Minha lista de blogs

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Prosseguimento de processo de impeachment de João Campos é rejeitado

Foram 25 votos contrários à proposta de impedimento do prefeito do Recife.

O plenário da Câmara Municipal do Recife rejeitou, nesta terça-feira (3), dar prosseguimento à tramitação do processo de impeachment do prefeito João Campos (PSB). Foram 25 votos contrários e 9 favoráveis. A proposta, protocolada no mês passado, envolve a polêmica do concurso público para Procuradoria da cidade.

Com policiamento reforçado, manifestantes reuniram-se nos arredores da Câmara Municipal e dentro das galerias da Casa de José Mariano. A sessão foi marcada por interrupções e gritos com palavras de ordem.

Impedimento 

Na área externa da Câmara, grupos de oposição ao prefeito João Campos afirmaram que foram impedidos de entrar na Casa durante a sessão que votou o andamento do processo de impeachment. De acordo com eles, a entrada foi liberada apenas para os apoiadores do gestor.  

O militante Miqueias Emanoel, de 24 anos, disse que o grupo já esperava dificuldade para acessar o plenário e chegou ainda de madrugada para tentar garantir lugar. De acordo com ele, a fila teria sido “furada” no momento em que as portas foram abertas, o que, na prática, inviabilizou o acesso de integrantes da oposição. “Ninguém da oposição conseguiu entrar”, completou.

Outro manifestante, Mikael Gringo, de 29 anos, relatou que a movimentação começou de forma tranquila, mas a situação mudou rapidamente quando mais pessoas chegaram ao local. “A gente

chegou bem cedo aqui, fizemos uma fila legal, tudo tranquilo. Quando abriu as portas, começou a chegar muita gente aqui, apoiadores do prefeito João Campos saíram empurrando todo mundo”, disse. 

Mesmo após o encerramento da sessão, que decidiu por não dar andamento ao pedido de impeachment, a tensão voltou a crescer do lado de fora da Câmara. Na área externa, apoiadores dos dois lados se envolveram em nova confusão.

 “Quando terminou a votação, o pessoal saiu empurrando e batendo na galera”, declarou.

A assessoria da Câmara Municipal foi procurada e informou que a Casa garantiu a participação do público, respeitando ordem de chegada e o limite de pessoas no plenário. Confira a nota completa abaixo:

A Câmara Municipal do Recife informa que durante a reunião Ordinária desta manhã foi garantida a ampla participação popular, respeitando a ordem de chegada das pessoas e a capacidade de ocupação das galerias do plenário.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eduardo da Fonte e Lula da Fonte votam a favor da MP que institui o Programa Gás do Povo

Os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte votaram favoravelmente à Medida Provisória nº 1.313/2025, que institui o Programa Gás...