Minha lista de blogs

sábado, 8 de dezembro de 2018

Sede do Draco será inaugurada na próxima segunda-feira

Pouco mais de um mês após a aprovação do polêmico projeto de lei que criou o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), a sede da unidade será inaugurada na próxima segunda-feira (10). O prédio fica na Avenida Liberdade, no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife.

Participarão da inauguração o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e do chefe da Polícia Civil, Joselito Kerhle. Segundo Pádua, será feita uma parceria com a Polícia Federal para capacitar os policiais do Draco.

A sede abrigará quatro das seis delegacias: a primeira, para a Região Metropolitana do Recife, e a segunda, para o interior; a de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado; a Interestadual e Capturas (Polinter); e a de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

Polêmica
A criação do departamento foi marcada por críticas da oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) e de entidades como a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe). As reclamações foram provocadas pela extinção da Delegacia de Crimes contra a Administração Pública (Decasp), especializada em investigação de casos de corrupção.

O projeto tramitou em regime de urgência na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após o período eleitoral e teve a redação final aprovada no dia 5 de novembro. A delegacia foi responsável nos últimos meses por operações como a Ratatouille e Castelo de Farinha, que apuraram suspeitas de irregularidades na contratação de merenda escolar no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.

O Ministério Público criou um grupo especial para investigações nos dois municípios e está acompanhando os inquéritos da unidade que foi extinta.

O caso foi parar na Justiça. Após os estudantes de direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Lucas Gondim Chaves Regis, Paulo Vinícius Cabral dos Santos e Saulo Gonçalo Brasileiro entrarem com uma ação popular contra o fechamento da Decasp, o juiz Augusto Napoleão Sampaio Angelim, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou a retomada dos trabalhos, no dia 16 de novembro.

No dia 21, no entanto, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, suspendeu a liminar do outro magistrado.

          França de Jataúba/blogg do frança.
          Fonte: blog do Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo entrega 10 novas ambulâncias com suporte de UTI móvel para renovar frota de hospitais da Rede Estadual.

Os veículos fazem parte de uma remessa total de 40 ambulâncias que serão destinadas às unidades hospitalares Garantindo a melhoria na assist...