Minha lista de blogs

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

No Recife, renovação de mandatos dos membros do CEPCT é pauta em reunião com secretária e ministro


Concluindo seu roteiro de agendas em Pernambuco, o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, foi recebido nesta quarta-feira (18/10) pela secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, na sede da SJDH, o bairro do Recife, para uma reunião com o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. O grupo teve o mandato renovado, no último dia 12 de outubro, em ato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). A decisão é válida até a conclusão do processo eleitoral para a escolha das novas entidades representativas da sociedade civil no referido Comitê.

O ministro afirmou que com a visita a Pernambuco foi possível apontar uma série de caminhos importantes para a política de direitos humanos não só no estado, mas para todo o Brasil. “Eu espero que Pernambuco seja o mesmo campo de experimento democrático e dos direitos humanos, onde a gente possa criar e compartilhar experiências que sirvam de exemplo para o país”, disse. Ainda de acordo com o representante do Governo Federal, a reunião teve como objetivo abrir espaço para a sociedade civil apresentar os gargalos e propostas que possam contribuir com o redesenho do sistema prisional no estado.

A secretária Lucinha Mota exaltou o papel da sociedade civil na fiscalização e denúncias, sempre que preciso, mas também nas contribuições e sugestões que trazem ao executivo estadual no sentido de humanizar e tornar mais justo o sistema prisional. “Conversamos sobre assuntos muito pertinentes para que possamos avançar nas discussões jurídicas e naquilo que impede a evolução das políticas públicas”, pontuou Lucinha. A gestora ainda acrescentou que existe uma demanda represada muito grande no que tange aos direitos humanos em Pernambuco. "O processo é longo, mas os avanços vêm acontecendo gradativamente e, principalmente, de forma transparente”, finalizou.

Também acompanharam a reunião a secretária da Mulher, Mariana Melo, o secretário executivo de Direitos Humanos, Jayme Asfora, a presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Dani Portela, os deputados estaduais Eriberto Filho e João Paulo; e representantes da sociedade civil, Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Fotos: Charlles Arthur/SJDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jataúba participou de um dos maiores eventos científicos da América Latina

Estudantes da Escola Inácio Viterbo de Araújo fizeram bonito na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)...