Minha lista de blogs

AO VIVO PROGRAMA ENTRELINHAS

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Curso on-line gratuito capacita profissionais e estudantes de saúde para o diagnóstico precoce do câncer em crianças

O"projeto é fruto de uma parceria entre o GAC-PE e a SES."

Já estão disponíveis as inscrições e as aulas da 
2ª edição do Curso Fique Atento Pode Ser Câncer, projeto do Grupo de Apoio à Criança com Câncer - Pernambuco (GAC-PE) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco. A iniciativa faz alusão ao Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil e tem o objetivo de capacitar profissionais e estudantes da área de saúde para atuarem no diagnóstico precoce do câncer infantil em todo estado. O acesso deve ser feito pelo site telessaude.pe.gov.br/ead/ . O curso é gratuito.
 
Com quatro módulos de conteúdo e certificado garantido aos concluintes, o curso oferece instruções, exercícios e capacitação para investigação preliminar de sintomas como febre, dores, manchas, gânglios, caroços, entre outros. Após a suspeição o profissional deve encaminhar a criança para uma unidade de saúde especializada. “O diagnóstico é o primeiro grande passo na luta contra o câncer. A partir desta etapa, a equipe de saúde deve identificar o  tratamento adequado que ofereça segurança, acolhimento e humanização aos pequenos pacientes e sua família”, explica a oncologista pediatra e presidente do GAC-PE.
 
As secretarias de Saúde e Educação do Recife e o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) - UFPE colaboraram com a autoria do projeto. “Os profissionais de saúde que atuam no SUS terão acesso a um conteúdo importante que pode garantir o cumprimento da difícil tarefa de identificar os sinais e sintomas do câncer que, se diagnosticado precocemente, pode antecipar um tratamento e as chances de cura”, ressalta Dulcineide Oliveira, diretora do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco.
 
GAC-PE - Em meio aos desafios, o GAC-PE funciona há 23 anos dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro. Assiste crianças, adolescentes e jovens com faixa etária entre 0 a 19 anos, que estão em tratamento contra o câncer. A instituição depende de doações e oferece assistência social e atendimento médico de urgência através do Serviço de Pronto Atendimento, que atende 24 horas, pacientes encaminhados da rede SUS. Em 2020, já foram 2.638 atendimentos prestados.


Fotos: Via Comunicação : Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara projeto de Eduardo da Fonte que amplia o teto do BPC

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o parecer favorável da relatora Laura Carneiro (PSD/RJ) ao projeto de le...