Minha lista de blogs

6° Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo, Casa Inácio Viterbo de Araújo 06/02/2025

https://www.youtube.com/embed/gwJI9DbZbb4?si=QJS8nJhLDy3SaCYJ

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Apenas 5,34% do público-alvo recebeu a segunda dose da vacina contra dengue em Pernambuco

Apenas 53% das doses disponíveis no estado foram aplicadas

O número de casos prováveis de dengue em Pernambuco aumentaram pela segunda semana consecutiva e apenas 20% do público apto para receber o imunizante está vacinado com a primeira dose. Já com a segunda, o percentual cai para 5.34%.

Além disso, somente 53% das vacinas contra a doença no estado foram aplicadas. Os dados foram repassados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e são referentes até 28 de janeiro. O Governo Federal anunciou em março de 2024 que Pernambuco passaria a receber a vacina.

Desde então, somente 77.423 das 145.944 doses foram aplicadas em Pernambuco. Segundo a Secretaria de Saúde, apenas a I e V Regiões de Saúde foram contempladas para receber a vacina contra a dengue. A faixa etária da estratégia incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 10 a 14 anos e o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

No período de 1º de janeiro de 2024 a 28 de janeiro de 2025, foram distribuídas 113.313 doses de vacina contra a dengue (contemplando a 1º e 2º doses) para a I Região de Saúde e até o momento foram aplicadas e registradas 60.828 doses no sistema de informação. 

Neste mesmo período foram distribuídas 32.631 doses da referida vacina (contemplando a 1º e 2º doses) para a V Região de Saúde e até o momento foram aplicadas e registradas 16.595 doses no sistema de informação.

De acordo com a SES, a “política de vacinação no Brasil é de responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, portanto, é de competência da esfera nacional, o provimento dos imunobiológicos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações”.

A distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das Regiões de Saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

A Secretaria de Saúde informou que o estado recebeu, recentemente, uma remessa com 15.309 doses da vacina contra a dengue e que estimula os municípios nas campanhas de vacinação.

Pernambuco registrou um aumento no número de casos prováveis de dengue, saindo de 559 para 1.354 em apenas uma semana. Isso representa um aumento de 99,7%. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, o crescimento de casos prováveis é de 166,5%.

Baixa procura a nível nacional

Em janeiro, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue, alertando que apenas 1.9 mil municípios do Brasil recebem as doses e que apenas metade delas foi aplicada.

O Brasil voltou a detectar o sorotipo 3 da dengue em diversos locais. Os sorotipos podem ser entendidos como os tipos da doença e a dengue possui quatro deles, sendo o terceiro com maior potencial de causar formas graves da doença. Segundo o Ministério da Saúde, este sorotipo não circula no Brasil de forma predominante desde 2008, o que deixa a população mais vulnerável à infecção.

O Brasil teve, em 2024, a pior epidemia de dengue, com 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes devido ao vírus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula da Fonte anuncia emenda de R$ 500 mil para a APAE Caruaru em parceria com os vereadores Anderson Correia e Júnior Letal

O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE), anunciou a destinação de R$ 500 mil em emenda parlamentar para a Associação de Pais e Amigos dos ...