Minha lista de blogs

segunda-feira, 17 de março de 2025

18º Curta Taquary segue em Jataúba com exibição de filme sobre a história local e espetáculo aberto ao público

Nesta segunda-feira (17), o 18º Curta Taquary chega à cidade de Jataúba, no Agreste de Pernambuco, dando continuidade à sua programação itinerante. Além das oficinas e debates promovidos pelo festival, a programação destaca a exibição do filme Vida e Morte, José Lopes, de Gutemberg Mineiro e Luiz Rodrigues. O documentário resgata a história de uma das figuras mais marcantes da cidade, José Lopes, que teve uma morte trágica e permanece vivo na memória dos moradores.
Para Gutemberg Mineiro, que além de cineasta é professor na cidade, a produção tem um significado especial. “José Lopes faz parte do imaginário popular de Jataúba. Contar essa história através do audiovisual é uma forma de preservar a memória da cidade e trazer essa narrativa para as novas gerações. O cinema tem esse poder de eternizar e dar novos sentidos ao que faz parte da nossa cultura”, destacou o diretor.

A programação do dia também contou com atividades na Escola José Higino de Souza, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o cinema de forma única. Para a professora e secretária escolar Sônia Maria do Nascimento, receber o festival na escola foi um momento marcante. “Fiquei encantada em poder proporcionar essa experiência para nossos alunos com o Curta Taquary. Muitos nunca tiveram a oportunidade de ir a uma sala de cinema, e ver essa magia acontecer dentro da escola é algo gratificante”, afirmou.

A programação do dia também contará com o espetáculo do Palhaço Lixolino, que será aberto ao público e promete levar humor e reflexão para todas as idades.

Com a proposta de descentralizar o audiovisual e valorizar as histórias e expressões culturais de cada cidade por onde passa, o Curta Taquary segue ao longo da semana, promovendo debates, oficinas e exibições em diferentes municípios pernambucanos.

Confira a programação completa da 18º Curta Taquary em Jataúba.

17/03 – Jataúba
Local: Escola municipal José Higino de Souza – Centro

8h - Programa 1

  • Receita de Vó
  • Eu e o Boi, o Boi e Eu
  • O Barco

9h – Programa 2

  • Lar, Doce Lar
  • Amazônia Chama
  • Caminhando com Onças

10h30 – Programa 3

  • Carol
  • Samuel Foi Trabalhar
  • Veredas
  • Moagem

13h30 – Programa 4

  • Fenda
  • Guia
  • Como Chorar Sem Derreter

15h – Programa 5

  • Rheum
  • Yara
  • Visagens e Visões
  • Mira

16h – Programa 6

  • Vida e Morte, José Lopes

17h – Espetáculo “LixoSHOW do Lixolino”
Concurso de Vídeos - Rio de Imagens, exibição de curtas realizados por estudantes das escolas de Poção. 

O Curta Taquary é uma realização da Taquary Filmes e Tá Bonito Pra Chover Produções e tem incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Conta com o apoio cultural da Mistika, TV Pernambuco e Gráfica Fonseca, além da parceria cultural e educacional com a Compesa, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, Prefeitura de Taquaritinga do Norte, Prefeitura de Toritama, Prefeitura de Poção, Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, Prefeitura de Jataúba e Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha “Juventudes pelo Seu Direito”, promovida pela SCJ-PE, resultou em um aumento de 74 mil cadastros para o programa ID Jovem em Pernambuco

O crescimento ganhou força ao longo do primeiro semestre de 2025, alcançando 57.366 emissões até junho. Entre junho e a primeira quinzena de...