Minha lista de blogs

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Pernambuco finaliza outubro com o menor número de homicídios dos últimos 22 anos

Dados preliminares são da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social; desde a implantação do Juntos pela Segurança, em 2023, Estado vem reduzindo a criminalidade em todo o território pernambucano

O Governo de Pernambuco encerrou o mês de outubro com o menor número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) dos últimos 22 anos: 225 homicídios. Na série histórica, o mês de outubro com o menor índice anterior havia sido em 2013, com 248 registros. Já o outubro mais violento ocorreu em 2016, quando foram contabilizados 449 assassinatos, quase o dobro do resultado obtido neste ano.

"Esse resultado de outubro é fruto de muito planejamento e trabalho e faço um agradecimento especial a todas as mulheres e homens que atuam nas forças de segurança do Estado e nos ajudam a fazer de Pernambuco um lugar mais seguro. Sabemos que ainda há muito por fazer e seguiremos vigilantes. Em 2026, teremos ainda mais policiais nas ruas e vamos obter, por meio do Juntos pela Segurança, índices de proteção social condizentes com o que a população espera", afirmou a governadora Raquel Lyra. 

A secretária de Defesa Social, em exercício, Mariana Cavalcanti, destaca que o processo de reestruturação da segurança pública de Pernambuco iniciado em 2023, com investimentos em inteligência, tecnologia, equipamentos, infraestrutura, contratações e valorização dos profissionais, é decisivo para a redução da violência no Estado. “A governadora Raquel Lyra, juntamente com o seu time, traçou como meta prioritária a diminuição da criminalidade e, desde então, os investimentos estão acontecendo e os resultados, chegando. Até o ano que vem, mais de R$ 2,3 bilhões terão sido investidos na segurança”, declarou.

Até 2026, serão formados mais de 7 mil novos profissionais de segurança pública - parte desse efetivo já está nas ruas. O Governo de Pernambuco também investe na construção e reforma de unidades das Polícias Militar, Civil e Científica, e do Corpo de Bombeiros Militar e no reaparelhamento dessas corporações, a partir da aquisição de novos veículos, armamentos, coletes, entre outros materiais. 

A capacidade investigativa da Polícia Civil foi reforçada pela gestão estadual, possibilitando mais êxito no combate ao crime organizado com investigações robustas e operações qualificadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governadora Raquel Lyra ressalta parceria com o Judiciário no enfrentamento à violência durante abertura do Mês Nacional do Júri 2025

A governadora Raquel Lyra acompanhou, nesta segunda-feira (3), ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Naciona...