Candidato ao Senado abordou saúde, representação de Pernambuco em Brasília, parceria com a governadora Raquel Lyra e relembrou votações de seu mandato na Câmara
O candidato ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD) Eduardo da Fonte (PP/UP) apresentou, durante sabatina na Rádio Nova Brasil FM Recife, na manhã desta terça-feira (29), propostas que pretende defender no Senado e abordou sua trajetória na Câmara dos Deputados. Entre os temas tratados estiveram a unificação dos prontuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a representação de Pernambuco no Congresso Nacional e a atuação conjunta com o Governo do Estado para buscar recursos e investimentos.
Na área da saúde, Eduardo destacou o projeto de sua autoria que propõe a implantação de um prontuário eletrônico unificado nacional no SUS. A proposta, apresentada na Câmara como PL 4.885/2025, prevê a integração dos registros clínicos e assistenciais dos pacientes. A medida busca permitir que o histórico de saúde seja acessado em diferentes unidades da rede pública, tendo o CPF como identificador do usuário.
Segundo Eduardo, a integração permite que informações como consultas, exames, diagnósticos, prescrições e tratamentos acompanhem o paciente independentemente da unidade ou da cidade onde for atendido, reduzindo a repetição de procedimentos e dando mais informações aos profissionais de saúde no momento do atendimento.
“Estamos falando de uma medida que traz mais dignidade para quem depende do SUS, mais agilidade para o atendimento e economia para o sistema público. Com o prontuário unificado pelo CPF, o médico poderá acessar o histórico daquele paciente onde quer que ele esteja, evitando a repetição desnecessária de exames e permitindo decisões mais rápidas e seguras. É usar a tecnologia para cuidar melhor das pessoas e fazer o recurso público render mais”, afirmou Eduardo da Fonte.
Durante a entrevista, o candidato também ressaltou o peso da representação de Pernambuco no Senado. Eduardo lembrou que o estado elege 25 deputados federais, enquanto dispõe de três cadeiras no Senado, e afirmou que pretende utilizar essa representação para defender demandas pernambucanas em Brasília.
Nesse contexto, Eduardo voltou a defender uma atuação articulada com a governadora Raquel Lyra, com foco na captação de recursos federais e na viabilização de projetos considerados prioritários pelo Governo de Pernambuco. O candidato já havia defendido publicamente essa estratégia em sabatinas anteriores, citando saúde e infraestrutura entre as áreas de atuação conjunta.
Histórico de votações
Ao falar de sua trajetória parlamentar, Eduardo também citou votações no Congresso para ratificar a posição de que seu mandato tem priorizado, segundo ele, os interesses dos trabalhadores e da população pernambucana.
Entre os momentos mencionados durante a sabatina, o candidato relembrou seu voto contrário à Reforma Trabalhista e à Reforma da Previdência. Também citou sua posição contrária a uma proposta que poderia reduzir direitos de mães beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Eduardo afirmou que pretende levar ao Senado a mesma linha de atuação adotada durante seus mandatos na Câmara dos Deputados, conciliando a apresentação de projetos nacionais com a articulação por investimentos destinados a Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário