Minha lista de blogs

AO VIVO PROGRAMA ENTRELINHAS

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Lula e Bolsonaro vão ao segundo turno das eleições presidenciais

A partir desta segunda-feira (3), recomeça a campanha eleitoral nas ruas e, no dia 7, a propaganda gratuita na rádio e TV. 

Ficou para o segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro, a definição sobre quem será o próximo presidente do Brasil. Como esperado, antes mesmo do início da campanha, os dois protagonistas dessas eleições, Lula (PT) e Bolsonaro (PL), garantiram suas participações na disputa para definir os rumos do País nos próximos 4 anos. 

Mesmo terminando na frente, Lula não conseguiu alcançar o patamar necessário para encerrar as eleições no primeiro turno, que seria superar os 50% dos votos úteis – que desconsidera os votos brancos e nulos. 

A partir desta segunda-feira (3), recomeça a campanha eleitoral nas ruas e, no dia 7, a propaganda gratuita na rádio e TV. 

Bolsonaro surpreende pesquisas
A eleição presidencial no Brasil será definida no segundo turno, em 30 de outubro, depois de o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentar neste domingo (2) um desempenho surpreendente frente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu por uma estreita margem.

Ao final de uma apuração disputadíssima, na qual Bolsonaro abriu vantagem de até sete pontos, que foi diminuindo a conta-gotas, os resultados situaram o ex-presidente Lula com 48,39% dos votos, frente a 43,23% para o presidente, após a apuração de 99,85% das urnas.

Os principais institutos de pesquisa anteciparam uma ampla vantagem para Lula há meses e inclusive tinham antecipado a possibilidade de que o ex-presidente vencesse já neste domingo sem a necessidade de um segundo turno.

No entanto, Bolsonaro resistiu e obteve um resultado no qual apenas seus apoiadores acreditavam. 

Bolsonarismo fortalecido
"Vencemos a mentira no dia de hoje", disse Bolsonaro, em alusão aos institutos de pesquisa, em declarações a jornalistas no exterior do Palácio da Alvorada, em Brasília, mostrando-se otimista frente ao "segundo tempo" da disputa.

O bolsonarismo também saiu fortalecido nas eleições legislativas e de governadores, celebradas paralelamente. Para a Câmara Federal, por exemplo, foi eleito deputado seu ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (PL-SP), que precisou deixar o governo por denúncias de corrupção.

"Eu me atreveria, inclusive, a dizer que o bolsonarismo venceu o primeiro turno", disse Bruna Santos, do Instituto Brasil, do Wilson Center, centro de análise em Washington. "Saiu reforçado no Congresso e no Senado. Sem mencionar que ampliou sua base nos governos estaduais", acrescentou.

Disputa estendida
Enquanto isso, Lula, que inclusive tinha reservado a Avenida Paulista para comemorar a vitória em grande estilo, agora terá que disputar cada voto.

"A luta continua até a vitória final", disse o ex-presidente, de 76 anos, no hotel em São Paulo onde aguardou os resultados. "Isso para nós é apenas uma prorrogação", acrescentou.

"Vamos ter que viajar mais, fazer mais atos públicos, mais comícios" para "convencer a sociedade brasileira daquilo que estamos propondo", emendou o ex-presidente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bancada do Progressistas destina quase 9 milhões em emendas para o Hospital da Restauração

Parlamentares do partido Progressistas destinaram 8.766.000,00 em emendas para o Hospital da Restauração em Pernambuco. As verbas foram desi...