Os destaques da semana entre 3 e 9 de junho de 2019 (Reprodução/VEJA)
Comece a semana bem informado e saiba o que será destaque no noticiário:
Caduca ou não caduca?
Nesta segunda-feira 3, expira a validade de três Medidas Provisórias, duas assinadas pelo ex-presidente Michel Temer e uma pelo presidente Jair Bolsonaro. Líderes do governo consideram importante a aprovação das três, mas duas não devem ser votadas a tempo e, com isso, caducar – o Congresso tem 120 dias para votar esse tipo de matéria. Uma delas é a 867/2018, que flexibiliza o Código Florestal; a outra é a 868/2018, que abre o setor de saneamento a empresas privadas. Já a MP 871/2019, que cria um programa de combate a fraudes no INSS, deve ser votada e aprovada – o Ministério da Economia espera poupar 100 bilhões de reais em dez anos com a revisão de benefícios.
Continua subindo?
O IBGE divulga na sexta-feira 7 o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), considerado o indicador oficial de inflação do país. A grande dúvida é se continua ou não a curva ascendente, iniciada em janeiro, da taxa acumulada nos últimos 12 meses. A prévia dos primeiros 15 dias (chamado IPCA-15) de maio divulgada pelo IBGE aponta para uma inflação anual de 4,93%, acima do centro da meta do governo, que é 4,25%.
Homens e mulheres em campo
Em preparação para a Copa América, a seleção brasileira masculina de futebol faz amistosos contra o Catar, na quarta-feira 5 em Brasília (21h30), e contra Honduras, no domingo 9 (16h), em Porto Alegre. Já na sexta-feira 7, começa a Copa do Mundo Feminina de Futebol, com França x Coreia do Sul, em Paris (16h). Marta e cia. estreiam no domingo contra a Jamaica, em Grenoble (10h30).
Hola, Hermanos
O presidente Jair Bolsonaro faz sua primeira visita à Argentina na quinta-feira 6, quando se reúne com Mauricio Macri para discutir relações bilaterais e Mercosul. O encontro acontece às vésperas do início da campanha eleitoral local – o brasileiro apoia a reeleição do colega. Estão sendo organizados protestos contra Bolsonaro.
Blog do França.
Informações: Veja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário