Um novo alerta para chuvas intensas foi emitido recentemente, dessa vez para 639 cidades do país. Confira mais informações sobre a previsão e o que fazer em situações de risco.
Nesse sentido, os estados do Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba devem receber a ação das chuvas entre hoje (03/04) e amanhã (04/04). Confira mais informações abaixo sobre o último alerta emitido e o que os cidadãos devem esperar quanto aos riscos em potencial.
Chuvas intensas devem atingir 639 cidades brasileiras
O alerta para chuvas intensas dessa manhã foi emitido às 10h, e é provável que as passadas só terminem a partir de amanhã (04/04), também às 10h. De acordo com o que foi publicado pelo Inmet, a previsão vem acompanhada de índices pluviométricos entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, junto de ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h, medidas comuns nas últimas semanas.
- Sudeste Paraense;
- Oeste Maranhense;
- Nordeste Paraense;
- Norte Cearense;
- Sertões Cearenses;
- Oeste Potiguar;
- Central Potiguar;
- Leste Maranhense;
- Centro-Norte Piauiense;
- Ocidental do Tocantins;
- Norte Maranhense;
- Noroeste Cearense;
- Baixo Amazonas;
- Sudoeste Paraense;
- Jaguaribe;
- Sertão Paraibano;
- Centro Maranhense;
- Marajó;
- Centro-Sul Cearense;
- Norte Piauiense;
- Sul Maranhense;
- Metropolitana de Fortaleza;
- Sul do Amapá.
De modo que a população possa acompanhar as previsões, o instituto ainda disponibiliza uma lista completa dos municípios afetados pelas chuvas intensas. Para conferi-la, basta acessar o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
O que fazer em situações de risco
O período de grande incidência de chuvas exige da população das áreas atingidas alguns cuidados, de modo que acidentes possam ser evitados. Nesse sentido, o Inmet liberou algumas instruções para ajudar os moradores a lidarem com os altos volumes das passadas e os possíveis temporais da época.
Em caso de rajadas de vento, por exemplo, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, visto que há um alto risco de queda e descargas elétricas. Igualmente, motoristas não devem estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda, justamente pelo mesmo motivo.
Sempre que possível, o instituto recomenda que os residentes desliguem seus aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Desse modo, curtos-circuitos ou até mesmo a perda total dos eletrodomésticos pode ser evitada, caso haja instabilidade de energia.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, telefonando para o número 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no número 193. O Inmet libera alertas sobre as chuvas intensas, tempestades e mais previsões diariamente, de modo que a população de áreas de maior incidência possa se manter informada e evitar determinadas situações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário