Minha lista de blogs

terça-feira, 17 de junho de 2025

Rendeiras de Jataúba a um passo para se tornarem Patrimônio Cultural de Pernambuco

Pela terceira vez a Fundarpe promoveu no município de Jataúba, a oficina de validação do Inventário da Renda Renascença, com a presença da secretaria de Cultura Edijaci Maria de Araújo, na manhã de terça-feira 17, na Câmara Municipal, em mais um passo importante no processo para seu registro como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

O levantamento minucioso dos elementos documentou os sistemas de produção, circulação e salvaguarda da renda renascença, fortalecendo a valorização cultural, social e econômica dessa tradição centenária. As pesquisas foram iniciadas em novembro de 2024, e vem sendo realizada pela Assum Preto Produções Culturais e Consultoria, coordenada pela Fundarpe.
 Mais de vinte rendeiras jataubense, participaram com os pesquisadores e representantes locais, com a presença de Alana coordenadora da Fundarpe, que participou da última etapa antes da entrega do dossiê final ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC) para análise e deliberação.



 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao lado de petistas, João Campos inaugura equipamentos voltados a idosos

  Foto: Edson Holanda O prefeito João Campos (PSB) participou, nesta sexta (23), da entrega do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria d...