Nos seis primeiros meses de governo, nenhum ambientalista foi transportado na companhia de Ricardo Salles
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles Foto: Jorge William / Agência O Globo
Documentos obtidos via Lei de Acesso a Informação pelo GLOBO mostram que o ministro doMeio Ambiente , Ricardo Salles , deu carona a dez deputados e senadores da bancada ruralista em voos de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em viagens oficiais nos primeiros seis meses de governo. Desde que assumiu, no entanto, Salles não deu carona para parlamentares da bancada ambientalista.
O transporte de autoridades pelos aviões da FAB é regulamentado pelo decreto 4.244 de 2002. O texto prevê viagens “somente” do vice-presidente, ministros de Estado, dos chefes dos três Poderes e das Forças Armadas. O decreto não autoriza expressamente o embarque de pessoas sem cargo ou função pública e nem de congressistas, mas deixa uma brecha aberta ao pedir às autoridades uma lista sobre a quantidade dos passageiros que irão viajar com elas.
Por meio da lei de acesso, O GLOBO obteve as listas de passageiros repassadas pelo ministério do Meio Ambiente (MMA) ao Comando da Aeronáutica (Comaer).
De acordo com os documentos, Salles deu carona a parlamentares da bancada ruralista em quatro ocasiões. Entre eles, estavam as duas principais lideranças do bloco: o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Alceu Moreira (MDB-RS), e o seu vice-presidente, o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS). Em abril, eles aparecem como passageiros de uma viagem de Salles ao Rio Grande do Sul, onde o ministro participou de eventos no interior do Estado e em Porto Alegre.
Em maio, os dois voltaram a acompanhar Salles em um voo da FAB. Desta vez, a Campinas (SP). Eles fizeram parte da comitiva do ministro para participar da cerimônia de 30 anos da Embrapa Territorial, chefiada pelo pesquisador Evaristo de Miranda, considerado um dos “gurus” de Bolsonaro na questão ambiental por defender a tese de que o Brasil teria terras preservadas “em excesso”.
Blog do França

Nenhum comentário:
Postar um comentário