Ação dispara 7,35% após informações publicadas por engano, apagadas em seguida, e a companhia vira alvo de apuração da CVM
Loja da Casas Bahia: vendas multiplicadas na pandemia, reveladas por engano, puxam ação na B3 (Via Varejo/Divulgação)
A Via Varejo ganhou 2,3 bilhões de reais em valor de mercado nesta segunda-feira, após a empresa ter divulgado por engano dados relacionados ao desempenho de vendas de um período específico dentro da pandemia — um corte temporal entre maio e junho deste ano comparado a igual período do ano passado. Sem contexto, as informações causaram uma verdadeira euforia. Em termos percentuais, a alta da ação foi de 7,35%. O valor da varejista na B3 passou de 31,5 bilhões de reais na sexta-feira para 33,8 bilhões nesta segunda.
Os dados foram publicados na conta oficial do Twitter da companhia — e apagados em seguida — e apontam um aumento de 2.500% na receita com vendas de câmeras e games; de 1.900% na venda de TVs; 750% em som; 300% em fornos e fogões e de 250% em lavadoras e refrigeradores. Os percentuais referem-se apenas ao comércio eletrônico que foi equivalente a 18,5% do total faturado no segundo trimestre de 2019. A partir de abril, o e-commerce da companhia passou a responder por 70% a 80% do total das vendas, pois 80% das lojas estavam fechadas.
Consultada, a companhia não comentou os acontecimentos.
A Via Varejo fez o levantamento para responder a uma pesquisa realizada pela consultoria GfK que tinha por objetivo retratar as mudanças de hábitos de consumo durante a pandemia. O estudo foi divulgado no fim de junho. Segundo o EXAME In apurou, os veículos de comunicação que consultaram a companhia sobre o levantamento da GfK receberam tais dados como resposta, mas não houve grande publicidade a respeito deles. No dia 8 de julho, por exemplo, o jornal O Povo publicou matéria com esse desempenho fornecido pela empresa.
Blog do França.
Informação:EXAME
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