Minha lista de blogs

quarta-feira, 25 de março de 2020

Bolsonaro ignora orientação mundial e critica isolamento e escolas fechadas

Na contramão das medidas adotadas pelo mundo e da recomendação de autoridades de saúde, o presidente Jair Bolsonaro defendeu na noite desta terça-feira, em pronunciamento na TV, a reabertura do comércio e das escolas e o fim do “confinamento em massa” . Bolsonaro voltou a minimizar a pandemia, mesmo com o aumento de contaminações, criticou autoridades estaduais e acusou a mídia de espalhar “pânico”. A pandemia já registrou no mundo mais de 420 mil contaminados e 18 mil mortos; o Brasil já teve 46 mortos e 2.201 contágios.

Repercussão: o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, classificou a fala como “grave” e disse que “a nação espera do líder do Executivo seriedade e responsabilidade”. Governadores preparam uma reação conjunta. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que Bolsonaro “passou dos limites”. Especialistas que combatem a epidemia também condenaram as declarações. Houve panelaço em todas as regiões do país — em algumas, pelo oitavo dia seguido.

Bastidores: a avaliação de interlocutores de Bolsonaro é que o clima do Brasil pode ajudar as pessoas a resistirem aos efeitos da Covid-19 e citam o baixo número de mortes na Austrália.

Enquanto isso nos EUA: o presidente Donald Trump disse que pretende encerrar as medidas de confinamento no país até a Páscoa, em menos de três semanas. O objetivo é considerado muito arriscado por profissionais de saúde. O epidemiologista da Casa Branca, Anthony Faucis, que tem discordado de Trump em público , não endossou a meta. Ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os EUA, já com 56 mil contaminados, podem se tornar o epicentro da pandemia.


                       Blog do França.
                   Informações GLOBO.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eduardo da Fonte defende ação conjunta em defesa das mulheres diante dos dados alarmantes de feminicídio em 2025

Os dados oficiais divulgados sobre os feminicídios no Brasil em 2025 revelam uma realidade brutal. O país registrou 1.470 casos de mulheres ...