Minha lista de blogs

AO VIVO PROGRAMA ENTRELINHAS

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Lula recorre ao STF para ir ao velório do irmão

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o petista possa acompanhar o velório do irmão, Genival Inácio da Silva, em São Bernardo do Campo. O ex-presidente teve dois pedidos para acompanhar o velório negados na noite desta terça-feira (29), pela juíza da Vara de Execuções Penais da Justiça Federal em Curitiba, Carolina Lebbos, e pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4).

 O irmão de Lula, conhecido como Vavá, faleceu nesta terça-feira (29), em São Paulo. Ele tinha 79 anos e lutava contra um câncer no pulmão. Vavá era um dos irmãos mais próximos a Lula.

 A defesa alegou que a Lei de Execução Penal permite aos presos uma saída temporária da prisão para acompanhar o velório de parentes de primeiro grau, como é o caso do irmão de Lula. Antes de negar o pedido, Lebbos pediu a manifestação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF) sobre o caso.

A PF alegou dificuldades de logística e para garantir a segurança de Lula para negar o pedido para que ele acompanhasse o velório. Já o MPF alegou que o previsto na Lei de Execução Penal não é um direito do preso, e sim um favor de caráter humanitário.

                             Supremo

 No pedido ao STF, a defesa alega que a Lula deve ser assegurado “o direito humanitário de comparecer ao velório e ao sepultamento de seu irmão, enfim, o direito a uma última despedida”. Os advogados alegam que esse direito é previsto de forma “cristalina” na Lei de Execução Penal.

A defesa alega, ainda, princípios constitucionais que permitem a Lula a saída temporária da prisão. Segundo os advogados, deve ser assegurado a Lula “os seus direitos enquanto preso, a quem a Constituição reconhece a dignidade enquanto pessoa humana, tratamento isonômico perante os cidadãos dessa Pátria, comunicação com o mundo exterior, manifestação de pensamento, proteção à família e, como a legislação infraconstitucional prevê, garantia à saída prisional em decorrência de falecimento do irmão, em um sistema penitenciário orientado pela lógica da ressocialização e não da vingança, da revanche”.

A defesa de Lula também ressalta que pessoas ligadas ao ex-presidente “se ofereceram para suportar os custos do transporte aéreo necessário” para que o petista compareça ao velório de Vavá.

                           Ditadura

 A defesa do ex-presidente alega ainda que nem no período da Ditadura Militar o petista foi impedido de comparecer ao velório de sua mãe. “O Peticionário ficou preso durante o período em que vigia a Ditadura Militar, no Departamento de Ordem e Política Social (DOPS) — entre 19 de Abril e 20 de Maio de 1980 — com fundamentação na Lei de Segurança Nacional”, lembram os advogados. “Mesmo diante daquele quadro autoritário, o Peticionário teve seu pedido de comparecimento ao velório de sua mãe, Eurídice Ferreira Mello (“Dona Lindu”), deferido pela então Autoridade Administrativa da época”, completam.

 “Ora, anota-se, um preso político àquela época teve seu direito resguardado de comparecer às cerimônias fúnebres de sua genitora; desta feita, em situação semelhante (para dizer o mínimo), deve poder exercer o mesmo direito no caso das cerimônias fúnebres de um irmão, ainda mais agora que a lei expressamente lhe assegura essa garantia”, continuam os advogados de Lula.

 Como STF ainda está em recesso, a decisão deve ser tomada pelo ministro Dias Toffoli, presidente da Corte, em regime de plantão. O sepultamento de Vavá está previsto para às 13 horas desta quarta-feira, em São Bernardo do Campo.

       França de Jataúba/blogg do frança.
       Fonte: ( Gazeta do Povo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Três dias após o lançamento, Mães de Pernambuco já tem mais de 25 mil mulheres confirmadas no programa

Iniciativa atende mães de crianças até seis anos de idade que vivem em situação extrema de vulnerabilidade social Maior programa de transfer...