Cerca de 23,5% dos que sobrevivem apresentam sequelas, principalmente amputação e traumatismo craniano; motociclistas são os que mais morrem
Os motociclistas são as principais vítimas fatais, segundo o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (24) que os homens são as maiores vítimas de acidentes no trânsito. A maioria tem entre 20 e 39 anos. A maior parte das mulheres que morre no trânsito também é jovem, da mesma faixa etária.
Cerca de 35,3 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito, de acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
O Ministério afirma que os acidentes são a segunda maior causa de mortes no país. "Isso gera uma grande sobrecarga nos serviços de urgência e emergência do SUS com números crescentes de internações", afirmou por meio de nota.
De acordo com o SIM, foram 182 mil internações em 2017, ano mais recente do levantamento, sendo que 78,2% se referem a homens.
As principais vítimas fatais são motociclistas (12.199), ocupantes de automóveis e caminhonetes (8.511), pedestres (6.469) e ciclistas (1.306).
O Ministério resssalta que o impacto dos acidentes na saúde pública inclui o tratamento de sequelas físicas e emocionais.
Um levantamento feito a partir de 1,7 milhões de internações relacionadas a acidentes de trânsito entre 2000 a 2013 mostrou que 23,5% dos pacientes apresentam sequelas, sendo as principais a amputação e o traumatismo craniano, principalmente em pedestres e motociclistas homens de 20 a 29 anos.
Blog do França.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário