“Viemos pedir à Secretária Fernandha Batista e à Manuela Marinho um olhar com atenção para estas questões, explicando as dificuldades encontradas pelos jataubenses." Falou a prefeita Dra Cátia.
Nesta segunda-feira (01/02), o Deputado Estadual Diogo Moraes esteve reunido, ao lado da prefeita de Jataúba, Dra. Cátia e do vice-prefeito, Fábio Mamão, com a Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e com a presidente da COMPESA, Manuela Marinho, na sede da Companhia. O Diretor Regional do Interior, Mário Heitor Filho, também participou do encontro. Em pauta, a rede de distribuição de água da cidade, que atualmente não atende a população em sua totalidade. O pleito do parlamentar e dos representantes foi antecipar obras de rede de distribuição para que, quando concluída, as águas da Adutora do Alto Capibaribe possam chegar às torneiras da população.O Deputado Diogo Moraes comentou sobre a importância do município na região do Polo de Confecções do Agreste, destacando-se pela larga produção de moda íntima. “Jataúba é abastecida atualmente pela adutora de Poço Fundo (de Santa Cruz do Capibaribe), que verteu recentemente. A expectativa é que quando a Adutora do Alto Capibaribe ficar pronta, a chegada dessas águas será a redenção da população da cidade. Porém, para isso acontecer, será preciso deixar a rede de distribuição pronta, que hoje está em apenas 30% do município. Tenho certeza que com água chegando aqui, a cidade vai crescer e se desenvolver ainda mais, beneficiando milhares de pessoas que moram e trabalham em Jataúba”, afirmou Diogo Moraes.
De acordo com a Secretária Fernandha Batista, mais da metade dos investimentos do Governo do Estado vai para ações hídricas. “Nos últimos 5 anos, foram R$ 4 bilhões. Só em 2020, foram R$ 700 milhões, mesmo diante da pandemia. A gestão estadual realmente tem se dedicado à universalização da água, levando obras a diversos municípios pernambucanos. O que o Governador Paulo Câmara tem feito aqui é algo jamais visto antes. Também temos a importante parceria da Alepe, do deputado Diogo, com a destinação de emendas parlamentares”, afirmou Fernandha Batista.
A Presidente da COMPESA, Manuela Marinho, ressaltou sobre as importantes parcerias que a companhia tem firmado com as prefeituras. “A COMPESA está em total sintonia, a partir de agora, com a prefeita Cátia e o vice-prefeito Fábio Mamão. Serão nossos parceiros para contribuir com a população de Jataúba. Dra. Cátia pode contar conosco para o que precisar”, disse Manuela.Dra. Cátia, primeira prefeita eleita de Jataúba, em 2020, destacou o crescimento da cidade, da população e ainda sobre a preocupação em preparar a rede de distribuição do município. “Viemos pedir à Secretária Fernandha Batista e à Manuela Marinho um olhar com atenção para estas questões, explicando as dificuldades encontradas pelos jataubenses. Saímos da reunião com a confirmação de que o diretor regional Mário Heitor vai destacar uma equipe para visitar Jataúba e realizar um levantamento e orçamento para que a COMPESA possa incluir a conclusão da rede de distribuição da cidade no seu planejamento”, disse Dra. Cátia.
Já o Diretor Regional do Interior, Mário Heitor Filho, considerou que a cidade cresceu desde a paralisação da expansão iniciada em 2013 e que de fato é necessário realizar um levantamento. “Vamos analisar e em seguida planejar a retomada da expansão da rede de Jataúba”, declarou. Antes de encerrar a reunião, o vice-prefeito Mamão acrescentou mais um pleito que foi de pronto atendido. “Solicitamos a revisão dos dois dessalinizadores existentes no município, um na sede e outro na Passagem de Tó. Essa ação será realizada ainda neste mês de fevereiro, garantiu a secretária Fernandha Batista”, comemorou Mamão.
Blog do França
Ana Luiza Melo
Assessora de Imprensa - Deputado Diogo Moraes
Crédito das fotos: Jefferson Lulu
Nenhum comentário:
Postar um comentário