O índice é referente ao ano de 2025 e Jataúba alcançou um resultado inédito para a educação do município, reafirmando o compromisso com o processo de alfabetização e aprendizagem das crianças nos anos iniciais. Na avaliação de entrada, Jataúba registrou um índice de 4% de leitores fluentes, na avaliação de saída, o índice passou para 27%, no geral Pernambuco registrou um índice de 58% e Jataúba superou esse índice, ficando com 85%, um feito inédito alcançado pela primeira vez na história do município.
O Índice de Fluência em Leitura avalia diferentes habilidades relacionadas à leitura, como a capacidade de ler com velocidade e precisão, com fluência, com entendimento e com interpretação de textos. A metodologia da avaliação prevê uma avaliação de entrada, aplicada no início do ano letivo, com o objetivo de identificar o nível inicial de leitura dos alunos, e uma avaliação de saída, realizada ao final do ano, que permite medir o desenvolvimento e o progresso alcançados após a aplicação das metodologias pedagógicas e dos processos de aprendizagem ao longo do período.
O resultado inédito é fruto do trabalho de professores, gestores, coordenadores pedagógicos e de toda a comunidade escolar e do compromisso da atual gestão municipal em desenvolver estratégias para garantir o direito a alfabetização e a fluência em leitura das crianças desde dos seus primeiros anos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário