Brasília (DF) – A Sudene e a Embratur vão investir em soluções tecnológicas e modelos de negócios inovadores, ofertados por startups brasileiras, com o objetivo de aumentar a competitividade e modernização das empresas do trade turístico. Esse é o principal foco da parceria firmada pelas duas instituições hoje (10), na capital federal, através da assinatura do acordo de cooperação técnica. O investimento será de R$ 3 milhões, sendo R$ 2,8 milhões da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.
A partir dessa parceria, será lançado o edital “Plataforma de Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento do Turismo". A ideia é apoiar a colaboração entre empresas do setor turístico e startups, promovendo a validação de inovações tecnológicas com potencial de mercado. A iniciativa tem foco nos 11 estados da área de atuação da Autarquia.
“Queremos melhorar o posicionamento do Brasil como destino turístico internacional, por meio da qualificação do trade turístico, promovendo transformação digital, sustentabilidade e inovação”, explicou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. O gestor destacou que a tarefa da Autarquia é pensar o Nordeste, planejar ações e integrar as políticas públicas que têm a ver com o território nordestino, com todas as suas especificidades. “Nesse sentido, temos buscado parceiros para potencializar as ações e a Embratur é estratégica pelo potencial que o turismo tem de geração de oportunidades”, disse.
O turismo representa cerca de 5% do PIB do Nordeste, ante 4,4% para a economia nacional. Segundo dados da Embratur, entre janeiro e setembro de 2024, a Região recebeu 225.869 turistas estrangeiros, um aumento de 37,5% em relação ao mesmo período de 2023.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comentou sobre o trabalho do governo federal de tornar o Brasil mais competitivo e conectado com as condições globais. “Isso foi fundamental para os resultados que alcançamos, com recorde de receita, no número de turistas, por exemplo. E o Nordeste é estratégico para que o Brasil se torne ainda mais conhecido e visitado pelo mundo. Essa parceria entre a Sudene e a Embratur é uma grande vitória e um grande investimento para a Região”, frisou.
Os recursos aplicados pela Sudene na iniciativa são oriundos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Ressalte-se que, no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene, no eixo do desenvolvimento produtivo, há diversas metas estabelecidas para o avanço do setor na Região. Entre elas, a melhoria da infraestrutura turística, a formação de mão de obra turística, o fortalecimento e promoção da gastronomia regional, investimentos em ações de turismo cultural, o apoio ao turismo rural. Também está prevista a ampliação da quantidade de passageiros desembarcados em voos doméstico e internacional, de 17,4 mil (2022) para 19,1 até 2027.
Juventude
Durante a manhã, em Brasília, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, também esteve na Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, para tratar sobre ações voltadas para os jovens. Ele comentou sobre as tratativas para o lançamento de um edital para a juventude, a exemplo do Inova Mulher, voltado para empreendedorismo feminino. O foco é vincular políticas públicas que estão sendo aplicadas no Nordeste à juventude, relacionado à capacitação, empregabilidade etc.
Participaram do encontro a secretária-adjunta, Jessy Dayane, o diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventude, Nilson Florentino Júnior, além do coordenador-geral de Gestão Institucional da Sudene, Pabllo Brandão. “Nós estamos preparando uma ação importante que deverá ser lançada na Bienal da União Nacional dos Estudantes (Une), marcada para o fim de janeiro, em Pernambuco”, disse Danilo Cabral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário