Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Com presença da Sudene, Grupo Moura inaugura unidade de reciclagem com foco em sustentabilidade

Foto: Elvis Aleluia/ Sudene
Autarquia destacou papel estratégico da nova unidade para o desenvolvimento regional. Evento contou com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

A inauguração da Unidade de Reciclagem e Metais do Grupo Moura, nesta quinta-feira (6), marca um avanço estratégico da nova política industrial brasileira no Nordeste, segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. A Autarquia, que tem atuado na territorialização da Nova Indústria Brasil (NIB), participou da solenidade realizada no município de Belo Jardim, no Agreste pernambucano. O empreendimento, que recebeu um investimento de R$ 850 milhões — o maior da história do grupo — reforça o protagonismo da região na transição para uma economia mais verde, com geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos.

Presente à solenidade, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, ressaltou que a nova política industrial brasileira tem quatro diretrizes: inovação, sustentabilidade, competitividade e exportação. “A Moura é um exemplo da nova indústria brasileira. É uma indústria mais verde, mais sustentável”, ressaltou. Alckmin - que também exerce a função de Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - afirmou que aposta na entrada da Moura no mercado de armazenamento de energia e lembrou que o Governo Federal irá lançar um leilão para o setor.

Outro destaque do evento foi o lançamento da Chamada Nordeste, iniciativa que une Sudene, Consórcio Nordeste, BNDES, BNB, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Finep, com aporte de R$ 10 bilhões para projetos estratégicos na região. Os recursos estarão disponíveis para setores prioritários definidos pela política industrial.

“Estabelecemos quatro linhas temáticas - Energia Renováveis, Bioeconomia, Hidrogênio Verde, Data Center Verde e Automotiva - alinhadas com a nova política industrial para atração de investimentos no Nordeste. Queremos promover o desenvolvimento regional com crescimento econômico mais robusto, inclusão social e ambientalmente responsável”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, que marcou presença no evento.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho de Administração da Acumuladoras Moura, Sérgio Moura, citou a importância das políticas públicas e da Sudene na construção do Grupo Moura. Nos últimos 10 anos, os instrumentos de ação da Sudene colaboraram com o crescimento do grupo, com aprovação de quatro pleitos de incentivos fiscais e o financiamento através do FNE.

Infraestrutura de referência

O mais novo empreendimento que integra a unidade produtiva do Grupo Moura amplia para mais de 200 mil toneladas anuais a capacidade de reciclagem de chumbo proveniente de baterias usadas, reinserindo o metal no ciclo produtivo e reduzindo a dependência de matéria-prima extraída do solo. A planta ainda traz tecnologias automatizadas que elevam os padrões de controle ambiental, eficiência energética e segurança. Destacam-se o uso de energia eólica, estruturas para captação e reaproveitamento de águas pluviais, além de fornos que utilizam oxigênio associado ao gás natural, reduzindo emissões de carbono.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo entrega 10 novas ambulâncias com suporte de UTI móvel para renovar frota de hospitais da Rede Estadual.

Os veículos fazem parte de uma remessa total de 40 ambulâncias que serão destinadas às unidades hospitalares Garantindo a melhoria na assist...