"É preciso ficar de olho e não permitir que o réu Bolsonaro fuja do país e que o Supremo agilize o julgamento para que se faça justiça imediata após a tentativa de golpe e agora após a tentativa de tarifa de tarifaços e outras retaliações ao povo brasileiro", emendou Correia.
O vice-líder do PT afirmou ainda que a ofensiva de Trump, juntamente com o descaso dos bolsonaristas - que atuam no golpe dos ricaços desencadeado no Congresso contra Lula - vai reforçar os atos pela taxação dos super-ricos eu acontecem nesta quinta-feira em todo o país.
"Isso também reforçar agora as manifestações que são chamadas para todo o Brasil no dia de hoje. Mais uma pauta se coloca contra a retaliação ao Brasil e sem anistia prisão de Bolsonaro já".
Nenhum comentário:
Postar um comentário