Minha lista de blogs

AO VIVO PROGRAMA ENTRELINHAS

domingo, 26 de setembro de 2021

26 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DOS SURDOS

 "O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, em que se comemora também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia do Atleta Paralímpico."

Neste domingo foi comemorado e celebrado a data de pessoas surdas em seu dia especial, e que uma das principais conquistas da pessoa com deficiência auditiva ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005. Essa conquista pode ser celebrada neste domingo (26/9), Dia Nacional dos Surdos. 

O Ministério dos Direitos Humanos ressalta a importância de se desenvolver políticas públicas para avançar ainda mais na inclusão dessas pessoas na sociedade.

Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, em que se comemora também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia do Atleta Paralímpico. A cor remonta a um hábito comum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço.


                    Blog do França




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula da Fonte irá trabalhar ao lado do presidente da CMO, Júlio Arcoverde, para alavancar investimentos em Pernambuco

Na última terça-feira, o deputado federal Lula da Fonte, tornou-se titular da Comissão Mista de Orçamento (CMO), a mais importante do Congre...