Minha lista de blogs

7° Sessão Ordinária do Quarto Período Legislativo, Casa Viterbo Inácio de Araújo 14/11/2024

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Ações em Jataúba - Barreiras Sanitárias são totalmente educativa e preventiva. Disse Ricardo Luiz.

"As ações são importantes, só que estão chegando um pouco tarde." Murmurou um jataubense.
Teve início nesta quinta e sexta-feira ações direta e positiva em decorrência da pandemia do Coronavírus, para a população jataubense. No início da manhã conversamos com um dos membros do Comitê  de Crise, Ricardo Luiz que faz parte do Comitê Especial de Enfrentamento ao Coronavírus, no município de Jataúba.
- No seu ponto de vista, o que você está achando dessa campanha? Está sendo positiva?
“ Na verdade, essas barreiras elas têm um cunho totalmente educativo-preventivo. À medida que nós colocamos Barreiras sanitárias com profissionais da Saúde, da educação, da Assistência Social, da agricultura e das demais secretarias para nos dar esse apoio né, contra o Covid-19. O intuito da barreira é educar a população, educar as pessoas que vem de outras cidades e outros, como agora mesmo nós estamos aqui nessa divisa próximo a divisa da Paraíba e todos os automóveis, todas as pessoas que passam para ‘cá’ para o nosso estado elas estão sendo parados, estão sendo educadas preventivamente. Educadas com sentido de higienização das mãos com água e sabão que inclusive nós temos dois pontos instalados na Feira Livre com 10 pias Livres com água e sabão, para que essas pessoas possam fazer a higienização das mãos. Temos aqui também a distribuição do álcool 70% e máscaras faciais para toda a população.”
- Quantas mascaras estão disponíveis em cada ponto para fazer a distribuição com as pessoas?
“Veja, foram fabricadas em torno de vinte mil máscaras.  Desse montante 15 mil já foram entregues ao município que está sendo entregue a população a partir de hoje. Então, todos os pontos está com algo em torno de mais ou menos 3.000 máscaras.”
- Está havendo algum obstáculo das pessoas que estão sendo paradas nas barreiras sanitárias?
“Não. Veja, até então nós temos o apoio da guarda municipal e o que a gente observa é que as pessoas ainda tem um certo receio quando vem a presença da guarda municipal em termos de documentação veicular. Lembrando que, nós não somos fiscalização de trânsito, nós não temos esse poder e nem estamos aqui para isso. Então está havendo algumas coisas digamos assim, alguns condutores estão mudando de rota né mas, que de qualquer maneira também poderão ser abordados no centro da cidade, porque tem equipe também espalhada no centro da cidade.”
-  Em relação à questão das equipes, quantas pessoas participam dessa campanha hoje e até que horas essa campanha irá seguir? Os equipamentos estão em ordem, sem nenhum problema?
“Veja, o município ele possui o comitê de crise né? que é composto pelos secretários, coordenadores, o prefeito, alguns diretores e esta campanha ela está com três pontos que aqui da barreira Pernambuco-Paraíba, aquela entrada indo para o jacu Riacho do Meio, zona rural e ali aquele entorno Brejo da Madre de Deus e Santa Cruz do Capibaribe. Cada ponto desse nós temos em média de 10 a 12 profissionais que estão distribuídas nas diversas secretarias, porém, temos a presença também de enfermeiros, de cirurgiões dentistas, de técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos entre outros profissionais da área de saúde e educação também. Então gira em torno de 10 a 12 componentes nas Barreiras para que sejam abordadas as pessoas e passado para elas para elas os principais cuidados para a prevenção da Covid-19 no município.”
- Toda sexta-feira vai haver essa campanha?
“Sim. Em tempos de crise a priorização da gente é realmente evitasse o máximo de contaminação então, essas barreiras sanitárias elas estão funcionando das 06:00 da manhã até basicamente 13, 14 horas que é um horário que a gente pensa que a feira vai estar dispensada, por que há também, a gente indica e pede a população que faça apenas aquilo necessário, que faça sua feira, que pague suas contas e volte para casa, ao chegar em casa se higienize, tome banho, deixe aquela roupa separada, os sapatos fora de casa, higienize a mão com água e sabão e se possível passar álcool gel, evitar contato com idosos que são o grupo de risco, evitar o máximo de contato possível, evitar aglomerações e a gente está pedindo para que a Guarda Municipal visite alguns pontos na zona rural que não estão cumprindo os decretos mantidos pelo Governador. As equipes vão estar aqui todas as sextas-feiras até que perdure os decretos realizados pelo poder público né pelo governo do estado e pelo município.” Finalizou Ricardo Luiz.


Logo depois da entrevista com Ricardo Luiz,  conversamos com várias moradores do município de Jataúba, todos eles falaram que era muito importante essas ações feita pela prefeitura, porém ressaltaram que tá um pouco tarde, e quê falta fazer muitas outras coisas. Pelo jeito a população está aguardando mais ações concretas da prefeitura municipal.

             
                            Blog do França
           Edição de texto Diógenes Ramos.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Jataúba promoveu 1ª Conferência de Meio Ambiente

Aconteceu nesta quarta (22) a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria de Agri...