Minha lista de blogs

AO VIVO PROGRAMA ENTRELINHAS

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Avançam as obras da Adutora do Alto Capibaribe

A Compesa iniciou hoje (29) um trecho importante da Adutora do Alto Capibaribe, que vai abastecer com água do Eixo Leste da transposição do rio São Francisco os municípios Jataúba, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

Foi iniciado o assentamento das primeiras tubulações de maiores dimensões que irão compor a obra, cujo lançamento teve a presença do governador Paulo Câmara, do prefeito de Santa Cruz, Édson Vieira (PSDB) e do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), dentre outras autoridades.

De acordo com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, uma frente de trabalho está atuando para implantar os tubos, com 700 milímetros de diâmetro, às margens da rodovia PB-160, no município de Barra de São Miguel, na Paraíba – próximo a Santa Cruz.

Os serviços nesse trecho foram iniciados há duas semanas e seguem em direção ao local de captação no leito do Rio Paraíba. A Adutora do Alto Capibaribe é uma das obras hídricas estruturadoras idealizadas pelo governo Paulo Câmara para antecipar-se à chegada da água da transposição a nove cidades do Agreste Setentrional.

Essa obra, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura, está orçada em R$ 82 milhões, recursos financiados junto a Caixa Econômica Federal/ FGTS e também beneficiará um município do Cariri Paraibano.

A previsão é concluir a adutora até o final deste ano. Até agora, já foram assentados nesse trecho 800 metros das tubulações de grande porte – cerca de 31 quilômetros da adutora terá essas dimensões de 700 milímetros. Com essas últimas intervenções, já foram concluídos 23% dos serviços de assentamento de tubulações, o que corresponde a mais de 16 quilômetros de tubos implantados.

No total, a Adutora do Alto Capibaribe terá 70 quilômetros de extensão e foi projetada para transportar uma vazão de 371 litros de água por segundo. O empreendimento ainda é composto por dez unidades estacionárias, como três estações elevatórias, booster (bombeamento) e a captação.

A Compesa planeja iniciar as obras para construção dessas unidades ainda no mês de fevereiro, começando pela estação elevatória de água bruta e a captação às margens do Rio Paraíba.

Com a operação dessa nova adutora serão beneficiadas 230 mil pessoas de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério e do distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus.

Segundo Roberto Tavares, essa obra é inédita no país por possibilitar, pela primeira vez, que uma adutora possa captar água em um rio de outro estado. A Adutora do Alto Capibaribe fará a captação da água da Transposição no estado vizinho por meio de um Termo de Cooperação Técnica e Administrativa para uso das águas do Rio Paraíba, que foi pactuado entre os governos de Pernambuco e da Paraíba, representados pela Compesa e a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), respectivamente.

     França de Jataúba/blogg do frança.    
     Fonte: Blog do Inaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EMENDA DE EDUARDO DA FONTE VINCULA AVALIAÇÃO DOS CONSUMIDORES À FIXAÇÃO DE TARIFAS E MULTAS DA ANEEL

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) quer instituir no Brasil uma avaliação sistemática da satisfação dos consumidores de energia elé...