Minha lista de blogs

AO VIVO PROGRAMA ENTRELINHAS

domingo, 30 de junho de 2019

Em seis meses, Bolsonaro só perde para Collor em quantidade de decretos editados


O atual presidente publica em média 1,3 decreto por dia, ficando atrás somente daquele que foi o primeiro mandatário brasileiro eleito depois da redemocratização.

O número mágico é 237. Este é total de decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro somente nestes primeiros seis meses de mandato, que resultam em uma média de 1,3 decreto por dia. O levantamento foi feito pelo G1, publicado neste sábado (29) e comparou este dado com o de presidente anteriores.

Tamanha quantidade o coloca em segundo lugar em um ranking onde ele só é superado por Fernando Collor de Mello, que editou, entre março e setembro de 1990, um total de de 351 decretos.
Atrás da dupla aparecem os antagonistas Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. O petista editou 208 decretos na arrancada do seu primeiro mandato, mas somente 130 no começo do segundo. O tucano, por sua vez, mostrou números similares em seus dois períodos: 184 no primeiro e 187 no segundo.
Logo atrás estão Itamar Franco (126) e Michel Temer (125). A ex-presidenta Dilma Rousseff impulsou 89 decretos no começo do primeiro mandato, e 90 em igual período do segundo. Não só foi a que editou menos como a única que ficou abaixo de uma centena, em ambas as ocasiões.

Vale lembrar que os decretos presidenciais são atos da administração pública que entram em vigor no momento da publicação. Não se deve confundir com as medidas provisórias, instrumento que requer posterior aprovação do Congresso para se tornarem leis definitivas.


Além disso, o número de decretos assinado por Bolsonaro é um indicador da sua dificuldade de articulação com o Congresso, e mostra que o presidente tem se valido desse recurso para tentar concretizar as promessas de campanha que parecem ser de difícil aprovação no Legislativo.


           Blog do França. 
           Fonte: Fórum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa atende solicitação de Eduardo da Fonte e proíbe venda de cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acatou a solicitação do deputado federal Eduardo da Fonte, referente ao PL 2398/2023, e ...