Minha lista de blogs

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Documentário Larissa Lisboa Turnê Inquieta Doc será lançado nesta quarta-feira (10)

Curta, que terá lançamento presencial no Bar Super 8 e na internet, apresenta bastidores, depoimentos e a força coletiva da turnê realizada por mulheres negras e LGBTQIAPN+ em quatro regiões de Pernambuco

O documentário Larissa Lisboa Turnê Inquieta Doc será lançado, nesta quarta-feira (10), em formato presencial no Bar Super 8, e na internet no YouTube de Larissa Lisboa e da Theia Produtores Associados. O curta marca o encerramento da turnê homônima, realizada com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e registra o percurso artístico, técnico e político que estruturou o projeto.

A obra recupera a experiência da turnê realizada nas cidades de Goiana, Recife, Caruaru e Triunfo, destacando a relação íntima de Larissa Lisboa com seu público e com as artistas convidadas — Luana Tavares, Uana, Gabi da Pele Preta e Jéssica Caitano — em apresentações que reuniram repertórios autorais de mulheres negras e majoritariamente LGBTQIAPN+, atravessados por temas como afeto, identidade e construção coletiva.

“Esse documentário traduz não só o caminho da turnê, mas o modo como fazemos música e trabalho em Pernambuco: de forma inquieta, coletiva e afetada pela força das mulheres que produzem arte e tecnologia aqui. É um registro do que conseguimos mover juntas e um convite para olhar para a produção musical para além dos palcos”, afirma Larissa Lisboa.

Além das performances, o curta revela os bastidores e as práticas de quem manteve o projeto de pé: produtoras, técnicas, instrumentistas e artistas que deram corpo à circulação. Um dos eixos centrais é justamente visibilizar o trabalho de mulheres em áreas frequentemente invisibilizadas, destinando recursos públicos para fortalecer trajetórias diversas dentro da cadeia da música.

SOBRE O DOC. - Com direção de Guilherme Patriota e Laura Sousa, o filme incorpora em sua estética a própria ideia de inquietude. Imagens de shows, montagens, bastidores e fotografias são interligadas pela câmera dinâmica de Gabrielle Afroh, que imprime camadas sobrepostas e ritmo acelerado à narrativa.

Os depoimentos aprofundam temas como desigualdades, produção independente, circulação fora dos grandes centros e a importância do recorte de gênero, raça e orientação sexual no cotidiano do trabalho artístico.

Participam do filme Larissa Lisboa, Luana Tavares, Uana, Gabi da Pele Preta, Jéssica Caitano, Laura Sousa, Guilherme Patriota, Milla Bígio, Vinícius Nogal, Luccas Maia, Júlio César Mendes, Ariane Fernandes, Ruanda Toledo, Letícia Arruda, Niw Oliveira, Yuri Vilar, entre outros.

SERVIÇO:
Lançamento do documentário Larissa Lisboa Turnê Inquieta Doc
Quarta (10), 19h
Bar Super 8 (Rua Mamede Simões, 144, Santo Amaro, Recife - PE)
Exibição online: YouTube de Larissa Lisboa e da Theia Produtores Associados (acesso gratuito e permanente)
Acessibilidade: LIBRAS e LSE
Gratuit
o





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Municipio de Jataúba ganha seu primeiro veículo para reforçar sua frota de políticas para mulheres em Pernambuco

Em mais um investimento para fortalecer políticas de atendimento à mulher, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quarta-feira (10), 182 ...