Minha lista de blogs

7° Sessão Ordinária do Quarto Período Legislativo, Casa Viterbo Inácio de Araújo 14/11/2024

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Autoatendimento Eleitoral: acesse diversos serviços sem sair de casa

Plataforma possibilita cumprimento de obrigações eleitorais a um clique de distância

Com informações do TSE

O Ano Novo chegou e nada melhor do que aproveitar este início para se organizar e ficar livre de pendências antigas. Na Justiça Eleitoral, eleitoras e eleitores que estejam com a biometria em dia conseguem resolver obrigações e consultar informações sem precisar sair de casa. Para isso, é só acessar o Autoatendimento Eleitoral.

Confira os serviços oferecidos:

  • Cidadãs e cidadãos brasileiros residentes no Brasil e no exterior podem solicitar o alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), embora seja necessário ir até um cartório ou Central de Atendimento para concluir o procedimento. Já eleitores com a biometria em dia conseguem atualizar ou corrigir o título, incluir o nome social, validar certidões e muito mais com apenas um clique.

  • Nessa aba, é possível emitir e validar certidões de quitação eleitoral, de crimes eleitorais e de trabalhos eleitorais e certidão negativa de alistamento. Também podem ser acessadas a carta de convocação de mesários e a declaração de trabalhos eleitorais. 

  • O sistema permite ainda consultar e saldar débitos eleitorais, como multas por ausência às urnas ou pelo não comparecimento aos trabalhos eleitorais. 

  • Eleitoras e eleitores podem justificar a ausência às eleições até 60 dias após cada turno.

  • A plataforma oferece também uma consulta para localizar zonas eleitorais, cartórios e centrais de atendimento disponíveis em cada região do país. 

  • Essa função fica disponível, somente durante o período eleitoral, para solicitações de transferência temporária e consulta de local de votação temporário.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que muda com a obrigatoriedade de informar dados do PIX para a Receita Federal

A nova Instrução Normativa da Receita Federal, que obriga instituições financeiras a informarem dados de transações realizadas via PIX e out...