O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) retirou oficialmente as provas de baliza e de rampa do exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B no estado.
A mudança já está em vigor e segue as novas diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A alteração ocorre após a publicação do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), no início de fevereiro, que deixou de tornar obrigatória a etapa da baliza no processo de avaliação prática.
Em Pernambuco, a nova regra passou a valer a partir de 12 de fevereiro, data em que o Detran realizou a solenidade de entrega das primeiras habilitações no padrão “CNH do Brasil”.
Desde então, todos os candidatos que realizam o exame prático no estado já são avaliados dentro do novo formato, sem a exigência das manobras de estacionamento em baliza e subida em rampa.
Apesar da exclusão de duas manobras tradicionalmente vistas como “as mais temidas” pelos futuros motoristas, o Detran-PE informou que, até o momento, não houve redução no valor da taxa cobrada para a realização da prova prática.
Os demais procedimentos relacionados à habilitação, como primeira habilitação, renovação e alteração de dados, continuam seguindo as normas da legislação federal vigente.
Além disso, foi instituída a renovação automática e gratuita da CNH para motoristas classificados como “bons condutores”.
Para ter direito ao benefício, o motorista precisa não ter pontos ou infrações registradas na habilitação nos últimos 12 meses e estar inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Em Minas Gerais, por exemplo, a mudança começou a ser implementada em janeiro e foi concluída de forma gradual até 10 de fevereiro.
Com isso, o modelo de avaliação prática para obtenção da CNH passa por uma das maiores transformações dos últimos anos, impactando diretamente milhares de candidatos que buscam a primeira habilitação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário