Minha lista de blogs

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

PEC da Blindagem é enterrada pela CCJ do Senado

 

A PEC da Blindagem, que gerou forte repercussão negativa na população, teve a discussão rejeitada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (24). A Proposta de Emenda Constitucional 3/2021 foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, na semana passada. A recusa pela comissão enterra a proposta, e não deve mais ser debatida em plenário. A proposta exigia autorização prévia do Senado ou da Câmara para que o Poder Judiciário abrisse qualquer ação penal contra parlamentares, incluindo casos de crimes hediondos.

No entendimento popular, a proposta aumentaria a impunidade, e a rápida aprovação pelos deputados motivou manifestações no último domingo (21). A repercussão negativa refletiu também no parecer do relator na CCJ, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que orientou pela rejeição por inconstitucionalidade e injuridicidade do mérito. “A finalidade aparente de proteção do mandato serve apenas como justificativa inócua para seu opbjetivo real, qual seja, o de garantir a impunidade de parlamentares e presidentes de partidos políticos”, afirmou.

O posicionamento dos senadores seguiu, em sua maioria, a orientação do relator. Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou que não é papel do Congresso Nacional mudar a Constituição para criar “intocáveis”; Eduardo Braga (MDB-AM) ressaltou que a proposta desrespeita o povo brasileiro. “Nós não podemos dar guarida a uma PEC que desmoraliza o mandato popular.” Já Jorge Seif (PL-SC) apresentou voto em separado, para que o assunto seja debatido. “Entendo que a PEC deve ser aprimorada, em vez de rejeitada. Para, sobretudo, restaurarmos as garantias e liberdades no exercício dos mandatos parlamentares federais”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presidente Lula ao vivo em Pernambuco.

Ao vivo visita do Presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, em Pernambuco,  na Ampliação da Refinaria Abreu e Lima.   https://youtube...