Minha lista de blogs

7° Sessão Ordinária do Quarto Período Legislativo, Casa Viterbo Inácio de Araújo 14/11/2024

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Jataúba promoveu ações de conscientização com os cuidados com a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Secretaria de Educação, através do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de Jataúba, promoveram de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024.

Com o tema: ‘‘Nossa história: quem somos e o que fazemos’’, o objetivo foi divulgar o conhecimento sobre as condições sociais das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

As mobilizações tiveram início com a carreata de conscientização pelas ruas da cidade, roda de conversas nas escolas, ativação na Feira Livre e acolhimento dos pais e alunos pelos profissionais do CAEE. 

A data foi incluída no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, a campanha é uma ferramenta de conscientização da sociedade, garantindo de fato a inclusão, o respeito as diversidades e igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. 

Deficiência Intelectual: As pessoas com deficiência intelectual costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado. 

Deficiência Múltipla: É uma associação de duas ou mais deficiências primárias, como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade administrativa.

O tema deste ano, é um incentivo a refletir sobre a trajetória da Apae Brasil e o seu papel vigoroso na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. “As conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não podemos nos acomodar, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos”, comenta a gestora do CAEE Jataúba, Hellen Marília.

A Semana Nacional é o momento ideal para apresentar a rica e notória história quanto para o reconhecimento dos desafios que ainda persistem e reafirmar o comprometimento com a plena inclusão das pessoas com deficiência. Propiciando de forma contínua, melhor qualidade de vida, bem-estar e mais oportunidades, assegurando assim, o respeito e o princípio da dignidade da pessoa humana e a importância por equidade.



Fotos: Leonardo Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em grande estilo prefeita Drª Cátia encerrou o Natal Esperança de Jataúba.

Um Natal que não poderia ser diferente, a prefeita Drª Cátia em seu quarto ano de gestão, encerrou o Natal da Esperança jataubense em grande...