Minha lista de blogs

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Paraná Pesquisa: João Campos lidera corrida pelo governo de Pernambuco

 

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta terça-feira (12), mais uma rodada de pesquisas para o governo de Pernambuco e o Senado. Na eleição do próximo ano, dois senadores serão eleitos pelo estado.

De acordo com os cenários, o estimulado em relação à disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, apresentou a atual governadora Raquel Lyra (PSD) em desvantagem. O prefeito do Recife, João Campos (PSB) lidera com 57% das intenções de votos, enquanto Raquel Lyra soma 24%; Gilson Machado (PL) vem em seguida com 6,2% e Eduardo Moura (NOVO) pontuou 3%.

Em outro cenário estimulado, sem Gilson Machado, João Campos aparece com 56,5%, Lyra tem 24,2%, Anderson Ferreira tem 5,8% e Eduardo Moura aparece com 3,2%.

Espontânea 

No cenário espontâneo, João Campos também lidera, alcançando 22,8% das intenções de voto. Raquel Lyra (PSD) aparece em segundo lugar, com 12%. Outros nomes como Gilson Machado (PL) 0,2%, Miguel Coelho 0,2% e Anderson Ferreira 0,1%. Um percentual de 4,1% declarou voto nulo/branco, e 60,1% não soube ou não opinou.

Senado

Já para o Senado, o Instituto apontou que o senador Humberto Costa (PT) lidera a disputa, mas é seguido do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União). No primeiro cenário, Humberto tem 43,2% e Miguel com 36,7%. Gilson Machado (PL) apareceu com 28,4% e o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicanos) vem em seguida com 20,5%.

No segundo cenário, quando o nome do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho é substituído por Eduardo da Fonte, Humberto continua na liderança com 43,2%; o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) vem em segundo com 32%; Gilson Machado aparece em terceiro com 28,6% e o ministro Silvio Costa Filho aparece com 20,3%. Branco, nulo ou nenhum atingiu 18,1% e não sabe ou não responderam foi 6,5%.

Duas vagas

Nas eleições do próximo ano, serão eleitos dois senadores por unidade federativa. Isto significa que 54 das 81 cadeiras que compõem a Casa estarão em disputa. Os mandatos de senadores têm duração de oito anos, e os parlamentares podem concorrer à reeleição.

Foram ouvidas 1.510 pessoas em 62 municípios de Pernambuco entre os dias 1º e 5 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão de Agricultura aprova projeto de Eduardo da Fonte que isenta pequenos produtores rurais de licenças caras para desconto na conta de luz

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13/08), o Projeto de Lei 21...