Pouco mais de um mês após a aprovação do polêmico projeto de lei que criou o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), a sede da unidade será inaugurada na próxima segunda-feira (10). O prédio fica na Avenida Liberdade, no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife.
Participarão da inauguração o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e do chefe da Polícia Civil, Joselito Kerhle. Segundo Pádua, será feita uma parceria com a Polícia Federal para capacitar os policiais do Draco.
A sede abrigará quatro das seis delegacias: a primeira, para a Região Metropolitana do Recife, e a segunda, para o interior; a de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado; a Interestadual e Capturas (Polinter); e a de Repressão aos Crimes Cibernéticos.
Polêmica
A criação do departamento foi marcada por críticas da oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) e de entidades como a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe). As reclamações foram provocadas pela extinção da Delegacia de Crimes contra a Administração Pública (Decasp), especializada em investigação de casos de corrupção.
O projeto tramitou em regime de urgência na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após o período eleitoral e teve a redação final aprovada no dia 5 de novembro. A delegacia foi responsável nos últimos meses por operações como a Ratatouille e Castelo de Farinha, que apuraram suspeitas de irregularidades na contratação de merenda escolar no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.
O Ministério Público criou um grupo especial para investigações nos dois municípios e está acompanhando os inquéritos da unidade que foi extinta.
O caso foi parar na Justiça. Após os estudantes de direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Lucas Gondim Chaves Regis, Paulo Vinícius Cabral dos Santos e Saulo Gonçalo Brasileiro entrarem com uma ação popular contra o fechamento da Decasp, o juiz Augusto Napoleão Sampaio Angelim, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou a retomada dos trabalhos, no dia 16 de novembro.
No dia 21, no entanto, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, suspendeu a liminar do outro magistrado.
França de Jataúba/blogg do frança.
Fonte: blog do Jamildo.
Minha lista de blogs
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Jataúba recebe o Selo de Transparênçia 2025, entregue pelo MPPE
A secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo Edijaci Araújo , acompanhada pelos diretores Robério do "Gabinete" e do "E...

-
" Para Laura, ainda no quesito apoios, o aliado de Raquel, Anderson Ferreira, deu as boas-vindas a Bolsonaro em seu partido." O di...
-
"Diógenes inventou umas desculpas pessoais e disse que não ia ser mais candidato a vice, que estaria saindo fora da política." ...
-
As primeiras medidas na área econômica, foi para que os ministros tomem providências para retirar as estatais do programa de privatizações....
Nenhum comentário:
Postar um comentário