No sábado (08/10), foi realiza em todo país a segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A segunda fase se caracteriza pela aplicação de prova discursiva a ser realizada pelo IMPA, de caráter classificatório, composta de 6 (seis) questões valendo até 20 (vinte) pontos cada, totalizando 120 (cento e vinte) pontos.
Os alunos tiveram preparação em sala de aula com resolução de questões de provas anteriores seguindo cronograma enviado pela Coordenação de Matemática. A Secretaria de Educação acompanhou todo processo, desde a inscrição até o resultado final, através da Diretoria de Programas e Planos, Diretoria de Ensino e Coordenação de Matemática.
O Coordenador Municipal de Matemática, Fernando Adeilton da Silva, explicou a importância da participação dos alunos de Jataúba na OBMEP. “A OBMEP é uma porta aberta de oportunidades para estudantes que se destacam na área da matemática. Programas como o PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) propiciam ao aluno premiado, o contato com a cultura matemática básica ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico”, detalhou Fernando.
Os medalhistas da OBMEP também têm a oportunidade de ganhar bolsas de estudo pelo Instituto TIM em parceria com o IMPA, quando estiverem ingressando em Universidades Públicas.
Em 2021, Pernambuco teve 18 medalhas de ouro e destacamos o estudante de Jataúba, Victor Augusto da Silva, da Escola Municipal José Higino de Sousa, que conseguiu a Medalha de Ouro no Nível I, ficando em terceiro colocado geral no estado, o ensino municipal de Jataúba ainda recebeu três menções honrosas.
A prova da OBMEP é concebida de modo que o aluno possa resolver as questões usando lógica, raciocínio e criatividade. A divulgação dos premiados será no dia 20 de dezembro.
Fotos: Leonardo Léo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário