Minha lista de blogs

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Curso on-line gratuito capacita profissionais e estudantes de saúde para o diagnóstico precoce do câncer em crianças

O"projeto é fruto de uma parceria entre o GAC-PE e a SES."

Já estão disponíveis as inscrições e as aulas da 
2ª edição do Curso Fique Atento Pode Ser Câncer, projeto do Grupo de Apoio à Criança com Câncer - Pernambuco (GAC-PE) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco. A iniciativa faz alusão ao Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil e tem o objetivo de capacitar profissionais e estudantes da área de saúde para atuarem no diagnóstico precoce do câncer infantil em todo estado. O acesso deve ser feito pelo site telessaude.pe.gov.br/ead/ . O curso é gratuito.
 
Com quatro módulos de conteúdo e certificado garantido aos concluintes, o curso oferece instruções, exercícios e capacitação para investigação preliminar de sintomas como febre, dores, manchas, gânglios, caroços, entre outros. Após a suspeição o profissional deve encaminhar a criança para uma unidade de saúde especializada. “O diagnóstico é o primeiro grande passo na luta contra o câncer. A partir desta etapa, a equipe de saúde deve identificar o  tratamento adequado que ofereça segurança, acolhimento e humanização aos pequenos pacientes e sua família”, explica a oncologista pediatra e presidente do GAC-PE.
 
As secretarias de Saúde e Educação do Recife e o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) - UFPE colaboraram com a autoria do projeto. “Os profissionais de saúde que atuam no SUS terão acesso a um conteúdo importante que pode garantir o cumprimento da difícil tarefa de identificar os sinais e sintomas do câncer que, se diagnosticado precocemente, pode antecipar um tratamento e as chances de cura”, ressalta Dulcineide Oliveira, diretora do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco.
 
GAC-PE - Em meio aos desafios, o GAC-PE funciona há 23 anos dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro. Assiste crianças, adolescentes e jovens com faixa etária entre 0 a 19 anos, que estão em tratamento contra o câncer. A instituição depende de doações e oferece assistência social e atendimento médico de urgência através do Serviço de Pronto Atendimento, que atende 24 horas, pacientes encaminhados da rede SUS. Em 2020, já foram 2.638 atendimentos prestados.


Fotos: Via Comunicação : Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caetano Motos aprova lei que beneficia mães atípicas em Santa Cruz do Capibaribe

Foi aprovada por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Projeto de Lei 78/2024 de autori...