Minha lista de blogs

AO VIVO PROGRAMA ENTRELINHAS

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Paulo Câmara anuncia suas convocações

        
                              Foto: (FP)
Governador irá anunciar nesta sexta-feira novo secretariado. Futuros auxiliares serão empossados em 2 de janeiro.

Um dia depois de a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovar a reforma administrativa do governo estadual, o governador Paulo Câmara (PSB) deve anunciar nesta sexta-feira (28) o novo secretariado para a segunda gestão à frente do Palácio do Campo das Princesas. Ao todo, são 22 pastas, além da Procuradoria Geral do Estado e da Casa Militar, que possuem status de secretarias. Os novos auxiliares serão empossados no dia 2 de janeiro.

Os secretários Antônio de Pádua e Fred Amâncio serão mantidos nas Secretarias de Defesa Social e de Educação e Esportes, respectivamente. Alguns secretários migrarão de pastas, como Clóves Benevides (PP), que deixa Desenvolvimento Social e assume a recém criada pasta de Políticas de Prevenção às Drogas; Marcelo Canuto deixa a secretaria-executiva da Casa Civil para retornar a de Cultura, com João Suassuna (PSB) na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); e Roberto Tavares, atual presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), ficará na recém criada Infraestrutura e Recursos Hídricos.

O secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo (PSB), assume a Secretaria estadual de Planejamento e Gestão, e o secretário-executivo de Segurança Urbana do Recife, Eduardo Machado, assume a Imprensa. Até ontem especulava-se a possibilidade do secretário de Governo do Recife, Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, também assumir algum espaço no governo estadual.

O deputado estadual Nilton Mota (PSB), que não disputou a reeleição, retorna à Casa Civil. Já o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) assume Turismo e Lazer, abrindo espaço para o suplente Sivaldo Albino (PSB). Outro deputado estadual - este da coligação PP, PR, Solidariedade e PMN - também será convocado. Nos bastidores, comenta-se a possibilidade de Rogério Leão (PR) ser chamado para contemplar o aliado deputado federal Sebastião Oliveira, que perdeu o comando estadual do PR, ou de Alberto Feitosa (SD) assumir algum espaço na Prefeitura do Recife. Neste caso, para contemplar o suplente Marcantônio Dourado Filho (PP).

Câmara deve anunciar o novo líder do governo na Assembleia Legislativa em meados de janeiro de 2019, até lá o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), que pleiteia a vaga na primeira-secretaria da Mesa Diretora, segue no espaço. Os parlamentares só tomam posse no início de fevereiro.

O MDB ficará com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e Bruno Lisboa, atual titular de Habitação, terá um espaço dentro da estrutura. O PDT, por sua vez, ficará com Trabalho, Emprego e Qualificação, mas também pode ter algum espaço na Prefeitura do Recife. O PT indicou o ex-vereador Dilson Peixoto (PT) para Desenvolvimento Agrário, mas deve ocupar também algum órgão ou autarquia estadual. O PCdoB, da vice-governadora eleita Luciana Santos, também terá algum espaço no secretariado. Especula-se que Mulher, Meio Ambiente e Sustentabilidade ou Ciência, Tecnologia e Inovação.

Contudo, alguns nomes também permanecerão no governo estadual, mas em outras missões, como o atual chefe de gabinete, José Neto, e os secretários André Campos (Casa Civil), Marcelo Barros (Fazenda) e Márcio Stefanni (Turismo). Neto e Campos possuem perfis mais políticos, enquanto Barros e Stefanni mais técnicos.
O fato de Câmara não convocar nenhum deputado federal gerou desconforto de alguns aliados nos bastidores. Desta forma, os suplentes Milton Coelho (PSB) e Kaio Maniçoba (SD) não assumirão mandatos na Câmara dos Deputados neste momento. Alguns dos nomes ventilados como possibilidade de ocupar alguma pasta, como Sebastião Oliveira, João Campos (PSB) e Augusto Coutinho (SD) assumirão os mandatos. O SD, inclusive, não deve ocupar estrutura estadual de primeiro escalação agora.

       França de Jataúba/blogg do frança.
       Fonte: (FP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governadora Raquel Lyra e ministro da Defesa visitam área em que será construída a Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra, acompanhada do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, visitou, nesta segunda-feira (15), a área em que será con...