Minha lista de blogs

AO VIVO PROGRAMA ENTRELINHAS

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Vacinação contra a covid-19 continua em Pernambuco e no Brasil

Depois de atrasos para a abertura das campanhas estaduais, governadores devem acelerar o ritmo de vacinação nesta terça-feira.


Avança nesta terça-feira (19) nos estados a campanha de vacinação contra a covid-19. Nove unidades da federação, entre elas Pernambuco, Bahia, Pará, Alagoas, Sergipe e Paraíba, inauguram as campanhas estaduais de imunização na manhã desta terça-feira. A maioria dos estados já deu o início à vacinação, mesmo que de maneira simbólica.

O atraso no recebimento das doses da Coronavac, previstas para serem entregues pelo Ministério da Saúde ao longo da tarde de segunda, alterou os planos do governadores.

A corrida pela primeira dose aplicada – e a foto comque comprove que a vacina foi administrada no braço de um cidadão local – movimentou os estados na noite de segunda-feira. A cerimônia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por pouco não ficou para o dia seguinte: às 23h45, o governador Eduardo Leite (PSDB) deu início da imunização no estado, onde foram vacinadas cinco pessoas no Hospital das Clínicas.

Boa parte dos estados fez cerimônias simbólicas, com a imunização de algumas pessoas. A integralidade da primeira do cota do imunizante, que soma 4,6 milhões de doses, deve ser entregue ao longo dos dias.

Atrasos e confusão

Depois de Estados registrarem atrasos no recebimento das vacinas contra a covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitiu entraves de logística para a distribuição dos imunizantes, que foi antecipada para a segunda-feira, a pedido de governadores, segundo ele. Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, o chefe da Saúde também afirmou que não há risco de falta de doses para a etapa inicial da vacinação nas próximas semanas.

De manhã, Pazuello anunciou que a vacinação teria início já na segunda-feira a partir das 17h. Antes, o início da campanha estava previsto para quarta-feira, 20. O evento do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), realizado no domingo, 17, com os primeiros brasileiros recebendo a vacina no País pressionou, contudo, Pazuello a antecipar a vacinação.

“Os governadores em comum acordo me solicitaram que eu acelerasse ao máximo a distribuição para que eles pudessem começar imediatamente ainda hoje”, disse. A mudança na data impactou nos planos de voos, de acordo com o ministro. “Aquilo que era planejado até hoje às 8h da manhã para acontecer durante o dia está sendo encurtado para poder atender o pedido dos governadores”, justificou.

O novo prazo foi anunciado em ato simbólico de distribuição dos imunizantes com a presença de governadores no Guarujá (SP). Após o evento, entretanto, secretários de saúde já foram alertados sobre possíveis atrasos. Nomeado para a vaga na Saúde justamente pela sua experiência em logística, Pazuello tem sido criticado por falhas nesse quesito.

Pazuello foi questionado sobre o plano do governo de realizar um evento no Planalto para marcar o início da campanha de vacinação, mas não respondeu e encerrou a coletiva. A ideia do governo era assumir o protagonismo na promoção da vacina no lugar de João Doria, adversário político do presidente Jair Bolsonaro.

A cerimônia de vacinação da primeira pessoa no país promovida no domingo por Doria logo após a aprovação do uso emergencial da Coronovac frustrou os esforços do governo, que marcaram para segunda-feira o ato com os demais governadores, vista como uma manifestação em defesa de Pazuello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eduardo da Fonte está trabalhando para que o Instituto do Câncer Infantil do Agreste passe a atender pacientes do SUS

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) recebeu, no seu gabinete em Brasília, o diretor técnico do Instituto do Câncer Infantil do Agres...