Minha lista de blogs

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Governo do Estado protocola projeto de concessão de serviços de saneamento nos municípios pernambucanos

O Governo de Pernambuco protocolou, nesta terça-feira (17), a proposta de concessão dos serviços de saneamento em reunião plenária durante a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Universalização do Saneamento, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. Representaram o Executivo estadual o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, e o presidente da Compesa, Alex Campos.

Desde o dia 11 de dezembro o Estado iniciou a consulta pública para os planos regionais de saneamento e a proposta de concessão dos serviços de saneamento. A proposta dos planos regionais foi apresentada e aprovada por unanimidade às Microrregiões de Água e Esgoto (MRAE) do Sertão e RMR–Pajeú. O projeto prevê um investimento de R$ 18,90 bilhões e a universalização dos serviços até 2033.

O secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro explicou que a entrega do projeto à Alepe irá pautar os deputados estaduais para avançar no debate público e na transparência do projeto. “O processo de diálogo público permanece aberto até o dia 07 de fevereiro para colher as contribuições de todos os setores que desejem agregar valor ao nosso projeto. Estamos em mais esta etapa, na Alepe, para protocolar o plano e pautar os deputados sobre esta causa tão importante que é o direito à água e ao esgotamento sanitário a todos os cidadãos”, pontuou.

O projeto estabelece a continuidade da atuação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na produção e tratamento de água e a contratação de concessionárias em cada microrregião, sendo estas responsáveis por investimentos na distribuição de água e esgotamento sanitário.

Para o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, o projeto faz parte da meta para alcançar o que prevê o Marco Legal do Saneamento. “Esse processo envolve uma agenda grande que foi definida em reunião com as microrregiões porque esse é o momento de divulgar e abrir diálogo para colher contribuições para o plano que o Governo está apresentando. Esse é um plano de mudança no setor para que as metas estabelecidas no Marco do Saneamento possam ser atingidas”, explicou.

Integram a Frente Parlamentar em Defesa da Universalização do Saneamento, os deputados estaduais Joaquim Lira, que será o coordenador-geral da Frente Parlamentar. O colegiado terá como membros os deputados Antônio Moraes, Dani Portela, Debora Almeida, Edson Vieira, Eriberto Filho, Jarbas Filho, João Paulo, Jefferson Timóteo, Luciano Duque, Romero Sales Filho, Socorro Pimentel e Waldemar Borges.

O deputado João Paulo destacou a importância de ouvir a sociedade civil. "Quero registrar que é muito importante esse compromisso que o Governo do Estado tem com os trabalhadores e com os deputados em manter essa transparência das informações", comentou.

Estiveram presentes os deputados estaduais Luciano Duque, Dani Portela, Jarbas Filho, Romero Sales Filho e Waldemar Borges. Também marcaram presença as vereadoras eleitas do Recife, Kari Santos e Jô Cavalcanti.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo entrega 10 novas ambulâncias com suporte de UTI móvel para renovar frota de hospitais da Rede Estadual.

Os veículos fazem parte de uma remessa total de 40 ambulâncias que serão destinadas às unidades hospitalares Garantindo a melhoria na assist...